Se você cria conteúdo no Instagram há algum tempo, sabe que os segundos de visualização de Stories com imagens e textos ainda são bem limitados. Mas será que tem como aumentar o tempo do Story do tipo?

Sem dúvidas, não há nenhum outro formato de conteúdo tão importante quanto o Stories no Instagram. Ele conecta os usuários da rede social com uma profundidade sem igual.

Isso porque, as publicações são mais autênticas, espontâneas e descontraídas no Stories. Em comparação ao Feed, por exemplo, não requer tanto planejamento e edição.

Desse modo, a comunicação se torna mais pessoal e próxima do público. Sobretudo, para os profissionais e empresas posicionados no Instagram. Eles quebram barreiras e conseguem ter uma proximidade muito maior de seus potenciais clientes.

Apesar das vantagens, porém, existe algo que incomoda as marcas no Stories: o tempo de visualização. Para imagens e textos, só são cerca de 5 segundos de exibição. Por sorte, alguns truques são capazes de expandir o limite, e é aqui que aprender como programar Stories no Instagram pode ser uma excelente estratégia. Entenda abaixo!

Entendendo as mudanças no tempo de visualização do Stories

A princípio, todos os tipos de Stories tinham a mesma quantidade de tempo: 15 segundos. Só que, nas últimas atualizações, o Instagram mudou o tempo limite dos conteúdos em vídeo no formato.

Eles duram até 60 segundos agora. Ou seja, só depois de 1 minuto que acontece o corte de um vídeo para outro se você publicar uma sequência de Stories no seu perfil.

Isso facilita o desenvolvimento da sua comunicação na funcionalidade. O ritmo de fala já não precisa ser tão acelerado quanto antes, pois você tem mais 45 segundos para transmitir a ideia.

Assim também, o acréscimo na duração dos Stories de vídeo favorece a retenção do público, uma vez que há um número bem menor de quebras na linha de raciocínio construída. Além disso, com essas mudanças, muitos usuários têm se perguntado como tirar a visualização do Instagram no Story, especialmente para controlar quem vê seus conteúdos e manter a privacidade.

Entretanto, Stories de imagens e textos permanecem com um tempo limite muito curto. São apenas 5 segundos de exibição na tela. Com isso, muitos profissionais e empresas buscam formas de estender o período e criar conteúdos mais impactantes. Pensando nisso, ter ideias de story criativas e dinâmicas pode ajudar a maximizar o engajamento e manter a atenção dos seguidores.

Veja as 3 Formas para aumentar o tempo do Story no Instagram

Mulher segurando um smartphone e navegando na internet e vendo como aumentar o tempo do story.

1ª Forma: Com Imagens

Para aumentar o tempo do Story do Instagram você vai fazer o seguinte:

  1. tire um print do Story: crie o Story normalmente e tire dois prints da tela ― ainda na área de edição. Em seguida, deixe as duas imagens com o tamanho 1920 x 1080;
  2. selecione as duas imagens: depois disso, crie um novo Story do zero e selecione os dois prints quando for escolher o arquivo de mídia que será adicionado no conteúdo;
  3. confira se ambas as imagens estão exatamente iguais: antes de publicar, veja se há alguma diferença entre as duas imagens. Se estiverem idênticas, compartilhe o Story.

Pronto! Isso vai dobrar o tempo limite do seu Story de texto ou vídeo. Em vez de 5, serão 10 segundos de visualização do mesmo conteúdo postado no story.

2ª Forma: Com Música

Além disso, a segunda forma para aumentar o tempo do Stories é por música em seus conteúdos. Eles chegam até 15 segundos quando você insere um trecho de alguma trilha sonora na publicação. Para isso, siga o passo a passo:

  1. entre no aplicativo do Instagram;
  2. toque no ícone “+” para criar uma nova publicação;
  3. selecione “Story”;
  4. escolha um arquivo de mídia ou crie um;
  5. vá no ícone de figurinhas;
  6. toque em “Música”;
  7. pesquise uma trilha que gosta;
  8. compartilhe o Story.
  9. pronto!

3ª Forma: Com Aplicativos Terceiros

Além do truque nativo, há como aumentar o tempo do Stories de imagem e texto por ferramentas de terceiros. Especialmente, em aplicativos de edição populares, como:

  • Canva;
  • Adobe Spark;
  • Inshot.

Neste caso, o tempo que uma imagem ou texto permanece na tela dos seguidores não aumenta diretamente. As ferramentas criam um efeito que dá a impressão de que o conteúdo está com a duração maior.

De qualquer forma, você pode usar cores, formas e tipografia dos aplicativos de edição para criar uma sequência de Stories visualmente harmônica. Com isso, o público nem vai perceber o corte de um para outro.

Principais vantagens de aumentar o tempo do Story

Mulher sorrindo enquanto trabalha no computador.

Dito isso, quais são exatamente as vantagens de aprender como aumentar o tempo do Story de imagem ou texto? O que o perfil da marca ganha ao aplicar um dos truques para estender a duração de conteúdos do tipo? Veja abaixo!

Comunicação assertiva

Em Stories maiores, a comunicação de profissionais e empresas na funcionalidade fica muito mais assertiva. Eles conseguem dizer o que querem dizer para o público eficazmente.

O texto ou imagem pode ser absorvido com calma por visitantes e seguidores do perfil da marca. Eles conseguem entendê-la melhor antes de decidirem ir para o próximo Story ou não.

Isso aumenta o impacto dos seus Stories. A maioria dos usuários vão ler o que está escrito no conteúdo. Então, a tendência é que interajam ou aumentem o envolvimento com a proposta da marca no Instagram.

Atenção e retenção do público

Geralmente, as pessoas entram no Instagram em busca de entretenimento. Eles preenchem o tempo vago ao consumir conteúdos dos perfis que acompanham para sair do tédio.

No Stories, muitos só ativam a esteira de Stories e assistem tudo o que as contas seguidas compartilharam recentemente. Ou seja, realizam pouco esforço para prestar atenção no que está sendo dito.

Quando aumenta o tempo do Story, porém, você melhora o magnetismo da publicação. Ter alguns segundos a mais pode ser o suficiente para atrair e reter os usuários no conteúdo.

Há uma probabilidade bem maior de você despertar o interesse deles. Uma vez que vão analisar o conteúdo com profundidade antes do corte para o próximo Story acontecer.

Engajamento, vendas e parcerias

Com mais tempo para capturar a atenção do público, há poucas chances de seus Stories “floparem”. Pelo contrário, é bem possível que os visitantes e seguidores tomem a ação desejada:

  • curtam;
  • comentem;
  • acessem o link.

Em função disso, você cria uma conexão cada vez mais próxima com seus potenciais clientes. Então, não vai demorar muito até que você consiga convencê-los a comprar produtos ou serviços da marca.

Mas não para por aí. O forte engajamento dos Stories do perfil da marca também atrai parcerias. Outros profissionais e empresas podem propor ações colaborativas vantajosas que vão te ajudar a ter um crescimento ainda maior.

Perguntas frequentes

Qual o tempo máximo Story?

Atualmente, o tempo máximo de um Story no Instagram é 60 segundos. Até pouco tempo atrás, a duração era de 15 segundos apenas. Após uma atualização na rede social, isso mudou. No entanto, a alteração só foi para Stories no formato de vídeo. Os conteúdos de imagem e texto só tem 5 segundos de exibição na tela.

Porque alguns Stories tem mais tempo?

A quantidade de tempo do Stories depende do criador de conteúdo. Eles podem usar a duração máxima disponível ou não. Além disso, alguns usam truques para aumentar o tempo limite dos conteúdos na funcionalidade, como duplicar imagem, colocar músicas ou criar “Stories infinitos”.

Essas técnicas não só ajudam a prolongar o conteúdo, mas também podem ser eficazes para aumentar as visualizações nos Stories, mantendo o público engajado por mais tempo.

Como postar um story com mais de 30 segundos?

Para Stories de vídeo, basta criar um novo conteúdo normalmente. A funcionalidade permite o compartilhamento de vídeos de até 60 segundos. Se for imagem ou texto, porém, você vai ter que usar alguns truques para expandir o tempo máximo do Story, como duplicar imagem ou inserir música.

Quanto tempo fica postado um story?

Os Stories são um formato de conteúdo efêmero. Eles permanecem visíveis ao público por um período de 24h somente. Isso cria um senso de urgência nos seguidores para que vejam e interajam com a publicação rapidamente. No entanto, você pode tornar Stories relevantes permanentes por meio dos destaques.

Conclusão

Agora que você já sabe como aumentar o tempo do Story de imagem e texto, tem o que precisa para aproveitar ao máximo o potencial da funcionalidade e crescer no Instagram.

Os truques deixam sua comunicação no formato de conteúdo muito mais eficaz. O que melhora a atenção e retenção do público. Além de gerar novas vendas e parcerias. Portanto, comece a usá-los o mais rápido que puder.

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.