Como Programar Stories no Instagram em 2024? [Tutorial Definitivo]
Se você deixa de compartilhar posts com frequência por algum motivo, aprender como programar Stories no Instagram vai te ajudar. O recurso simplifica as atividades do dia a dia de profissionais e empresas na rede social.
Ser consistente nas publicações é a premissa do sucesso no Instagram. Para manter seus seguidores engajados, novos conteúdos devem aparecer no perfil da marca toda semana.
Ainda mais no Stories. A funcionalidade cria um nível de proximidade entre Instagramers e seguidores sem igual. Especialmente, porque os conteúdos do formato são mais autênticos e espontâneos.
No entanto, publicar Stories em tempo real é bem desafiador. Muitos profissionais e empresas tem uma agenda lotada. Ou seja, inúmeros compromissos e preocupações. Assim, não dá para parar tudo e gravar uma sequência de Stories.
Mas, fique tranquilo. Isso não é mais um problema. Os desenvolvedores da plataforma adicionaram um recurso de agendamento na funcionalidade. Quer aprender como programar Stories no Instagram? Continue a leitura!
Como programar Stories no Instagram?
Mas então, como programar Stories no Instagram? Embora seja oficial, o recurso de agendamento não está no aplicativo da rede social. Ele está na ferramenta Meta Business Suite.
Apesar disso, o processo não é nada complicado. Pelo contrário, é bem simples e intuitivo. De qualquer forma, vamos te mostrar abaixo passo a passo como agendar seus Stories do Instagram. Confira!
Computador
1. Acesse o Meta Business Suite
No computador, acesse o site oficial do Meta Business Suite em seu navegador favorito. Chrome, Firefox, Bing, entre outros. Então, coloque as credenciais de login da conta da marca para entrar na ferramenta.
2. Selecione “Criar Story”
Estando na tela inicial do Meta Business Suite, selecione a opção “Criar Story” para efetivamente agendar a publicação de conteúdos do formato no perfil da marca no Instagram.
3. Escolha se quer publicar no Facebook ou Instagram
Em seguida, você tem que escolher onde o Story será publicado na opção “Compartilhar em”. A ferramenta apresenta três alternativas: Facebook, Instagram e ambos. Neste caso, marque só “Instagram” ou “Ambos” ― se você usar o Facebook.
4. Faça o upload de um ou mais arquivos de mídia
Posteriormente, faça o upload de um ou mais arquivos de mídia no Meta Business Suite. É possível carregar até 10 fotos e vídeos na ferramenta para a mesma publicação.
5. Edite o Story
Feito isso, edite o Story como preferir. Coloque textos, figurinhas ou links, por exemplo, para deixá-lo mais atrativo e completo na percepção do público. Assim, vá para penúltima etapa de como programar Stories no Instagram.
6. Defina o dia e horário da publicação
Em opções de programação, toque em “Programar”. Então, defina o dia e horário da publicação do Story. Se você estiver indeciso, use as sugestões fornecidas pela própria ferramenta em “Horários ativos”.
7. Clique em “Programar”
Enfim, revise todas as informações adicionadas e clique em “Programar” se estiver tudo certo. Com isso, a publicação do Story será agendada e compartilhada no dia e horário estabelecido.
Celular
1. Baixe e instale o Meta Business Suite
Embora seja bastante parecido com o processo do PC, como programar Stories no Instagram pelo celular tem uma ou outra diferença. Começando pelo acesso à ferramenta. É necessário baixar e instalar o aplicativo no smartphone para usá-la.
2. Selecione “Criar Story”
Na tela principal do Meta Business Suite, selecione “Story” entre as diversas opções que aparecem. É onde o processo de como programar Stories no Instagram começa de verdade.
3. Faça o upload de arquivos de mídias ou escolha outro formato de Story
Em seguida, faça o upload de arquivos de mídias na ferramenta ou escolha outro formato de Story, isto é, texto ou boomerang ― a música só está disponível nas publicações de Facebook.
4. Edite o Story
Na próxima etapa, edite o Story. Na versão de celular, o Meta Business Suite conta com uma variedade maior de opções de edição. Localização, efeitos, desenhos, GIFs, eventos, enquetes, entre outras.
5. Marque onde o Story será compartilhado
Terminou a edição? Perfeito! Agora marque onde o Story será compartilhado. Assim como na versão desktop do Meta Business Suite, as opções disponíveis são Facebook, Instagram e ambos.
6. Defina o dia e horário da publicação
Para agendar o compartilhamento do Story, defina o dia e horário de publicação em “Opções de programação”. Lembrando que é bom postar Stories em momentos estratégicos para ter mais engajamento.
7. Toque em “Programar”
Para finalizar o passo a passo, toque em “Programar”. Antes disso, revise todas as informações adicionadas na ferramenta para então confirmar o agendamento sem nenhum erro. Assim, o Story será publicado na data e hora determinada.
Principais vantagens de programar Stories no Instagram
O agendamento de Stories veio para facilitar a vida de profissionais e empresas posicionados no Instagram. O recurso oferece uma série de vantagens. Entre as quais, destacamos:
Presença constante
A chave para ter consistência nas publicações da marca no Instagram é a organização. É necessário montar um cronograma de compartilhamento de novos conteúdos e segui-lo à risca.
No caso do Stories, o agendamento cumpre um papel fundamental. Mesmo se você tiver ocupado ou indisponível, conteúdos do formato vão ser postados. Com isso, você mantém uma presença constante no Instagram sem dificuldades.
Gestão eficiente
Além de dar consistência ao posicionamento da marca na rede social, a programação de Stories melhora a gestão das atividades do perfil de profissionais e empresas.
Eles podem bloquear um tempo do dia apenas para o processo criativo. Em vez de entrar no aplicativo diversas vezes, você prepara e agenda todas as publicações da semana em “uma tacada só”.
Desse modo, você libera tempo e energia para se concentrar em outras tarefas importantes dentro e fora do Instagram. Sendo assim, consegue ter uma rotina muito mais produtiva.
Teste de horários
Muitos não sabem disso, mas existem horários melhores do que outros para publicar Stories ou demais formatos de conteúdo no Instagram. O ideal é que você só poste no momento em que o público do perfil está mais ativo no aplicativo.
O que acontece é o seguinte: a prática melhora o engajamento inicial dos posts e, consequentemente, o algoritmo te recomenda para mais pessoas. Mas o que isso tem haver com o agendamento? Tudo!
Dá para testar diferentes horários de publicação por meio de programação de Stories. Então, comparar o desempenho dos conteúdos para identificar a hora certa de compartilhá-los no perfil.
Melhor qualidade
Ainda que o Stories não demande um grande planejamento, manter o nível de qualidade no formato de conteúdo faz a diferença. O recurso de agendamento também te ajuda nisso.
Uma vez que os conteúdos de Stories podem ser preparados com antecedência, você pensa melhor em diferentes aspectos do conteúdo produzido. Enquadramento do rosto, iluminação, termos usados, entre outros.
Quando usar o recurso de agendamento de Stories?
Aprendendo como programar Stories no Instagram, você pode usar o recurso quando quiser. Porém, faz mais sentido agendar conteúdos que serão compartilhados em sequência no formato.
Ou seja, só use a programação quando for falar de assuntos um pouco mais longos na funcionalidade. Em Stories puramente informativos ou divertidos, o recurso é dispensável. Até porque, cada Story tem 60 segundos de duração somente.
Então, dê foco às publicações com conteúdos densos no agendamento. Quando você for dar uma resposta a uma dúvida comum ou contextualizar determinado evento ou lançamento da marca no Stories, por exemplo.
Conclusão
De fato, ter a consistência necessária nas publicações na rede social não é nada fácil. Por sorte, agora tem como programar Stories no Instagram. O recurso dá muito mais praticidade às atividades do perfil da marca.
A partir do agendamento, você prepara sequências de Stories com antecedência e ganha diversas vantagens. Presença constante, gestão eficiente, teste de horários, melhor qualidade, entre outras.
Então, acesse o Meta Business Suite e comece a programar publicações do formato o quanto antes. Isso vai não só aumentar sua produtividade, mas também te levar a resultados cada vez melhores.