Embora seja necessário, produzir conteúdo na rede social não é uma tarefa nada fácil para profissionais, a exemplo de Social Media, e empresas. Não à toa, muitos perguntam-se: como criar conteúdo no Instagram.

Gerar valor é um dos principais princípios para obter sucesso no marketing digital. Sendo o único caminho para conquistar atenção e confiança de um público.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo cumpre esse papel como nenhuma outra estratégia. Ele representa toda a comunicação utilizada para atrair, engajar e converter pessoas a uma ação específica.

Trata-se do trabalho de elaborar materiais que realmente façam sentido para seu público, trazendo clareza, sanando dúvidas ou apresentando uma solução transformadora.

No Instagram, o usuário tem diferentes recursos à disposição, como Feed, Stories e Reels, os quais exigem abordagens específicas para que a comunicação com os potenciais clientes seja assertiva.

Além disso, momentos de falta de criatividade e a disputa com a concorrência, por exemplo, dificultam o desenvolvimento de conteúdos que realmente agregam valor para o público.

Dessa maneira, somente compreendendo tudo sobre como criar conteúdo no Instagram, desde os fundamentos da estratégia, até dicas importantes, é possível ser impactante na rede social. Acompanhe!

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

Entendendo o marketing de conteúdo no Instagram

Desenho criar conteudo

Fundamentalmente, marketing de conteúdo é uma estratégia digital voltada à produção de materiais persuasivos. Ou seja, publicações que mostram-se atrativas para um público, solucionando suas necessidades de alguma forma.

A ideia é que, conforme determinadas pessoas comecem a consumir seus conteúdos, elas percebam uma marca comprometida em ajudá-la e não somente uma oferta para compra de um produto ou serviço.

No Instagram, o conceito foi adaptado às características da rede social. Sobretudo, porque o Instagram nunca foi uma plataforma desenhada para relações comerciais. 

A essência do Instagram era o compartilhamento de fotos casuais apenas. Porém, o grande sucesso do projeto mudou sua proposta. Inclusive, agora há recursos na plataforma focados essencialmente no marketing e vendas, incluindo:

Além disso, há diferenças entre o público da rede social para outros canais de venda digitais. Em mecanismos de busca, como Google, Youtube e Bing, por exemplo, o usuário vai atrás das informações que precisa por si só.

Enquanto nas mídias sociais, o público consome apenas conteúdos que aparecem na sua tela, isto é, passivamente. Então, são dois tipos de comportamentos opostos.

O ponto é: o marketing de conteúdo no Instagram resume-se a transformar os poucos segundos em que o usuário analisa sua postagem em minutos. Seja para seguir seu perfil, acompanhar com constância suas publicações ou até mesmo comprar de você.

Para isso, é preciso compreender detalhadamente como criar conteúdo no Instagram. Há diversas funcionalidades na plataforma, cuidados e tendências que você precisa conhecer bem para produzir conteúdos relevantes.

A produção de conteúdo para cada funcionalidade da rede social

Homem usando celular instagram

Como criar conteúdo no Instagram difere de acordo com a funcionalidade que você prefere utilizar. Por isso, destacamos abaixo quais são os principais aspectos de cada recurso da rede social. Confira!

Feed

Feed do Instagram é a página inicial da plataforma, o qual também é conhecido como o cartão de visitas do usuário. Isso porque, juntamente com dados da bio do Instagram, o Feed traz um resumo da identidade e propósito do perfil.

Pensando em como criar conteúdo no Instagram, os posts compartilhados por meio dessa ferramenta devem prezar por clareza, objetividade e impacto. Ou seja, eles precisam cativar a atenção do público rapidamente.

Então, a prioridade é trazer materiais com pouca profundidade no Feed, mas que tenham um bom potencial de atrair o público a seguir o perfil, acompanhar outras publicações no feed ou assistir seus Stories, por exemplo.

Stories

Como criar conteúdo para Stories, passa pela compreensão de que essa ferramenta tem como o objetivo estreitar o relacionamento entre marca e público.

Em outras palavras, enquanto no Feed os conteúdos tendem a ser mais superficiais, nos Stories você deve aprofundar sua linha de raciocínio, compartilhando materiais de alto valor e que aumentam a confiança de seus seguidores na proposta da marca.

Além disso, o Close Friends carrega esta mesma essência dos Stories, só que de maneira ainda mais intensa. Isso porque, o conteúdo publicado para uma lista de Amigos Próximos conta um alto nível de:

  • segmentação
  • privacidade;
  • exclusividade.

Vídeos

A funcionalidade Vídeos é a forma de como criar conteúdo no Instagram mais denso. Substituindo o antigo IGTV, essa ferramenta permite o compartilhamento de vídeos mais longos.

Dessa forma, você pode explicar determinado assunto com mais riqueza de detalhes, o que por vezes não é possível fazer em uma sequência de Stories, por exemplo.

Reels

Reels é a função do Instagram em que usuários podem compartilhar vídeos mais curtos. Ela foi criada para rivalizar com o TikTok. Assim, os conteúdos postados no Reels são essencialmente engraçados, com o intuito de entreter o público.

Ao contrário do que muitos pensam, nada impede que profissionais ou empresas encontrem formas de como criar conteúdo no Instagram Reels. Desde que agregue valor, você ainda pode atrair o público com postagens informais.

Isso seria fundamental para o crescimento do perfil no Instagram, porque o Reels possui um alto índice de visualização, principalmente quando o conteúdo relaciona-se com alguma tendência do momento. Autoridades em marketing do Instagram ainda usam o recurso de comprar visualizações Reels, o que faz essa ferramenta que já possui um ótimo alcance se tornar um canhão de visualizações e elevar o status do seu perfil.

Para aqueles que desejam aumentar o engajamento com curtidas reais no TikTok, é importante reconhecer a importância do Reels como uma ferramenta para alcançar e envolver o público-alvo. Investir em conteúdo autêntico e relevante, além de explorar estratégias como a compra de curtidas reais no TikTok, pode ajudar a impulsionar o crescimento e a popularidade do seu perfil na plataforma.

7 dicas sobre como criar conteúdo no Instagram

Mulher usando notebook

Entendendo os princípios de como criar conteúdo no Instagram, em cada uma das funcionalidades da rede social, é hora de você acompanhar algumas dicas para deixar suas publicações excelentes.

1. Analise a concorrência

Primeiramente, como criar conteúdo no Instagram exige que você analise sua concorrência. De acordo com Murilo Gun, professor, palestrante da  Keep Learning School, a criatividade surge da combinação de duas ou mais ideias já existentes.

Em outras palavras, você não precisa criar os conteúdos a serem publicados exatamente do zero, mas sim buscando referências do seu nicho que esclareçam sua visão sobre quais materiais podem fazer sentido ao seu público.

Principalmente no mundo corporativo, esse posicionamento é chamado de benchmark, sendo onde o conceito originou-se. Contudo, ele pode ser aplicado em qualquer contexto. Inclusive, no marketing de conteúdo para o Instagram.

2. Faça um cronograma de postagens

Como criar conteúdo no Instagram envolve a formação de um cronograma de postagens. Isso porque, é preciso criar uma sequência coerente de publicações para engajar o público em sua proposta.

Em outras palavras, você deve reunir informações sobre seu público, definir assuntos que façam sentido com suas necessidades, preparar conteúdos com antecedência e postá-los de forma organizada.

Do contrário, o mais provável é que sua comunicação com o público fique confusa, afastando-o em vez de aproximá-lo para criar um relacionamento de confiança.

3. Seja constante nos Stories

Como criar conteúdo no Instagram também está atrelado a sua constância nas postagens, ainda mais nos Stories. Embora uma parte do conteúdo esteja pronta no cronograma, a outra precisa ser feita diariamente por você.

Nos Stories, bastidores da empresa ou sobre a rotina do profissional, por exemplo, costumam ser uma das melhores formas para engajar o público. Então, são conteúdos que não podem ser preparados com antecedência.

Nesse sentido, esforce-se para sempre aparecer nos Stories com novos conteúdos, utilizando enquetes, caixinhas de perguntas ou gravando vídeos que agregam valor ao seu público.

4. Utilize timing posts

Sabe aquele tema que todo mundo está comentando? Então, em como criar conteúdos no Instagram ele também pode ser importante, por causa da estratégia chamada timing post.

Trata-se de publicar conteúdos relevantes para seu público mas que ao mesmo tempo se relacionam com algo que está acontecendo no exato momento da postagem. 

Por exemplo, caso o mês tenha uma data comemorativa você pode tentar aproveitar o tema de alguma forma, adaptando-o é claro a seu nicho, para engajar seu público.

Da mesma forma, notícias, polêmicas ou qualquer assunto que esteja em alta podem ser transformados em ótimos posts para sua rede social. Sendo uma forma de pensar fora da caixa na produção de conteúdo.

5. Não esqueça das Lives

Assim como a ferramenta Vídeos do Instagram, fazer Lives é um meio de como criar conteúdo mais denso na plataforma, aprofundando a conversa com seu público na rede social e aproximando-se deles. 

Só que o ao vivo costuma ser mais envolvente do que conteúdos gravados. As pessoas dão mais importância para eventos nesse formato. Então, é uma boa ideia incluir essa possibilidade na sua estratégia de conteúdo.

Vale pontuar que é interessante você abrir Lives somente em ocasiões mais especiais, por assim dizer. O lançamento de um produto ou uma sequência de conteúdos relevantes talvez sejam bons momentos para utilizar essa ferramenta.

6. Feche parcerias no Instagram

Fechar parcerias é uma forma criativa de como criar conteúdo no Instagram, já que pode dar ainda mais credibilidade para sua comunicação. Sobretudo, quando tal acordo é feito com pessoas influentes na rede social.

Por exemplo, essa pessoa pode divulgar em seus Stories conteúdos relacionados com sua marca, produtos ou serviços. Assim como, postar publicações no feed pela opção Collabs do Instagram.

Sem contar que vocês poderiam realizar uma Live juntos, destacando a qualidade de ambos os lados, trazendo projeções do mercado, respondendo dúvidas do público, dentre outras coisas.

7. Realize sorteios

Sorteios são uma grande aposta pensando em como criar conteúdo no Instagram. Afinal, quem não gosta de ganhar algo, não é mesmo? Nesse sentido, é interessante de tempos em tempos você sortear itens relacionados com seu nicho.

Às vezes, pode ser um item mais simples, como um livro, por exemplo. Em outros momentos, você pode sortear o acesso a um de seus produtos ou serviços, com o intuito de gerar valor para o público.

Como criar conteúdo no Instagram: dúvidas relacionadas

Que tipo de conteúdo produzir no Instagram?

Basicamente, o tipo de conteúdo produzido no Instagram é a expressão de seu nicho de atuação, da definição das necessidades de seu público-alvo e funcionalidades da rede social.

Como ter ideias para criar conteúdo?

De fato, muitas pessoas, profissionais e empresas perguntam-se como criar conteúdo no Instagram. E a melhor maneira para obter ideias do que postar é analisando seus concorrentes. Você pode inspirar-se no que eles fazem e por meio dessa base produzir conteúdos.

Onde encontrar ideias?

Além de analisar seus concorrentes, você vai encontrar ideias de como criar conteúdo no Instagram perguntando para seu público na rede social ou utilizando palavras-chave  específicas no Google, considerando as sugestões do mecanismo de busca, por exemplo.

Conclusão

Em suma, entendendo como criar conteúdo no Instagram você pode construir um posicionamento mais sólido na rede social, envolvendo seu público em uma relação de confiança com sua marca.

Perceba que, como criar conteúdo no Instagram é mais uma questão de estratégia do que de criatividade. Basicamente, você vai ligando os pontos entre aquilo que seu público precisa e o que você pode oferecer, considerando os recursos da rede social.

Então, você faz um cronograma de postagens, publica constantemente nos Stories, realiza timing posts, abre Lives, fecha parcerias, dentre outras ações. Ou seja, encontra os melhores caminhos para comunicar-se assertivamente com seu público.

Contudo, além de preocupar-se com conteúdos, você precisa pensar em quem vai ouvir sua mensagem na rede social. E uma das principais formas de construir uma ótima audiência para ver suas postagens é a compra de seguidores e curtidas.

No ImpulsioneGram, você pode comprar seguidores e curtidas em menos de cinco minutos. Dessa forma, não será necessário esperar um longo tempo para obter números expressivos com sua rede social.

E o melhor: não se trata de seguidores e curtidas vindos de perfis falsos ou de países distantes. Pelo contrário, são pessoas reais e brasileiras que realmente impulsionam os resultados do seu Instagram. Adquira já!

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.