Planejar um cronograma de postagens Instagram tornou-se indispensável para que todos que utilizam a plataforma mantenham impressões e engajamento em contínuo crescimento. Sobretudo, aos perfis dedicados a monetizar no Instagram, isto é, empresas e profissionais.

Por mais que a criatividade origine-se de uma tempestade de ideias, você só pode sintetizá-la em resultados quando forma um processo estruturado que a organize devidamente bem.

Nesse sentido, criar uma linha editorial no Instagram é fundamental para que toda sua criatividade flua de forma mais precisa, fazendo-o alcançar os resultados que espera na rede social.

Criar conteúdos dependendo do improviso e postá-los em dias e horários aleatórios afastam o público de você. Quem segue determinado perfil deseja ver constância e previsibilidade por parte da marca. Ou seja, uma comunicação frequente por meio da postagem de novos conteúdos. Assim como, dias e horários fixos.

Assim, vamos te explicar por A mais B como planejar um cronograma de postagens Instagram. No entanto, antes disso vale dar ênfase à importância de você criar uma linha editorial que converta suas ideias em publicações organizadas.

Tenha uma excelente leitura!

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A importância de criar uma linha editorial

Se você pretende ser relevante no Instagram, tendo um número expressivo de seguidores e forte engajamento, precisa se basear em uma premissa: comunicação assertiva.

Quanto mais pontas soltas houver na sua comunicação, mais propenso você vai estar a perder credibilidade na percepção de seu público. Ainda mais quando essas falhas relacionam-se com aspectos mais fundamentais, como a organização das postagens.

Publicações que não se conectam, gerando um raciocínio ilógico para o acompanhamento do público, e postadas em dias e horários aleatórios, causam uma quebra muito grande no relacionamento entre marca e potenciais clientes, afetando negativamente aspectos, como:

  • seguidores;
  • engajamento;
  • vendas.

Além disso, criar conteúdo é mais produtivo quando aproveita-se a fluidez de uma sequência. Isso deixa sua narrativa no Instagram melhor elaborada e coerente, porque o processo de desenvolvimento foi único.

Por exemplo, criar um cronograma de postagens Instagram para o mês num único dia é bem mais vantajoso do que fazê-lo somente nos exatos dias em que tal publicação será publicada.

O ponto é: para crescer no Instagram você precisa ser estratégico. Caso contrário, não será possível sair da média de usuários com muito potencial, mas com poucos resultados. Portanto, criar uma linha editorial é imprescindível para trazer à tona o que há de melhor na sua profissão ou empresa à rede social.

6 passos para planejar um cronograma de postagens Instagram em 2024

Para planejar um cronograma de postagens Instagram, você precisa seguir fielmente alguns passos importantes. Trata-se de ações cruciais para que a estratégia realmente funcione como o esperado. Veja abaixo!

1. Mapeie a persona

A princípio, você precisa mapear a persona da sua marca, isto é, reunir informações sobre seus seguidores, leads ou até compradores para criar um cronograma de postagens Instagram voltada para um público em específico.

De nada adianta, começar a planejar a linha editorial se você não tem clareza total sobre quem serão os receptores de sua mensagem. É justamente pelas dúvidas, necessidades, problemas e desejos do público que você pode criar conteúdos impactantes na rede social, gerando um relacionamento próximo com seus potenciais clientes. 

2. Organize conteúdos por temas

O segundo passo para planejar um cronograma de postagens é dividir a abordagem em categorias. Cada conteúdo preparado para ser publicado precisa ser organizado por temas, de modo que o público saiba o que esperar de seu perfil em cada dia da semana. 

Por exemplo, na segunda-feira, inicio da rotina de trabalho da semana, pode ser uma boa ideia você postar somente conteúdos motivacionais. Na quinta-feira, por sua vez, os reposts são bem-vindos, pois o dia é conhecido nas redes sociais como um momento para resgatar boas recordações.

3. Defina quais recursos serão utilizados

O Instagram possui diferentes tipos de publicação, os quais exigem diferentes abordagens. Assim, é importante que você também pense quais vai utilizar no seu cronograma de postagens Instagram. 

Tanto no Feed quanto no Reels você deve focar em atrair a atenção do público, com conteúdos mais abrangentes. Sendo o Reels um modelo mais informal de fazê-lo. Enquanto nos Stories ou Close Friends, a intenção é estreitar o relacionamento com seguidores, tornando-os cada vez mais confiantes na proposta da marca.

Então, você precisa escolher quais funcionalidades fazem mais sentido para o perfil da marca, conteúdos a serem publicados e segmentação do público, dando mais assertividade para sua comunicação no Instagram.

4. Escolher datas e horários

Outro dos passos importantes para planejar um cronograma de postagens Instagram, é escolher os dias e horários para publicar os conteúdos. A própria rede social mostra para você quais são os melhores momentos para compartilhar conteúdos.. Basta ter uma conta comercial na plataforma e acessar esses dados pela opção “Insights”.

5. Prepare posts com antecedência

Cá entre nós, gerar conteúdo não é uma tarefa nada fácil. Por isso, todos os posts que forem estabelecidos na sua linha editorial devem ser feitos por você com antecedência. Aliás, essa é a essência de planejar um cronograma de postagens Instagram, mas nunca é demais enfatizá-la.

6. Faça uma análise periódica dos resultados

Toda boa estratégia precisa ser mensurável. E não é diferente com o cronograma de postagens Instagram. De tempos em tempos você deve avaliar quais tipos de postagens são aprovadas pelo seu público. Assim como, aqueles que devem ser mudados, porque não estão gerando o engajamento necessário.

Desse modo, você pode melhorar ainda mais sua linha editorial, ajustando-a para que ela dialogue com a zona de interesse do seu público a todo momento. Sem dúvidas, isso vai potencializar seus resultados  na rede social.

Bônus: criando um cronograma de postagens Instagram no Excel

Dito isso, chegou a hora de você conferir na prática como criar um cronograma de postagens Instagram. Ele pode ser feito numa planilha excel desenvolvida essencialmente para essa finalidade. Acompanhe!

1. Acesse o baixe o “Calendário de conteúdo de mídia social”

No desktop, você deve acessar ou baixar o template chamado “Calendário de conteúdo de mídia social” do Office. Esse arquivo pode ser editado pela excel tanto no navegador quanto no próprio programa da Microsoft.

Dowload calendário de conteúdo de mídia social

2. Substitua os dados da planilha

Abrindo o template “Calendário de conteúdo de mídia social”, vários dados aleatórios vão estar presentes na planilha. Assim, você deve substituí-los pelas informações do cronograma de postagens Instagram desenvolvido anteriormente, incluindo:

  • dia;
  • horário;
  • título;
  • direcionamento para arte.
Planilha calendário de conteúdo de mídia social instagram
Calendário para cronograma de Conteúdo de Mídia Social Excel

3. Faça uma planilha para cada mês

Preenchendo a planilha, você ainda pode alterar seus dados com informações do cronograma de postagens Instagram dos meses seguintes por meio da opção “Duplicar”.

Duplicar planilha com calendário mídia social instagram
Renomear planilha excel

4. Pronto!

Feito isso, você só precisa salvar a planilha em qualquer uma das formas e acessá-la quando precisar.

Salvar nova planilha excel
Escolher como salvar planilha excel de cronograma postagens instagram

Dúvidas relacionadas a planejar um cronograma de postagens Instagram

Como fazer um cronograma de postagem no Instagram?

Para fazer um cronograma de postagens Instagram, você precisa seguir alguns passos importantes. Eles vão desde o mapeamento de sua persona, até a criação da linha editorial pelo template do office “Calendário de conteúdo de mídia social”.

O que postar no Instagram todos os dias?

Você deve postar somente os conteúdos inseridos em seu cronograma de postagens Instagram, seguindo toda estratégia que preparou anteriormente. Em raros casos, uma postagem ou outra pode fugir do roteiro, mas o ideal é que você sempre respeite sua linha editorial.

Como organizar o conteúdo do Instagram?

Basicamente, organizar os conteúdos nesta rede social passa pela formação de um cronograma de postagens Instagram. Assim como, uma identidade visual completa, com paleta de cores, design e logo muito bem definidos.

Conclusão

Por fim, planejar um cronograma de postagens Instagram é mais do que uma opção para empresas e profissionais que trabalham com a rede social. Trata-se de uma necessidade, porque criar uma sequência de publicações com o devido cuidado faz toda a diferença aos resultados da marca.

Nesse sentido, outra estratégia também importante para seu crescimento no Instagram, é a compra de seguidores e curtidas. No ImpulsioneGram, você pode adquiri-los em cinco minutos ou menos. 

Diferentemente de outras ofertas por aí, essa possibilidade permite a compra de seguidores e curtidas de perfis reais e brasileiros. Ou seja, perfis dedicados a impulsionar seu Instagram genuinamente, tornando-o cada vez mais relevante na plataforma. 

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.