Como vender pelo Instagram: conheça 11 táticas comprovadas!
Atualmente, comercializar pela internet é o objetivo de muitos profissionais e empreendedores. Afinal, há um oceano de possibilidades no digital para alavancar seus resultados. Assim, se torna essencial você aprender como vender pelo Instagram.
Uma pesquisa do Sebrae em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), relata que 70% das empresas posicionaram-se nas redes sociais para impulsionar seus resultados.
Em outras palavras, essas plataformas digitais estão sendo vistas pelas marcas como locais com alto potencial de venda ou pelo menos como um grande aliado de sua estratégia de marketing.
Isso acontece porque redes sociais, como o Instagram, por exemplo, recebem diariamente várias pessoas que fazem parte do público-alvo das marcas. Então, estando presente na plataforma, é possível conquistar muitos clientes.
Além disso, o próprio Instagram disponibiliza vários recursos voltados à venda, o que facilita ainda mais empresas ou profissionais posicionarem-se na rede social para monetizar.
O ponto é: as redes sociais tornaram-se uma grande vitrine, de modo que o Instagram, que antes era uma rede de compartilhamento de fotos apenas, pode ser transformado em uma verdadeira máquina de fazer dinheiro.
Ainda assim, poucos entendem como vender pelo Instagram. Por isso, vamos te explicar como monetizar na rede social, ensinando 11 táticas comprovadas para deixar seu perfil em destaque na plataforma. Acompanhe!
Entenda o potencial do Instagram para vendas
O Instagram é a rede social mais acessada em todo o mundo diariamente. Ela serve para momentos de descontração, compartilhar ocasiões especiais e, por incrível que pareça, vendas.
É verdade que antes o Instagram era uma rede essencialmente de fotos. Agora, porém, acredite: essa rede social possui um grande potencial de vendas nas mãos de quem sabe usá-la.
De acordo com o próprio Facebook, detentor do Instagram, 81% dos usuários utilizam o Instagram para encontrar produtos ou serviços. Além disso, 8 a cada 10 usuários da plataforma seguem uma marca pelo menos segundo o Sprout Social.
Para as pessoas, o Instagram é um fator decisivo para compras de itens necessários. Por meio da rede social, elas podem ver o feedback de clientes e a identidade e propósito da marca em poucos cliques, por exemplo.
Além disso, o marketing de influência cresceu demasiadamente nos últimos tempos também. Assim, é comum que usuários prefiram comprar aquilo que seus influenciadores digitais dizem que é bom.
Por outro lado, para profissionais e empresas, saber como vender pelo Instagram permite criar uma relação genuína com seus potenciais clientes. Sobretudo, por conta de funcionalidades da plataforma, a exemplo de:
- Stories;
- Close Friends;
- Instagram Videos.
Isso é essencial para vendas e para o branding, porque você pode gerar um contato diário com o perfil de cliente ideal do seu negócio, abordando tanto assuntos voltados à monetização quanto sobre seus valores.
Assim também, é possível incluir o marketing de influência na sua estratégia, fechando parcerias com profissionais que tenham aspectos em comum com sua marca, como:
- valores;
- preferências;
- objetivos.
Bastante coisa, não é? Então, não há dúvidas de que o Instagram é essencial aos seus resultados. Logo abaixo, veja 11 táticas comprovadas de como vender pelo Instagram e comece a monetizar o quanto antes na plataforma.
11 táticas comprovadas de como vender pelo Instagram
1. Tenha uma conta comercial
Primeiramente, a tática comprovada de como vender pelo Instagram que destacamos é simplesmente ter uma conta comercial. Trata-se de uma versão da rede social que disponibiliza recursos importantes para marcas, incluindo:
Insights
Insights nada mais é do que as métricas do seu perfil. Ou seja, as impressões que você está obtendo em suas publicações, o alcance que seu Instagram possui e as características das pessoas que comumente te acompanham.
Shopping
Por sua vez, o Instagram Shopping serve essencialmente para divulgar produtos ou serviços, redirecionando o público para sua loja virtual. Sendo uma vitrine virtual para aquilo que você oferece.
Instagram ads
E o Instagram ads é a opção de fazer anúncios pagos pela rede social. A estratégia potencializa o alcance das suas publicações, além de engajar e converter mais pessoas à proposta do seu perfil ― voltaremos a falar disso mais à frente.
Para mudar um perfil pessoal para uma conta comercial, ativando essas e outras ótimas ferramentas, é bem simples. Você só precisa realizar o seguinte passo a passo:
1. Vá em “Configurações”
2. Selecione “Conta”
3. Clique em “Mudar para conta profissional”
4. Defina suas preferências
2. Faça uma bio atrativa
Pensando em como vender pelo Instagram, você precisa elaborar uma bio atrativa para os visitantes do seu perfil. Afinal, é a primeira coisa que os usuários vão observar ao depararem-se com seu perfil.
Para ser impactante, uma bio precisa ser bem objetiva, já que não há muitos caracteres à disposição ― é 160 no máximo. Um modelo simples, mas considerado eficiente por especialistas é o seguinte:
- explique quem você é na primeira frase;
- diga o que você faz na segunda frase;
- coloque um link externo (Ex: Whatsapp, loja virtual, blog).
3. Organize o Feed
Em conjunto com a bio, o Feed do Instagram é o cartão de visitas do seu perfil na rede social. Todos os posts realizados por meio da funcionalidade, servem como um resumo da proposta da sua marca na plataforma.
Nesse sentido, você deve manter o Feed do Instagram devidamente organizado, estabelecendo alguns padrões para a realização de postagens desse tipo em seu perfil, tais como:
- paleta de cores;
- formas;
- linha editorial ( Ex: conteúdo técnico, informativo ou humorístico);
- modelo de feed ( Ex: xadrez ou alinhado).
Um feed bem organizado transmite a sensação de compromisso com o seu posicionamento no Instagram. Ou seja, dá mais credibilidade para o público, o que é imprescindível em como vender pelo Instagram.
4. Use corretamente Stories e Close Friends
Tanto o Stories como o Close Friends são táticas essenciais de como vender pelo Instagram. Como o objetivo das duas funções é estreitar o relacionamento com o público, é possível criar conversas mais envolventes.
Desse modo, você deve usar corretamente o Stories e Close Friends, seja dando mais profundidade para os temas conversados, seja abrindo e respondendo caixinhas de perguntas, por exemplo.
Em outras palavras, a linguagem não pode ser superficial, como no Feed, em que você apresenta conteúdos mais abrangentes para chamar a atenção das pessoas do seu público-alvo.
O foco aqui é o engajamento, um bate-papo real sobre temas relacionados com sua área de atuação. Inclusive, profissionais e empresas costumam compartilhar bastidores do seu dia a dia para aumentar o nível de conexão nestas ferramentas.
Importante: você pode salvar sequências de Stories que foram importantes nos destaques. Assim, os seguidores e até mesmo visitantes poderão vê-los quando quiserem, o que enriquece ainda mais o cartão de visitas do seu perfil.
5. Aproveite o grande público do Reels
Reels é a funcionalidade da rede social mais querida do momento. Trata-se de milhões e mais milhões de visualizações todo santo dia. Então, aproveitar esse grande público também é uma ótima tática em como vender pelo Instagram.
Você pode, por exemplo, apontar dicas rápidas sobre alimentos que fazem bem à saúde, caso seja um nutricionista. Assim como, apresentar quais exercícios uma pessoa pode fazer para deixar o sedentarismo, caso seja dono de uma academia.
A essência dos vídeos de Reels é humorística. Porém, uma boa ideia para profissionais e empresas é produzir conteúdos sérios, que agregam valor, mas em uma roupagem mais leve.
6. Elabore um cronograma de postagens
Com tantos tipos de publicação que a rede social disponibiliza, uma tática em como vender pelo Instagram é elaborar um cronograma de postagens, isto é, uma linha editorial.
É importante planejar cada assunto que irá trazer para a rede social com antecedência. Isso porque, você impede que sua comunicação fique com pontas soltas ou apresentem equívocos ocasionados pela má preparação dos conteúdos.
Além disso, postagens que apresentam contradições com outras ou compartilhadas em dias e horários totalmente aleatórios, são indicativos de falta de organização e comprometimento na percepção do público.
Portanto, elaborar um cronograma de postagens é indispensável. Trata-se de um dos processos mais importantes para monetizar nesta rede social, porque influencia diretamente na mensagem que seu perfil passa.
7. Preze pela qualidade das fotos
Por mais que o Instagram tenha mudado bastante ao longo do tempo, o aspecto visual continua sendo muito importante na plataforma. Por isso, você deve prezar pela qualidade das fotos compartilhadas em como vender no Instagram.
Antes de olhar a legenda e outras informações do post, é comum que o público priorize a foto em sua avaliação. Então, fotos com baixa resolução não são nada atrativas e podem trazer uma péssima impressão para o seu perfil.
A qualidade das fotos é também um fator primordial para atrair mais engajamento dos seguidores, através de curtidas, visualizações comentários Instagram. Uma foto bem comentada, além de sinalizar para o algoritmo de forma favorável, ajuda a construir mais interações e mais credibilidade das pessoas.
Além disso, imagens cortadas também não são vistas com bons olhos. Muitos não sabem disso, mas existe um tamanho ideal de foto para cada tipo de publicação feita no Instagram, o qual você precisa considerar para postar imagens perfeitas.
8. Use ferramentas de automação
Quanto melhor forem seus números na rede social, mais perto você estará de monetizar com a plataforma. Para acelerar esse processo, você pode investir em ferramentas de automação. Entre diversas opções no mercado, destacam-se:
- Nikau;
- Sprout Social;
- mLabs;
- Postgrain;
- Postcron.
Essas soluções simplificam processos essenciais em como vender no Instagram, facilitando o aumento do número de seguidores, ganho de engajamento e credibilidade da marca, análise das estratégias e muito mais!
9. Realize sorteios
Quem não gosta de ganhar um presente, não é? Por isso, realizar sorteios é uma excelente forma de aumentar o alcance e engajamento do seu perfil. Sendo uma tática que pode ajudá-lo ― e muito ― em como vender pelo Instagram.
Você pode colocar algumas regras de participação, como marcar três amigos em determinada postagem, por exemplo. Dessa forma, a cada participante do sorteio, três pessoas vão visitar seu perfil automaticamente.
É uma ação em que todos saem ganhando. Então, de tempos em tempos, vale a pena você sortear livros, produtos ou cursos relacionados com sua área de atuação, pensando em como vender pelo Instagram.
10. Anuncie com o Instagram ads
Embora estratégias voltadas para o tráfego orgânico sejam importantíssimas para construir um perfil relevante na rede social, a exemplo do marketing de conteúdo, em como vender pelo Instagram é interessante fazer anúncios pagos.
O alcance orgânico da plataforma costuma ser incrivelmente baixo. Na maioria dos casos, o algoritmo não entrega uma postagem nem para 3% do público da marca. Então, os anúncios são caminhos para potencializar seus resultados.
No Instagram ads, é possível criar campanhas de anúncios pagos por meio de duas opções: botão impulsionar e gerenciador de anúncios do Facebook. Ambas funcionam para diferentes objetivos e contam com recursos distintos.
No entanto, a essência é a mesma: impulsionar a entrega da sua mensagem, levando todo o seu conteúdo para mais pessoas que fazem parte do seu público-alvo.
11. Insira geolocalização nas publicações
Por último, uma tática que você deve considerar em como vender pelo Instagram, é inserir geolocalização em suas publicações. Trata-se de disponibilizar o local que você está por uma geotag, facilitando o acesso dos seguidores a sua localização.
Essa tática funciona muito bem para divulgar o local da sua empresa ou consultório, por exemplo. Caso um seguidor queira contratar um serviço seu, com apenas um clique ele pode encontrar onde seu estabelecimento fica.
Dúvidas relacionadas a como vender pelo Instagram
Como faço para vender no Instagram?
Existem várias formas de como vender pelo Instagram. Você pode utilizar a rede social simplesmente como uma vitrine para divulgar produtos ou serviços, por exemplo. Assim como, produzir conteúdos para gerar uma relação de confiança com o público.
Como começar a vender no Instagram do zero?
Para começar a vender pelo Instagram é preciso que você crie algumas invista seu tempo em aprender como funciona o marketing digital no Instagram e a como vender produtos ou serviços na rede social, como, por exemplo: marketing de conteúdo, storytelling, Instagram ads e ferramentas de automação.
É preciso ter CNPJ para vender no Instagram?
Não. Você não precisa ter CNPJ se está pensando em como vender pelo Instagram. Isso facilita bastante para quem ainda está começando. Porém, com o passar do tempo, é importante você abrir uma conta jurídica para consolidar seu negócio.
Conclusão
Por fim, conhecendo todas essas táticas relacionadas a como vender pelo Instagram, você já pode se posicionar na rede social para expandir seus resultados.
Trata-se de estratégias que, se forem implementadas adequadamente, podem transformar seu Instagram em uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Com vendas em grande escala e relevância cada vez maior no mercado.
Além disso, uma tática que pode ser essencial em como vender pelo Instagram, é adquirir seguidores e curtidas. No ImpulsioneGram, você pode comprar seguidores e curtidas de perfis reais e brasileiros em menos de cinco minutos.
Isso mesmo, não se trata de números trazidos por perfis fakes ou de países distantes, mas sim pessoas de verdade que vão impulsionar o crescimento do seu Instagram.
Cá entre nós, como vender no Instagram fica muito mais fácil quando você tem a credibilidade necessária, não é? Então não perca mais tempo, os resultados que você espera com essa rede social estão a um clique de você!