À medida que o mundo foi sendo digitalizado após o advento da pandemia da Covid-19, a internet tornou-se um oceano de oportunidades. Existem novas estratégias, métodos de venda e profissões ― a exemplo do Social Media ― disponíveis para profissionais e empresas potencializarem seus resultados. 

Não à toa, ambos estão utilizando as redes sociais como forma de construir uma relação mais próxima com o público. Uma pesquisa realizada pelas empresas Hootsuite e We are Social, relata que 62% da população brasileira está conectada a essas plataformas. 

Em outras palavras, um número tão expressivo representa oportunidades de realizar negócios. Então, é necessário se posicionar adequadamente nas redes sociais para não desperdiçá-las.

Nesse sentido, uma nova profissão entrou em evidência nos últimos tempos, isto é, o Social Media. Esse profissional é o responsável pelo gerenciamento de redes sociais (como o Instagram, por exemplo).

A base da função é justamente estreitar o relacionamento de profissionais e empresas com seus respectivos públicos, por meio de conteúdos estratégicos. De modo que, o número de vendas seja expandido e a marca valorizada. Assim, Social Media é uma das profissões do marketing digital mais promissoras do mercado.

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

O que é Social Media?

Social Media ou analista de redes sociais ― como também é conhecido ― é o profissional que coloca o perfil de profissionais ou empresas de uma dessas plataformas em atividade. 

Ainda que pareça uma tarefa simples para muitos, esse profissional fica responsável por uma quantidade demasiada de funções. Por exemplo, ele precisa encontrar os melhores caminhos para relacionar-se com o público de seu cliente, conhecendo profundamente os aspectos da persona. 

Além disso, também deve definir quais pautas serão abordadas, considerando problemas, necessidades e desejos do público. Assim como, o que a marca quer transmitir com seu posicionamento nas redes sociais. 

Embasando-se nessas e em demais informações, o Social Media vai criar uma linha editorial para produzir conteúdos que tragam tudo isso à tona de maneira persuasiva. 

Resumidamente, a responsabilidade do profissional de Social Media é demonstrar a essência de determinada marca para um público específico, estimulando-o a confiar mais na proposta do profissional ou empresa. 

As redes sociais são um elemento de transição. Por isso, o objetivo do Social Media é aproximar-se das pessoas e fazê-las assumir um nível de compromisso maior com o expert em questão. Seja tornando-se um lead, um cliente ou um defensor da marca.

A rotina do profissional Social Media

Mulher escrevendo gráfico social

Contudo, o que o Social Media faz exatamente na sua rotina? Quais são as funções praticadas por esse profissional para promover uma marca no dia a dia? Nos tópicos abaixo estão os afazeres que destacam-se no funcionamento desse trabalho:

Pesquisa

Um dos papéis mais comuns do profissional Social Media é a pesquisa. Ele precisa fazê-lo a todo momento porque a informação é parte essencial do trabalho, principalmente para finalidades, como:

  • conteúdos a serem publicados;
  • validação de estratégias;
  • atualização sobre as tendências do mercado;
  • análise da concorrência.

Por exemplo, existe uma estratégia bastante utilizada nas redes sociais que se chama timing post. Trata-se de publicar algo que se relaciona com assuntos em alta no momento, só que de uma forma palatável para o público do expert. 

Nesse sentido, o profissional de Social Media deve manter-se atualizado para além de suas funções. Isso requer um volume de pesquisas relativamente alto para que o tempo de publicar um conteúdo sobre determinado acontecimento não seja perdido.

Produção

Na produção dos conteúdos, o Social Media é quem fica responsável por realizar todas as publicações, selecionando dias e horários mais adequados estrategicamente para fazê-lo, assim como analisar os posts mais adequados para impulsionar o conteúdo e assim conseguir maximizar os resultados.

Os conteúdos serão o resultado do trabalho prévio do Social Media, o qual criou uma linha editorial que dialoga com marca e público, considerando também outros fatores, como:

  • sazonalidades;
  • timing post;
  • timing product.

Normalmente, um redator com técnicas de copywriting realizará os textos necessários. Assim como, o designer desenvolverá artes criativas para montagem da publicação. 

Ambos profissionais serão contratados pela marca, trabalhando em conjunto com o Social Media. No entanto, existe a possibilidade do Social Media aprender essas funções para tornar-se um profissional ainda mais completo e melhor remunerado. 

Relacionamento

Atualmente, as redes sociais tornaram-se uma das principais formas de realizar atendimentos. Sobretudo, para sanar dúvidas do público a respeito da marca e do que ela oferece. Aliás, pode-se afirmar que essas plataformas são um verdadeiro cartão de visitas. 

Dessa forma, o Social Media é quem cuida também das interações que os seguidores da marca fazem com os conteúdos publicados. Todos os dias eles respondem pelos menos os primeiros comentários ou aqueles que mostram-se mais relevantes.

Isso ajuda o profissional ou empresa a manter o engajamento dos potenciais clientes, pois traz a percepção de que a marca preocupa-se genuinamente com tais pessoas, o que agrega valor.

Relatórios

Periodicamente, o Social Media também faz relatórios para verificar como o perfil da marca está desenvolvendo-se com toda atividade planejada e executada por ele próprio. Nos documentos de análise, o profissional inclui várias das impressões mais importantes das redes sociais, incluindo:

  • alcance;
  • engajamento;
  • comentários;
  • curtidas;
  • contatos diretos.

Além do mais, o Social Media procura observar métricas relacionadas com a persona. Isso porque, elas podem ser fundamentais para melhorar a estratégia dos próximos conteúdos. Entre elas estão:

  • gênero;
  • localização;
  • idade.

Quem pode ser um profissional Social Media?

Homem computador media

Não há uma regulamentação pré estabelecida que define quem pode e quem não pode trabalhar como Social Media. Então, qualquer pessoa pode tornar-se um. No entanto, existem habilidades essenciais que aspirantes a Social Media devem para começar com o pé direito na profissão.

Gestão

Fundamentalmente, o Social Media envolve o gerenciamento de redes sociais. É a essência da profissão, por assim dizer. Desse modo, é necessário que o profissional entenda minimamente sobre gestão para que os deveres sejam realizados com excelência. 

Por exemplo, parte das tarefas de um Social Media envolve outras profissões igualmente importantes no marketing digital, como copywriting, design e gestão de tráfego. Então, o profissional de Social Media é quem vai delegar essas atividades, explicando o briefing de forma clara. 

Também será o Social Media que definirá os momentos corretos para marcar reuniões com o cliente, passando para ele quais ações estão sendo promovidas no perfil e quais resultados estão sendo obtidos. Assim como, o trabalho de perceber o que precisa ser melhorado.

Olhar analítico

Quem trabalha como Social Media tem que relacionar-se com os números recorrentemente. Por isso, precisa ter uma capacidade analítica suficientemente boa para interpretar todas as métricas das redes sociais dos clientes, incluindo:

  • alcance;
  • taxa de conversão;
  • menções;
  • interações;
  • atividade da concorrência.

É indispensável entender essas métricas, porque o acompanhamento correto da estratégia depende disso. No entanto, às vezes o Social Media pode precisar pensar um pouco fora da caixa, percebendo outros detalhes da produção de conteúdo. 

Cores, escrita e temas trazidos nas publicações influenciam diretamente no resultado das métricas. E caso o profissional consiga identificar problemas em algum desses fatores, isso pode fazer toda a diferença para os resultados da marca.

Dominar a escrita

Os textos são a espinha dorsal do conteúdo. Assim, não há como um Social Media fugir da responsabilidade de entender qual é a estrutura e linguagem correta a ser utilizada com cada cliente. 

Ele precisa dominar a escrita, ou seja, esforçar-se para compreender profundamente a língua portuguesa, tom de voz apropriado para cada nicho e a própria desenvoltura para escrever.

Inclusive, é comum que profissionais e empresas queiram que o Social Media redija os conteúdos a serem publicados no perfil ― de artes também. Isso porque, preferem confiar o posicionamento da marca integralmente nas mãos de quem já responsabiliza-se por praticamente tudo relacionado com suas redes sociais.

Curiosidade

Curiosidade não é bem uma habilidade, mas é um senso essencial que o profissional de Social Media precisa ter. Afinal, o trabalho envolve montantes de pesquisa. Assim como, o entendimento de processos a nível macro.

Nesse sentido, quanto mais curioso o Social Media for em aprender como funciona, um funil de vendas, a escrita de textos impactantes, a criação de artes de qualidade, por exemplo, melhor.

Importante: essas e outras habilidades que envolvem o trabalho do Social Media não são desenvolvidas do dia para noite Na verdade, precisa-se de um bom tempo para fazê-lo.

Então, há pessoas que chegam praticamente prontas para o trabalho, porque possuem competências prévias. Enquanto existem outras que vão precisar aprender características essenciais de um Social Media para firmar-se na profissão.

Social Media é bem remunerado?

saco de dinheiro

Embora a profissão do Social Media tenha diversas funções e exija habilidades essenciais, elas podem ser muito bem recompensadas. Caso o profissional realize seu trabalho com excelência e encontre meios para se destacar é possível conquistar até mesmo valores exorbitantes.

De acordo com uma estimativa feita pelo site Glassdoor, o salário médio deste profissional fica na faixa de R$2,2 mil. Porém, há chances absolutamente reais do Social Media ultrapassar esses valores até mesmo com pouco tempo de profissão.

Para se ter uma ideia, atualmente existem profissionais que ganham 8, 9 ou até R$10 mil trabalhando como Social Media. Geralmente, a remuneração fica a critério de forma que o profissional exerce sua função, pois há aqueles que são autônomos, estão em agências de marketing ou terceirizados. 

No entanto, o principal fator que influencia nos ganhos do profissional de Social Media é a qualidade do trabalho que ele desempenha. Dessa forma, é preciso que esse profissional construa diferenciais, mantenha-se atualizado e aprimore suas habilidades para aumentar seus lucros.

Afinal, como alguém pode tornar-se um Social Media?

Mulher pensativa

Uma coisa é certa: não faltam oportunidades para começar a trabalhar como Social Media. Apesar da grande demanda de profissionais e empresas que necessitam deste profissional, ainda existem poucos que são altamente qualificados. Então, não faltam projetos disponíveis para quem está começando.

Na internet, há várias plataformas freelancer, nas quais experts buscam Social Media. Eles o fazem em grupos nas redes sociais e em fóruns das plataformas de busca também.

Além disso, não é preciso nenhum tipo de formação para tornar-se um Social Media. Logo, não há uma limitação financeira para começar na profissão, diferentemente de áreas em que precisa-se cursar uma faculdade para ser habilitado a exercer determinada função.

Em outras palavras, basta que o aspirante a Social Media posicione-se em alguma dessas plataformas e ofereça seus serviços como tal. Claro que, a prospecção não é um processo nada fácil, no entanto, utilizando técnicas de abordagem corretas não é tão demorado conquistar os primeiros clientes.

Conclusão

Em suma, o profissional de Social Media está em constante ascensão no mercado de trabalho. Especialmente, porque mais e mais marcas procuram posicionar-se nas redes sociais para construir uma relação de confiança com um público em específico.

Nesse sentido, esse profissional reúne todas as informações possíveis de seus clientes e sobre a persona em questão para sintetizá-las em conteúdos que expressem os valores da marca para o público.

Ele faz demasiadas pesquisas, cria linhas editoriais, desenvolve habilidades para além da sua função. Tudo isso para colocar perfis de profissionais e empresas como autoridades na área em que atuam. Portanto, vale a pena apostar nessa profissão.

E uma das melhores formas para expandir os resultados dos clientes que o Social Media trabalha de maneira rápida, é investindo na compra de seguidores e curtidas.

Com essa possibilidade, é possível otimizar o tempo necessário para transformar marcas em soluções relevantes no mercado. Isso porque, em poucos minutos, o engajamento e conversão da rede social crescerá exponencialmente. 

No ImpulsioneGram, pode-se comprar seguidores e curtidas sem a menor preocupação de receber seguidores fakes ou internacionais, pois trata-se de pessoas reais e brasileiras dedicadas a impulsionar perfis de redes sociais, de maneira autêntica. 

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.