O algoritmo Instagram costuma ocasionar muitas dúvidas para a maior parte das pessoas que utilizam essa rede social, afinal, caso você não saiba usar ele ao seu favor, será difícil atingir o sucesso que tanto deseja nessa plataforma.

Sendo assim, por falta de conhecimento sobre esse assunto, diversas pessoas ainda acreditam que o algoritmo do Insta trata-se de algo bastante superficial e que foi feito para que você não consiga ter mais visualizações, curtidas, seguidores e etc nesta rede social.

Mas, aqui neste texto, nós iremos mostrar tudo a respeito do que é um algoritmo do Instagram e as formas pelas quais é possível vencê-lo de maneira rápida e eficaz.

Fique no texto até o final para entender do que estamos falando!

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

Algoritmo do Instagram: O que significa?

Ícones Instagram 3d

A primeira coisa que se precisa saber sobre o algoritmo Instagram é que ele faz uso do chamado “machine learning” que nada mais é do que um processo de aprendizagem que o Instagram desenvolve para cada usuário.

A partir do momento em que ele coloca em prática esse conhecimento, fica muito mais fácil conseguir saber quais conteúdos prediletos de cada usuário. 

O aprendizado é tanto que o algoritmo consegue prever quais conteúdos terão mais engajamento e sucesso na rede com base nos gostos de cada pessoa!

A ideia principal em torno disso é que usuários distintos venham a seguir perfis que sejam parecidos, pois eles possuem um perfil do Instagram que é personalizado com o conteúdo que desejam ver.

O algoritmo do Instagram considera 3 fatores principais para poder analisar as publicações e aprender sobre um determinado perfil, que são:

  • Fator interesse: esse é um fator através do qual o algoritmo realiza uma análise em tempo real de todas as publicações e então prevê o que é o mais importante com base no histórico do Instagram de cada um dos usuários
  • Fator relacionamento: esse é um fator que consiste em entender o quão engajado o usuário está com o perfil responsável por fazer aquela publicação. Esse fator é sempre medido considerando qual é a quantidade de interações que são feitas nas publicações, como comentários e curtidas
  • Fator novidade: é quando o Instagram dá uma maior prioridade para as publicações que são mais recentes, em detrimento daquelas que são mais antigas

Veja o artigo que explica como boas estratégias podem te fazer ganhar seguidores no Instagram e drible melhor a questão do algoritmo da rede social.

Como o algoritmo do Instagram está funcionando em 2024?

Ícones e Emojis Instagram

O algoritmo do Instagram está sempre mudando e a última atualização dele veio para determinar qual a ordem que os usuários veem as postagens quando fazem uma checagem no feed do Instagram.

Tendo como base principal sinais bem específicos, o Instagram prioriza os melhores e mais relevantes posts, colocando-os no topo e dando assim uma visibilidade bem maior dentro da rede social.

Ao mesmo passo, há vários conteúdos que vão sendo colocados mais para baixo no feed dos usuários, impedindo assim que eles tenham o sucesso esperado.

Quais critérios o algoritmo analisa para exibir seus conteúdos no Explorar?

Os usuários recebem, na aba Explorar, diversos conteúdos que estão relacionados com vários fatores que o algoritmo do Instagram considera para exibi-los.

O conhecimento desses fatores é importante para que se saiba o que esperar receber nessa Aba e como modificar o que está sendo exibido agora.

Os critérios que o algoritmo do Insta analisa são:

  • As informações sobre a postagem: o Instagram faz uma análise importante de quanto uma determinada postagem para realmente ser relevante, e isso considera outros fatores, como a quantidade de curtidas, e a rapidez do compartilhamento, dos comentários e das curtidas recebidas
  • O histórico de interação daquilo que o usuário publicou: o algoritmo do Instagram exibe ao usuário publicações de vários perfis os quais ele não conhece, mas que já teve interações com publicações similares
  •  A atividade do usuário: o algoritmo considera publicações que o usuário, curtiu, comentou ou ainda salvou anteriormente, para assim mostrar conteúdos similares no Explorar
  • Informações sobre a pessoa que postou: o algoritmo ainda considera o número de vezes que o usuário interagiu com as contas mostradas no Explorar para exibir conteúdos baseados nelas

Com isso, o usuário então vai ter uma variedade enorme de novos conteúdos que vão ser mostrados a ele na sua aba explorar, de modo que possa conhecer novos criadores e perfis famosos e de pessoas anônimas.

Profissionais de Social Media, que são pessoas responsáveis por administrar perfis, possuem o conhecimento e tem essa capacidade de analisar tais fatores para otimizar o alcance e relevância de cada postagem.

Dicas para usar o algoritmo do Instagram a seu favor

Desenho Análise Celular

Agora que foi possível ver mais sobre o algoritmo do Instagram e como é que ele funciona em 2024, chegou o momento de entender como é possível usá-lo a seu favor.

Com as dicas a seguir, ficará muito mais fácil conseguir resultados positivos para que mais pessoas visualizem suas publicações e aumentem as chances de conseguir mais seguidores para o seu perfil.

Veja a seguir!

Faça publicações quando os seus seguidores estiverem mais ativos no insta

A frequência de publicações ainda é um fator importante para o algoritmo Instagram e afeta diretamente os conteúdos que acabam nos feeds daqueles que o seguem, então é possível utilizá-la como uma vantagem.

Quando se publica no Instagram a primeira vez, é possível conseguir uma onda de engajamentos, o que vai ajudar a mostrar ao Insta que esse é um tipo de conteúdo sobre o qual os seguidores gostariam de visualizar.

A dica para maximizar todo o potencial de cada uma dessas postagens é fazer a publicação dos conteúdos nos horários de pico, ou seja, aqueles nos quais o seu público está mais presente.

Busque sempre encontrar quais são os horários nos quais o seu público fica mais ativo na rede social, fazendo uso do Instagram Insights para ter um maior conhecimento sobre os números referentes aos seus seguidores.

Esses insights irão mostrar então quais os dias e os horários nos quais o seu público apresenta-se mais online e nos quais vale a pena publicar para obter resultados bons em termos de interações, como curtidas e comentários.

Entenda aqui um pouco mais sobre os horários mais indicados para fazer publicações no Instagram por meio desse link: Os TOP 7 Melhores Horários Para Postar no Insta Todo Dia. 

Comente nas publicações de marcas e de usuários mais relevantes no Instagram 

Mulher com celular

Uma outra forma de conseguir driblar o algoritmo do Instagram ou utilizá-lo a seu favor é comentando nas publicações de marcas e usuários que são mais relevantes na rede social.

Essa é uma forma de não só envolver-se nas postagens dessas pessoas e empresas, mas também de conseguir criar melhores relacionamentos fora dos seus conteúdos.

A dica é que você não comente qualquer coisa apenas para “aparecer”, mas sim que mantenha-se publicando comentários que sejam interessantes e que tenham relação com os conteúdos apresentados.

Afinal, não adianta falar algo em um post de um influenciador relevante que não se encaixe naquilo que ele divulga ou com o que trabalha, pois isso apenas será visto como SPAM.

Se você faz publicações nas contas com mais seguidores e fica entre os primeiros, isso dará uma visibilidade muito maior para o seu comentário, potencializando assim também o seu perfil.

Além disso, pense em quais contas o seu público-alvo tem mais chances de seguir, passe a segui-las e então participe da conversa de forma ativa por meio dos comentários.

Procure ser o mais genuíno possível e sempre busque agregar valor, sem focar em tentar deixar um discurso de vendas ou comentários padrões para todos os perfis.

Responda sempre aos comentários quando eles ainda são recentes

Há muitas pessoas, físicas e jurídicas, com perfis no Instagram que possuem publicações que geram comentários, mas que nunca os respondem.

Por outro lado, você pode encontrar perfis de negócios que respondem todos os comentários que recebem.

Já pensou por que eles fazem isso?

Essa atitude faz parte da criação de uma prova social para as publicações, pois aumenta e muito a contagem dos comentários, além de incentivar as pessoas a comentarem mais uma vez, trazendo novas respostas.

A ação de responder os novos comentários enquanto eles ainda são recentes ajuda muito a aumentar as chances de potencializar o envolvimento na publicação, enquanto o alcance potencial dela encontra-se no auge.

O ato de responder a um determinado comentário é capaz de incentivar ao máximo o autor do comentário original, ainda que seja apenas para agradecer pela resposta que você deu a ele.

Há casos, no entanto, que isso pode gerar realmente uma conversa, proporcionando um enorme engajamento, que irá ajudar a tornar o alcance dessa e de outras publicações futuras muito maior.

Faça uso de hashtags que são orientadas para a sua comunidade

Notebook com hashtags

Outra ótima estratégia de fazer o algoritmo trabalhar a seu favor e conseguir direcionar suas publicações do Instagram é usando hashtags voltadas para um grupo de usuários que quer alcançar.

Isso vai permitir que o alcance da sua publicação aumente e que você possa aparecer nas pesquisas mais relevantes.

Entretanto, você precisa ter em mente que a estratégia só vai funcionar de maneira eficaz quando fizer a escolha das hashtags que sejam direcionadas ao seu público-alvo.

Ou seja, aquelas hashtags que essas pessoas realmente pesquisam, pois isso vai permitir que eles possam buscar e descobrir o conteúdo que você criou e compartilhou.

As hashtags de nicho possuem uma quantidade menor de publicações e de usuários buscando-as, entretanto, elas são mais específicas e se conectam diretamente com pessoas que já estão interessadas naquele tema.

As visualizações obtidas podem levar a mais cliques para o seu perfil, a uma quantidade maior de engajamento e à conquista de novos seguidores para a sua conta.

Utilize os stories do Instagram para poder chamar a atenção dos usuários

O story do Instagram é uma ferramenta incrível que ajuda a chamar muito a atenção de novos usuários, pois eles funcionam um pouco diferente do que acontece com as postagens do feed.

No caso dos stories, eles não ficam sujeitos diretamente ao mesmo algoritmo de fotos e vídeos, como o reels, no feed, fazendo com que seja mais fácil driblar o problema gerado pelo Instagram com o tempo.

Eles são uma forma excelente de comunicar-se com os seus seguidores e de criar uma lealdade maior com eles, o que irá gerar maior envolvimento com as suas postagens estáticas e alcançará um maior engajamento.

Há várias formas de fazer uso dos stories para gerar um maior engajamento com seu público, como as seguintes:

  • Utilizando adesivos de hashtag: sempre que os usuários que visualizarem o adesivo da sua hashtag da sua marca clicarem nele, serão levados então para um feed de postagens que utiliza essa mesma hashtag, podendo elas serem suas, dos seus clientes ou ainda de ambos
  • Melhorar o envolvimento com os adesivos interativos: essa dica inclui os adesivos de emoticons, de pesquisa e de pergunta. Os adesivos de pergunta, inclusive, permitem que você possa fazer perguntas diretas aos seus usuários e então publicar as respostas deles nos stories adicionais posteriormente. Isso vai dar ainda uma quantidade maior de conteúdo para que seus seguidores possam interagir posteriormente
  • Compartilhar os stories dos outros usuários: uma forma de fazer uso dos stories a seu favor é levando os usuários a repostarem as suas histórias e marcar o seu perfil ou ainda marcar o seu perfil na publicação que eles fazem em seus stories, de modo que você possa recompartilhá-las

Todas essas dicas irão fazer uma diferença enorme nos resultados que você vai obter com os stories para que possa driblar o algoritmo do Instagram e ter um alcance muito mais amplo.

Para você ver como conseguir monetizar no seu Instagram, além da questão do uso dos stories, clique no seguinte link para que seja possível ler um pouco mais a respeito do tema: 8 Melhores Maneiras Para Monetizar No Instagram

Faça publicações e stories de maior qualidade

Topo Instagram celular

Um dos maiores problemas de quem cria uma conta no Instagram é não publicar conteúdos de alta qualidade, o que faz com que esses perfis não consigam desenvolver-se como deviam.

Os perfis que sempre estão em alta nos feeds dos seguidores são aqueles que possuem uma criação de conteúdo excelente, garantindo resultados incríveis por gerar maior envolvimento e interações.

A grande questão em relação a esse ponto é que o bom conteúdo está diretamente nos olhos de quem o vê e não há muitos detalhes sobre quem sejam eles.

O que é exatamente um bom conteúdo?

O fato é que conteúdos que são mais apreciados e compartilhados no Instagram são sempre aqueles que são visualmente mais impressionantes.

É o caso daqueles que possuem cores mais atrativas, imagens impressionantes, ou ainda com mensagens ou informações que fazem as pessoas pararem para observá-las.

Os vídeos ajudam a vencer o difícil algoritmo do Instagram

O Instagram nunca publicou em nenhum local que os vídeos, dentro da plataforma, são muito mais priorizados do que as fotos.

Entretanto, eles nunca são tratados da mesma forma e esse conhecimento faz uma diferença enorme para que você possa vencer o algoritmo.

O vídeo é um tipo de conteúdo que chama a atenção e isso faz toda a diferença para que ele fique no topo dos feed dos usuários.

Ele é sempre reproduzido de maneira automática nos feeds dos seguidores, então eles acabam sendo visualizados mesmo sem que aquela pessoa queira, o que muitas vezes faz chamar a atenção de quem está vendo.

O objetivo no Instagram, seguindo a mesma lógica que possui o Facebook, é que o máximo de seguidores fique interagindo com seu perfil.

Assim, não importa se os vídeos são curtos ou longos, eles sempre requerem que as pessoas parem para olhá-los e isso pode te ajudar no engajamento.

Por exemplo, você pode fazer o download Reels Instagram de vídeos com boa repercução na plataforma e criar uma base de dados para futuramente ter inspirações e direcionamento de conteúdo reconhecido pela plataforma na criação dos seus próprios.

Use legendas que sejam mais atraentes para driblar o algoritmo do Instagram

Celular Instagram e notebook

Não é segredo que o algoritmo do Instagram tem o foco no engajamento para ditar se um post vai ou não ter sucesso na rede. Então curtidas e outras ações, como compartilhamentos e comentários, são muito valiosas.

Legendas bem escritas fazem com que os usuários queiram interagir com a sua publicação, principalmente se tiverem uma chamada para ação (CTA) e que acabam gerando um maior número de ações, vencendo assim o algoritmo do Insta.

Pensando nisso, trouxemos aqui uma dica de leitura que você possa encontrar frases perfeitas para feed e bio do Insta, chamando a atenção do seu público-alvo. Clique no link para saber: 100 Frases Perfeitas Para Feed e Bio do Instagram

Compre curtidas para impulsionar seu Instagram

A última dica que daremos neste artigo e que pode fazer uma grande diferença nos resultados que serão obtidos por você é: comprar curtidas no Instagram.

Isso vai fazer com que seu perfil pareça mais popular e irá atrair mais pessoas até ele, gerando assim um efeito positivo onde fará com que você tenha cada vez mais interações como comentários e seguidores chegando até sua página do Insta.

Ademais, não poderíamos deixar de falar que muitas pessoas têm utilizado da estratégia de como comprar seguidores reais e brasileiros para bombarem seus perfis de forma prática e rápida. 

Conclusão

Instagram redes interativas

Como você viu, o algoritmo do Instagram acaba afetando muitas contas que não sabem como ele funciona e o que fazer para obter resultados positivos driblando-o.

Portanto, neste texto, você conheceu dicas incríveis sobre o que é preciso saber em 2024 para ter ótimos resultados vencendo o algoritmo do Instagram de maneira eficaz. 

Gostou do artigo de hoje sobre o Algoritmo do Instagram?

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.