O engajamento no Instagram é algo essencial nos dias atuais para essa que é uma ferramenta comercial extremamente importante, afinal, são milhões de seguidores online diariamente.

Por meio do Instagram, uma empresa, marca ou figura pública pode aproximar-se dos seus clientes ou fãs, de modo a conseguir vender mais e gerar mais dinheiro para seu negócio, que é o objetivo principal.

Para que isso seja possível, é necessário que você consiga alcançar um maior número de potenciais clientes e, mais do que isso, consiga conquistá-los, e há estratégias que podem auxiliar nessa empreitada.

As estratégias que iremos mostrar aqui servem para que você possa aumentar o engajamento dentro do seu perfil no Instagram, aumentando suas curtidas, seguidores e potencializando o tamanho da sua conta.

Quanto mais sucesso sua conta na rede social fizer, com muitas interações com o público, então melhor será a sua presença no mundo digital, o que será positivo para o seu negócio.

Seja você um influenciador ou dono de uma marca, saiba agora o que fazer para ter resultados que irão aumentar o alcance da sua conta e a quantidade de vendas que vão ser realizadas em seu negócio.

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

1- Faça uso das hashtags

Instagram hashtags

As hashtags tratam-se de recursos muito importantes para permitir que os usuários possam ver os conteúdos que você está publicando ao realizarem uma determinada busca na Aba Explorar.

O Instagram possui um algoritmo que faz a escolha de publicações que estejam relacionadas com aquilo que o usuário buscou anteriormente e com o qual se engajou.

As publicações no Instagram que contam com no mínimo uma hashtag já possuem mais de 10% de chances de engajar os usuários do que aquelas que não possuem qualquer tag.

A dica é que você faça uso das hashtags que tenham a ver com o seu post, ao invés de usar de qualquer maneira, como muitas pessoas ainda fazem, o que apenas trará resultados negativos ao seu conteúdo publicado.

É muito importante ter em mente que não se deve jamais utilizar hashtags sem nenhuma relação com o contexto de uma publicação, pois os usuários irão visualizá-las e não irão gerar qualquer interação.

Para o algoritmo do Instagram, isso faz a sua publicação perder relevância e ela é mostrada menos para aquela determinada hashtag utilizada.

2- Faça uso da geolocalização nas suas publicações

Uma outra importante revelação para quem deseja ter um bom engajamento no Instagram é inserir a localização em cada uma das publicações que forem realizadas no seu feed.

Além disso, faça uso do sticker de localização quando fizer publicações nos stories, pois tudo isso aumenta muito a visibilidade do conteúdo que foi postado ali naquele meio.

Sempre que um usuário clicar em uma determinada localização, a sua publicação estará na lista daquelas que serão exibidas para ele, o que vai potencializar o alcance da sua conta.

No caso dos stories, a função de sticker de localização permite que sua publicação seja também compartilhada como um stories daquele local específico.

Quando você faz uma publicação utilizando a função da geolocalização, então é possível ter um alcance de quase 80% mais engajamento em comparação com aquelas que não fazem uso desse recurso.

É essencial que você lembre também que quanto maior for a especificidade da localização, maior será o sentido que a sua publicação vai fazer para as pessoas e melhor será o engajamento obtido no post.

3- Faça publicações sempre nos melhores horários para sua conta

Ícone relógio instagram

A terceira dica de como conseguir um melhor engajamento no Instagram é optando pelas publicações nos horários em que o seu público-alvo está mais presente na plataforma.

Por meio de um perfil comercial no Instagram, você vai poder observar quais são os principais dias da semana e quais os horários mais comuns que a maioria dos seus seguidores encontram online.

Isso tudo é possível ver na ferramenta “insights”, que trará muitas informações essenciais para você criar estratégias e realizar a metrificação da sua conta.

Além disso, você ainda pode fazer uso da ferramenta de gestão do Instagram para que possa agendar o dia e o horário em que cada publicação será lançada em seu perfil, evitando que se perca o timing certo.

Quando você cria uma boa estratégia de publicar no momento exato em que seu público está conectado, então há um grande aumento no engajamento das publicações do seu perfil, o que irá gerar resultados incríveis para sua conta.

A melhor forma de saber qual o melhor horário para postar no Instagram é ler o nosso artigo completo sobre esse tema, que vai lhe auxiliar muito em sua estratégia. 

4- Sempre publique conteúdos de qualidade no seu perfil

Nenhum dos segredos anteriores fará sentido se você não publicar conteúdos que sejam de qualidade para o seu público-alvo, um pilar importantíssimo para se ter um bom engajamento dentro da rede social.

É por isso que se faz extremamente necessário que você realize um bom planejamento antes de fazer a criação e a publicação de conteúdos, isso garante algo de alta qualidade.

As pessoas que acabam criando conteúdos de última hora, sem avaliar bem o que é ou não importante para o seu público, acabará publicando vídeos ou fotos que não geram tanto interesse, logo, acabam por ter um baixo engajamento.

Você precisará estudar bem as suas personas, ter um ótimo entendimento sobre as dores que eles possuem e então compreender exatamente o que deve ter nos seus conteúdos que serão postados semanalmente.

O conhecimento sobre as suas personas, aliás, poderá ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso da sua conta no Instagram, apesar de ser algo ao qual muitas pessoas não dão a devida atenção.

Com essa dica preciosa, você vai poder então criar postagens que sejam interativas, bastante informativas e úteis para os seus seguidores, o que vai gerar um engajamento enorme.

Para finalizar esse tópico, a melhor forma de saber se você está publicando conteúdos de qualidade para os seus seguidores é estar atento sobre se as pessoas reagem a eles.

Assim, veja nosso artigo sobre como metrificar se o engajamento do Instagram está bom. Você vai ver como é importante fazer uma análise geral por meio das impressões do Instagram. 

5- Faça publicações com frequência

Por mais que você crie conteúdos de alta qualidade e que interessem ao seu público, eles de nada adiantarão se as publicações não acontecerem com uma certa frequência.

É bem normal ver as pessoas ou marcas criando conteúdos de maneira espaçada, ou seja, uma vez a cada 15 dias, 30 dias ou até por um período de tempo maior, o que é um erro enorme.

Você deve tentar publicar com o máximo de frequência possível, mas sempre mantendo a qualidade, é claro, porque isso irá chamar a atenção do seu público. Planejar um cronograma de postagens é essencial para qualquer perfil que queira ter um crescimento constante e sustentável, pois dessa forma sua página terá sempre novos conteúdos que irão criar engajamento e interesse das pessoas.

Os perfis que costumam “sumir” do Instagram e deixam seus seguidores sem atualizações por longos períodos têm chances menores de sucesso, pois as pessoas tendem a interagir menos com eles.

Afinal, se um determinado perfil não está postando novos conteúdos constantemente, qual é o sentido de continuar acompanhando-o?

O próprio Instagram irá tratar de reduzir o alcance dos conteúdos criados por você, ao não realizar essa ação com frequência, e isso irá então gerar uma entrega menor a menos seguidores com o passar do tempo.

A definição de criar e publicar conteúdos com uma determinada frequência, sem que haja qualquer tipo de exagero, permitirá que as pessoas conheçam melhor a sua marca e saibam o que podem esperar dela.

O aumento do engajamento no Instagram e do alcance das suas publicações será bem maior e isso será importante demais para fazer com que a sua conta possa crescer de maneira sustentável ao longo do tempo.

6- Esteja sempre interagindo com os seus seguidores

A próxima dica é mais do que essencial, mas ainda há muitas pessoas que não dão a menor atenção a esse fator: para que você possa garantir que o engajamento no Instagram irá aumentar, foque na interação com os seguidores.

Não importa, na verdade, qual seja a rede social que você esteja utilizando, a interação constante com os seguidores é essencial, tanto quanto o ato de entregar os conteúdos com alta qualidade ao seu público.

Quanto maior for o engajamento gerado pela sua marca, então mais comentários suas publicações vão receber e maior será o número de mensagens que você vai receber em seu perfil.

É aí que entra a importância de você estar mais atento às interações, como é o caso de criar respostas automáticas para não deixar ninguém sem um retorno rápido, bem como de falar na linguagem certa para seu público.

As pessoas gostam de se sentir importantes e quando você responde às mensagens ou aos comentários feitos por elas em seu perfil, elas vão sentir-se mais satisfeitas e continuarão engajadas com a sua conta futuramente.

Caso você forneça algum serviço ou produto e tenha um número de Whatsapp para atendimento de demandas, é possível colocar o link do Whatsapp em seu Instagram. Assim você conseguirá ter uma interação ainda mais personalizada com seus seguidores e aumentar ainda mais o engajamento do seu perfil.

7- Faça uso dos stories a favor do engajamento no Instagram

Instagram stories traduzido

O próximo segredo para você conseguir ter um bom engajamento no Instagram é usar os stories a favor da sua conta.

Esse é um recurso muito popular da plataforma já há algum tempo e aumenta bastante a interação do seu público, e o melhor é que há diferentes maneiras de conseguir fazer isso.

Os stories, que são publicações feitas de maneira temporária, ficando no ar apenas 24 horas (exceto se você os salvar nos destaques), foram recebendo diversos recursos extras e interativos.

É o caso das caixinhas de perguntas, das enquetes, da marcação dos perfis, entre vários outros que permitem que os usuários interajam bastante com a sua conta, durante todo o dia.

Um outro ponto positivo sobre os stories é que eles são bem fáceis de se usar, não exigindo qualquer tipo de conhecimento técnico ou avançado na arte da edição.

Portanto, você poderá criar seus stories, vários deles por dia e com qualidade, para gerar engajamento frequentemente na sua conta.

Se você nunca criou stories para a sua conta, então não deixe de conhecer nosso artigo sobre como aumentar os views nos stories do Instagram.

8- Faça o repost das menções dos outros perfis

Mulher usando celular

Os seguidores que gostarem da sua marca irão interagir bastante com ela, então eles podem acabar fazendo uso das ferramentas de mencionar, seja nas legendas do seu feed ou nos posts de stories.

Muitos fazem isso para mostrar um produto ou um serviço que geralmente compraram, ou ainda pela visita que façam até à sua loja, entre outras diversas situações, então é preciso dar atenção a eles.

Com os reposts, você faz com que esses seguidores sintam-se especiais e ainda os torna parte do conteúdo criado em sua conta, gerando engajamento com os clientes que criaram o post e com os outros usuários que te seguem.

Quando for respostas, lembre-se sempre de escrever mensagens que sejam carinhosas e que mostrem que você é grato pela confiança que os clientes têm em sua marca, o que gera um enorme valor para o seu trabalho e negócio.

Conclusão

Como você viu, as pessoas querem sempre saber o que fazer para gerar engajamento no Instagram, mas não fazem a mínima ideia do que precisam para aumentar esses números.

Neste texto, você conheceu algumas dicas importantes de como aumentar as métricas de engajamento em sua conta, de modo a melhorar os resultados que terá com vendas pela plataforma.

Uma dica essencial é que você crie vídeos no Reels, um recurso cada vez mais popular no Instagram e que não pode ser negligenciado. Se você quer saber como fazer um vídeo no Reels e melhorar o engajamento, então leia nosso artigo.  Gostou do artigo de hoje sobre os 8 segredos revelados para ter um bom engajamento no Instagram?

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.