Hoje em dia, o Instagram já é uma das plataformas digitais mais rentáveis que existem. Contudo, a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram? Essa é a dúvida de várias pessoas a fim de lucrar com a rede social.

Quem  precisa de uma renda adicional ou quer ingressar em uma nova carreira profissional, por exemplo, encontra um verdadeiro oceano de oportunidades na rede social.

Isso porque, a plataforma deixou de ser apenas um lugar para o desenvolvimento de relações interpessoais e entretenimento. Agora, é também voltada para o mundo dos negócios.

São diversos profissionais e empresas posicionados no Instagram para promover sua marca, produtos e serviços. Afinal, as características, funcionalidades e recursos da rede social favorecem a venda.

Entretanto, a possibilidade de lucrar no Instagram ainda gera diversas dúvidas entre o público em geral, a exemplo de quantos seguidores você precisa ter para começar a ganhar dinheiro na plataforma. Saiba mais!

É possível ganhar dinheiro no Instagram?

Há quem acredite que não, mas sim, é absolutamente possível ganhar dinheiro no Instagram. Mesmo antes da plataforma expandir sua proposta para relações comerciais, muitas empresas já lucravam relativamente bem com a rede social.

Profissionais e empresas usavam as características, funcionalidades e recursos comuns do Instagram para promover sua marca e soluções. Com isso, já conseguiam resultados bastante interessantes.

Não demorou muito até que os desenvolvedores da rede social percebessem a inclinação da plataforma para objetivos comerciais. Desde então, uma série de funções voltadas a venda começaram a surgir no Instagram, incluindo:

Em outras palavras, o Instagram abraçou a ideia e reforçou a inclinação da plataforma para promoção de marcas, produtos e serviços com funcionalidades completamente voltadas à venda.

O Instagram, porém, não paga diretamente quem compartilha conteúdos relevantes para determinado nicho. Ou seja, a monetização não funciona igual a mecanismos de busca, como Google e Youtube.

Todos os ganhos vêm diretamente das pessoas que engajam na proposta do perfil e decidem aumentar o nível de compromisso com a marca, isto é, investem em seus produtos ou serviços.

Ainda assim, dá para conquistar resultados financeiros bem expressivos no Instagram. Inclusive, cada vez mais marcas se posicionam na rede social para crescer não só em faturamento, mas em relevância. 

A partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram?

Mulher olhando para o celular tentanto descobrir a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram

O número de seguidores é a métrica mais usada para determinar o tamanho de uma conta no Instagram. Uma vez que, mostram a quantidade de pessoas interessadas na proposta de determinada marca.

Sendo assim, várias pessoas se perguntam a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram. Ou seja, qual é o tamanho de conta que precisam ter para começar a lucrar na rede social.

Felizmente, não existe um número fixo de seguidores a partir do qual você pode começar a ganhar dinheiro no Instagram. Isso porque, o potencial de lucro na plataforma depende de outros diversos fatores, incluindo:

  • nicho de mercado;
  • especialização;
  • forma de monetização;
  • qualidade dos conteúdos;
  • engajamento.

Desse modo, é possível ganhar dinheiro no Instagram mesmo com contas menores ou novas. Desde que, você seja estratégico e siga as boas práticas para promover sua marca na rede social.

Contudo, para você ter uma noção melhor de a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram, o ideal seria ter entre 500 a 1000 seguidores reais em seu perfil.

É a quantidade de seguidores suficiente para começar a promover sua marca, produtos ou serviços no Instagram e conquistar seus primeiros resultados na plataforma.

Como ganhar dinheiro com poucos seguidores no Instagram? As 10 melhores formas!

Mulher olhando para celular procurando formas de ganhar dinheiro no Instagram

Dito isso, como ganhar dinheiro com poucos seguidores no Instagram? Existem diversas formas de lucrar na rede social mesmo com contas relativamente pequenas. Entre as quais, destacamos:

1. Comece um Instablog

Primeiramente, uma das melhores formas de faturar com a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram é dar início a um Instablog na plataforma.

Em resumo, um Instablog é uma conta do Instagram que funciona como um blog de mecanismos de busca. Ou seja, você compartilha histórias, dicas e informações sobre um tópico específico com o público.

Só que, agora, você explora as características, funcionalidades e recursos da rede social. Assim, você consegue criar um relacionamento mais próximo com quem te acompanha e, posteriormente, monetizá-los de algum modo.

Conforme você compartilha conteúdos de qualidade, constrói uma audiência relativamente grande e cresce o Instagram, você pode monetizar seus seguidores com parcerias ou promoção de produtos, por exemplo.

2. Preste serviços como Social Media

Entendendo a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram, você também pode começar a oferecer serviços como Social Media para lucrar na rede social.

É uma das profissões da internet com mais demanda e remuneração. Ela envolve o gerenciamento completo do perfil de profissionais e empresas em diferentes redes sociais, como:

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • TikTok;
  • Instagram.

Durante o trabalho, um Social Media fica responsável por diversas tarefas essenciais para o crescimento de determinada marca. Planejam o calendário editorial, criam conteúdos e interagem com seguidores, por exemplo.

Além disso, o Social Media monitora oportunidades de parceria, analisa resultados e otimiza cada vez mais a estratégia de seus clientes. Portanto, cobram um valor relativamente alto quando contratados.

Para aqueles que desejam ter mais fama com visualizações no TikTok, é essencial considerar o papel do Social Media na criação e promoção de conteúdo nesta plataforma em ascensão. Investir em estratégias para aumentar o número de visualizações e engajamento pode ser fundamental para alcançar seus objetivos de crescimento e reconhecimento na plataforma.

3. Venda filtros personalizados

Se você tem boas habilidades em design gráfico e edição de fotos, uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro no Instagram com poucos seguidores é vender filtros personalizados.

Em publicações de Stories, há diversos filtros disponíveis para criadores de conteúdo adicionar e melhorar a qualidade da imagem ou vídeo de diferentes formas.

Alguns deixam o visual do Stories mais atrativo ou deixam o rosto do Instagramer mais bonito. Enquanto outros, fazem o conteúdo ser mais interessante, divertido e envolvente.

Porém, criar os próprios filtros no Instagram já se provou dar mais resultados, pois coloca um toque único nos Stories do perfil. Então, desenvolver e comercializar efeitos personalizados vale muito a pena para lucrar com a rede social.

4. Tire e comercialize fotos com direitos autorais

Falando sobre melhorar imagens e vídeos, você pode explorar a essência visual do Instagram para criar fotografias e filmagens para comercializá-los com direitos autorais. Especialmente, se você tem conhecimentos e habilidades na área.

Existem diversos bancos de imagens que compram direitos autorais para usá-las comercialmente em sua plataforma, a exemplo de Canva, Adobe Stock, Pixabay e Burst.

Além disso, vários profissionais e empresas podem se interessar por suas imagens, vídeos ou animações. Então, entrar em contato para adquiri-las diretamente com você.

Desse modo, você pode usar o Instagram como uma grande vitrine. Ou seja, promover seu trabalho e redirecionar os potenciais clientes para o endereço em que podem comprar suas criações por meio da rede social.

5. Desenvolva um curso online

Entre as formas de lucrar a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram, também está desenvolver um curso online e oferecê-lo para o público na rede social.

Se você domina completamente assuntos relacionados à área em que atua, você pode desenvolver materiais mais densos e profundos sobre algum tema em formato de vídeo. Então, usar estratégias de marketing digital para vendê-lo.

Antes disso, porém, o público do perfil precisa ser devidamente qualificado. Ainda que sejam poucos seguidores, é necessário engajá-los na proposta da marca com conteúdos de qualidade para oferecer algum produto ou serviço.

Em outras palavras, o curso online deve ser um complemento do que já é falado diariamente no perfil, isto é, uma opção para as pessoas aprofundarem seus conhecimentos sobre aquilo.

6. Seja afiliado

Certamente, você já ouviu falar do marketing de afiliados em algum momento. É uma das modalidades de negócio mais conhecidas e usadas por profissionais e empresas no mundo digital.

Basicamente, funciona assim: você promove produtos ou serviços criados por terceiros e recebe comissões consideravelmente boas por cada venda realizada das soluções.

No entanto, o que talvez você não saiba é que o Instagram é uma das melhores formas de não só começar a lucrar sendo afiliado, mas também se consolidar na carreira.

Mesmo com poucos seguidores, você pode virar afiliado de produtos ou serviços relacionados com o nicho em que atua. Com isso, comercializá-los quando o público demonstrar confiança na proposta da marca na rede social.

7. Torne-se um nano influenciador

Atualmente, a carreira de influenciador digital é uma das mais promissoras em termos de rentabilidade e relevância. Apenas no Instagram, há 10,5 milhões de personalidades brasileiras dedicadas a influenciar determinado grupo de pessoas.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter um número extraordinário de followers para começar a ter seus primeiros resultados financeiros sendo influencer.

Isso porque, há influenciadores de diferentes tamanhos ganhando bem na rede social. Se você tiver poucos seguidores, você pode se tornar um nano influenciador e converter um pequeno público em dinheiro.

Entretanto, a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram na profissão exatamente? Entre 500 e 1000 followers já é o bastante para dar seus primeiros passos e, posteriormente, se consolidar como influenciador digital.

8. Ofereça mentorias

Se você possui conhecimentos capazes de ajudar outras pessoas a alcançarem seus objetivos, oferecer mentorias pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro no Instagram com poucos seguidores.

Caso você tenha experiência sobre finanças pessoais, você pode oferecer mentorias para orientar o público do perfil sobre redução de dívidas, economia e investimentos, por exemplo.

Da mesma forma, trabalhos prévios na área fitness podem virar mentorias sobre atividades físicas, planos de treinamento, nutrição saudável e dicas para alcançar metas de saúde e bem-estar.

Seja como for, cobre um valor simbólico pelo serviço de direcionamento e não se esqueça que o tema da mentoria deve estar estritamente relacionado com o nicho em que atua.

9. Revenda produtos

Entre as melhores formas de lucrar a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram, ainda está comprar produtos de terceiros para depois vendê-los na rede social.

Há diversos bons fornecedores em diferentes nichos de mercado. Assim, você pode adquirir uma quantidade relativamente alta de itens para iniciar sua loja online no Instagram.

Além das funções comuns da plataforma, você tem a opção de usar o Instagram Shopping para divulgar o catálogo de produtos para seus seguidores e convencê-los a comprarem de você.

Por mais que o público do perfil seja pequeno, é possível conquistar um bom número de vendas nas primeiras semanas do negócio. Então, desenvolver pouco a pouco sua loja virtual no Instagram.

10. Faça um plano de assinatura

Para ter bons resultados a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram, você ainda pode criar um plano de assinatura de acesso a conteúdos exclusivos do perfil.

À medida que se engajam na proposta da marca na rede social, o público passa a ter disposição de até mesmo pagar um valor simbólico para ouvir mais sobre o que você diz.

Desse modo, crie um plano de assinatura barato com conteúdos mais densos e completos do que os compartilhados normalmente. Posteriormente, convide todos a assiná-lo dando ênfase a cada benefício da ação.

Para isso, você pode usar o Close Friends, isto é, a lista de melhores amigos do perfil. Assim como, criar canais de transmissão e estabelecer um valor de entrada compatível com a realidade da maioria dos followers da marca.

Dúvidas relacionadas a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram

Quantos seguidores é preciso ter no Instagram para ganhar dinheiro?

Não há um número fixo de a partir de quantas seguidores ganha dinheiro no Instagram. Uma vez que, o potencial de ganho na rede social varia bastante de perfil para perfil. Porém, o senso comum é que entre 500 e 1000 followers é o ideal para começar a lucrar na plataforma.

Quando o Instagram começa a monetizar?

A monetização do Instagram pode ser iniciada a partir do momento em que os seguidores do perfil demonstram real interesse na proposta da marca na rede social. Desde então, você pode passar a promover produtos ou serviços que vão de encontro às necessidades do público.

Quantos seguidores têm que ter para ser verificado?

Em 2024, ter o selo azul de verificado do Instagram ficou bem mais simples. Em vez de alcançar um determinado nível de relevância na rede social, você só precisa comprá-lo diretamente na plataforma, isto é, assinar um pacote de assinatura com o selo de verificação incluso.

Conclusão

Mulher olhando para celular feliz com ganhos financeiros conquistados no Instagram

Por fim, a partir de quantos seguidores ganha dinheiro no Instagram você pode criar a melhor estratégia possível para começar a lucrar na rede social o quanto antes.

Há várias possibilidades de transformar a plataforma em uma ótima renda extra ou até mesmo em sua principal fonte de retorno financeiro. Ainda que você tenha poucos seguidores.

Dessa forma, a questão é decidir qual o melhor caminho a ser trilhado para ter resultados expressivos no Instagram. Prestar serviços como Social Media? Ser afiliado? Criar um curso online?

Independente da escolha, o Instagram realmente pode ser o lugar certo para você alavancar seus ganhos e ter todos os recursos necessários para alcançar suas metas de vida.

Apesar do número de seguidores não ser um obstáculo para faturar na rede social, porém, a métrica faz toda a diferença para você crescer o perfil e escalar seus lucros. Isso porque, impacta na credibilidade da conta.

Com isso, comprar seguidores é uma excelente opção. No ImpulsioneGram, você pode adquirir followers reais e brasileiros em menos de cinco minutos. Então, conquistar a visibilidade que precisa para bombar na plataforma.

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.