O conhecimento sobre impressões Instagram é essencial para que você possa analisar as suas estratégias de crescimento do seu perfil e focar naquilo que realmente importa.

O problema é que ainda há uma parte dos usuários do Instagram que não faz a menor ideia de como é que essas impressões funcionam e como analisá-las, o que traz sérios problemas.

Desconhecer essas informações faz com que sua caminhada na rede social seja dificultosa pois não haverá como entender se suas publicações, no feed ou stories, estão tendo sucesso ou não.

Porém, fizemos um trabalho pesado em reunir neste artigo tudo o que é de mais importante sobre as impressões Instagram para este ano de 2024. Acompanhe para saber mais!

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O que são as Impressões no Instagram?

Celular com gráfico

A métrica impressões no Instagram serve para mostrar quantas vezes é que o seu perfil ou ainda uma publicação feita no seu feed, no reels ou nos stories foi visualizada.

No caso do alcance, cada conta é computada apenas uma vez, portanto, mesmo que um mesmo usuário visualize seu conteúdo 20 vezes, apenas uma visualização será contada.

Um outro ponto sobre essa métrica é que não há a necessidade de que o usuário venha a interagir com a sua publicação e tomar uma ação, bastando somente que ele veja o post dentro de um tempo mínimo contabilizado pelo Insta.

Quais os tipos de impressões que existem no Instagram?

Um ponto importante para entender as impressões Instagram é ter conhecimento sobre quais são os tipos de impressões existentes.

Na lista a seguir, serão mostrados os tipos que devem ser conhecidos por qualquer pessoa, física ou jurídica, que faz uso do Instagram:

  • Total de impressões: nada mais é do que a quantidade de vezes que uma determinada publicação no feed ou no story foi exibido aos usuários
  • Impressões do feed: trata-se do número de impressões obtida por uma determinada publicação, ou seja, a quantidade de vezes que ela foi exibida dentro do feed, estando disponível somente para publicações
  • Impressões do perfil: é o número de impressões que uma determinada publicação recebeu, estando disponível somente para as publicações
  • Impressões do explorar: trata-se da quantidade de impressões que teve uma publicação na aba explorar, disponível somente para as publicações
  • Impressões da hashtag: é a quantidade de impressões obtidas por uma publicação ou um story por quem acompanha as hashtags que foram utilizadas nela
  • Impressões de marcação de localização: refere-se a quantidade de impressões obtida por uma determinada publicada e recebida de contas que tiveram acesso a uma publicação ou um story através da marcação da sua localização
  • Impressões decorrentes de outras fontes: é o número de impressões que uma determinada publicação recebeu de contas que a encontraram essa publicação ou story através de fontes diversas, como explorar, feed e hashtags

Como ver e analisar as impressões no Instagram em 2024?

Mulher com tablet

Uma dúvida comum que a maioria das pessoas tem é sobre como ver as impressões no Instagram em 2024.

Para que isso seja possível, antes de qualquer coisa, é necessário verificar se a sua conta está no modo comercial ou business, e caso não esteja, é preciso converter que você faça uma migração de conta pessoal para a business.

Após isso, você deve conferir as impressões usando o Instagram Insights. E como isso é feito? Os passos a seguir ajudarão a mostrar tudo:

  1. A primeira coisa é abrir o perfil
  2. O próximo passo é clicar na opção “insights”
  3. O passo seguinte é ir “Contas Alcançadas”
  4. Então, é preciso verificar a opção “Impressões”

Há a opção de conferir tanto as impressões dos posts quanto dos stories, basta escolher qual opção deseja visualizar.

Para isso, é preciso clicar em “Alcance” e depois mudar para a opção “Impressões”, e então escolher qual é o período de tempo que deseja fazer a análise.

É possível ainda escolher entre o tipo de publicação que quer ver e checar os seus dados com uma maior acurácia.

Caso deseje visualizar as impressões de uma publicação específica, basta fazer o seguinte:

  • Clicar na postagem ou abrir o storie que deseja visualizar
  • Selecionar a opção “ver insights”
  • Arrastar para cima para que seja possível ver a página de insights aberta por completo
  • Checar o número de impressões totais e de impressões por categoria

No caso de optar pelas categorias, é possível escolher entre essas para visualizar:

  • Impressões da página inicial: permite ver a quantidade de vezes que o post foi visto por meio do feed
  • Impressões do perfil: mostra a quantidade de vezes que a publicação foi visualizada por quem visitou o perfil diretamente
  • Impressões do explorar: a quantidade de vezes que o post foi visto através da exibição na aba do Explorar para determinados usuários
  • Impressões de Outros: o número de vezes que os usuários que podem ter encontrado a publicação por diversos outros meios, como por exemplo: encaminhamentos

Não existe uma ferramenta ou meio nativo de saber exatamente quais perfis visitaram seu Instagram, mas é possível ter essa informação através de ferramentas não oficiais e descobrir quem visitou o seu perfil. Dessa forma você poderá ser ainda mais cirúrgico em suas análises e segmentar com melhor precisão as suas interações.

Contas alcançadas Instagram

Para ver as contas alcançadas no Instagram, tudo o que é preciso fazer é ir em “Instagram Insights” e em visão geral haverá a opção “Contas Alcançadas”.

É possível escolher qual o período a ser explorado em relação às contas alcançadas, que pode variar de 7, 14 ou até 30 dias.

Quando clicar em contas alcançadas, o Instagram Insights vai mostrar não só a quantidade de contas que foram alcançadas pela sua publicação ou seu perfil nesse período, mas também outras informações, como:

  • As principais cidades de onde é esse público
  • Os principais países de onde vem o público
  • As faixas etárias do público alcançado pela sua conta
  • A % de homens e mulheres que foram alcançados pela sua conta

Ter uma conta verificada no Instagram é fator que gera autoridade e maior relevância entre os usuários, o que torna seu alcance muito maior na plataforma. Clique no link para saber como conseguir essa verificação: 7 Requisitos para Ter Conta Verificada no Instagram em 2024.

O que significa descoberta no Instagram?

Pessoa construindo projeto

A descoberta no Instagram nada mais é do que um conjunto de informações que serve para medir quantas pessoas viram os seus stories.

Dentro da métrica de descoberta há outras que precisam ser consideradas, tais como:

  • Alcance: que é a quantidade de contas que viu uma determinada publicação em seu feed ou story, sendo uma estimativa. O alcance é uma métrica que pode vir a ser seriamente prejudicada pela quantidade excessiva de stories que você publica, pois podem ser vistos como spam, ou ainda pela falta de uma constância na publicação
  • Impressões: elas mostram qual o total de views que teve um story ou publicação, contando todas as visitas que um usuário fez (ou seja, conta mais de uma vez). Em relação aos stories, as pessoas vendo seu conteúdo mais de uma única vez é algo positivo
  • Seguidores: é a quantidade de contas que passaram a seguir você devido aquele story
  • Voltar: é a quantidade de vezes que alguém tocou para voltar e ver seu story mais uma vez. É importante também ter muitos toques para voltar, já que isso quer dizer que as pessoas realmente encontraram algo de valor no seu conteúdo 
  • Encaminhamentos: é a quantidade de vezes que alguém encaminhou o seu story ou a sua publicação para uma outra conta
  • Próximo Story: no caso dos stories, é o número de vezes que tocam em avançar para os stories da próxima conta
  • Saídas: significa a quantidade de pessoas que deixaram o seu story antes mesmo de finalizar a visualização, ou ainda que tocaram em avançar para o próximo story de um outro perfil. Deve ser a taxa mais baixa de todas na Descoberta

Dicas para usar o algoritmo do Instagram a seu favor

Pessoa escrevendo estratégias caderno

O algoritmo do Instagram pode trazer problemas para muitas contas, mas se souber utilizá-lo a seu favor ficará muito mais fácil obter retornos positivos.

A seguir, veja algumas dicas de como fazer para que o algoritmo trabalhe a favor do seu perfil!

Despertando o interesse dos seguidores

O primeiro passo para que seja possível fazer uso do algoritmo do Instagram a seu favor é conseguir alinhar o conteúdo aquilo que a sua persona se interessa e que vai despertar o interesse dela.

Isso só é possível entendendo a dor e as necessidades do seu público, usando a linguagem certa e formato de contéudos que farão a diferença, como as enquetes ou vídeos curtos no Reels, por exemplo.

A utilização das hashtags certas é também extremamente importante para trazer uma proximidade maior com as pessoas certas para o seu conteúdo.

Compartilhar conteúdos inovadores

A segunda dica de como fazer uso do algoritmo do Instagram a seu favor é compartilhar conteúdos inovadores sempre.

A constância nas publicações dos conteúdos é essencial também para que se consiga mais o interesse e criar verdadeiros relacionamentos no longo prazo.

Isso não quer dizer que é preciso postar toda hora, entretanto, é necessário ter uma frequência de compartilhamento e respeitar ela no momento de fazer compartilhamentos.

Uma dica a mais que é muito importante é conhecer os melhores dias e horários para as publicações, de modo a descobrir qual é o momento ideal que a maior parte do seu público esteja conectada na rede social.

Construir bons relacionamentos

Celular com icones Instagram

A construção de relacionamentos também faz uma enorme diferença para que você possa utilizar os algoritmos do Instagram a seu favor.

É essencial saber interagir com o público, como no caso de criar caixas de perguntas ou ainda enquetes dos stories, e usar chamadas de ação ou CTA para finalizar toda publicação.

Conclusão

Como visto aqui, as impressões Instagram são muito importantes para que se possa fazer uma boa análise dos resultados e se saiba exatamente o que está dando certo ou não em suas publicações.

Neste texto, foi possível conhecer um pouco mais sobre as impressões, quais são as principais e ainda como utilizar o algoritmo do Insta a seu favor.Gostou do artigo de hoje sobre as Impressões Instagram para 2024?

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.