O Instagram tem feito muita gente migrar para o mercado digital e, com isso, muitos usuários da plataforma buscam sobre como ganhar seguidores nessa rede social.

Existem muitas dicas pelas quais você pode sim ganhar novos seguidores no Instagram.

Porém, não são todas que realmente trazem eficácia e resultados garantidos.

Se você fizer tudo da maneira certa, conseguirá assim potencializar o número de seguidores e fazer a sua conta crescer de verdade dentro da maior rede social do mundo na atualidade.

Mas como exatamente conseguir obter mais seguidores no Instagram e em um curto espaço de tempo?

Para isso, é um requisito primordial saber comunicar-se bem com o seu público, principalmente se você cria conteúdos todos os dias nos stories.

Entretanto, existem outras opções que permitem aumentar o alcance da sua conta e ganhar novos seguidores sem essa preocupação.

Quer conhecer quais são elas? Então veja abaixo:

  1. Invista em conteúdo patrocinado
  2. Conecte o seu perfil do Instagram às outras redes sociais
  3. Seja presente e constante na rede social
  4. Use estrategicamente as hashtags
  5. Alimente o engajamento da sua conta
  6. Faça um calendário editorial
  7. Realize sorteios exclusivos
  8. Use os stories como estratégia

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

1 – Invista em conteúdo patrocinado

3 celulares mostrando uma jornada de compra no instagram

A primeira dica infalível para ganhar seguidores Instagram é por meio do investimento em conteúdo patrocinado.

Isso está diretamente relacionado com a nova forma de funcionamento do Instagram, que a cada vez mais aposta na segmentação.

Por meio dessa segmentação, o algoritmo da plataforma consegue mostrar para seus usuários aqueles conteúdos específicos que eles buscam.

A melhor forma que você consegue se destacar da sua concorrência e, assim, ter mais seguidores chegando até o seu perfil é por meio da promoção de uma publicação.

Você pode promover suas publicações de maneira fácil e simples por meio do botão chamado “promover”.

Esse botão fica, em geral, na parte inferior direita da publicação feita por você.

Hoje em dia é possível que você promova publicações não só no seu feed, mas também utilizando os Stories.

A dica então é sempre optar, quando possível, pelo conteúdo patrocinado para te ajudar no processo de ganhar seguidores no Instagram.

2 – Conecte o seu perfil do Instagram às contas das outras redes sociais

Várias redes sociais

Outra maneira de ganhar mais seguidores no Instagram é fazer a conexão da sua conta com aquelas que possui em outras redes sociais.

Não adianta que você tente fazer sua conta crescer se não há conexão dela com outras plataformas, como o Facebook, por exemplo, que têm uma grande quantidade de usuários.

Você irá:

  • Acessar a área das opções do seu aplicativo;
  • Escolher a opção “contas vinculadas”, que estará em Configurações
  • Selecionar todas as alternativas para poder vincular a sua conta às outras redes sociais.

Algumas outras plataformas que você poderá usar para compartilhar sua conta do insta: Twitter, Tumblr e Flickr.

Isso irá te ajudar a achar outras pessoas dessas outras plataformas que também estão no Instagram além de que pode influenciar positivamente no alcance das suas publicações no Instagram.

3 – Seja presente e constante na rede social

Pessoa usando o telefone e ganhando mais seguidores no instagram

A presença dentro da plataforma é essencial para que você consiga manter sempre o seu público bem interessado e que continue seguindo a sua conta.

Basta você observar grandes influencers, o que eles estão fazendo atualmente para prender a atenção dos seus seguidores?

Basicamente eles fazem com que os reels, os destaques do Instagram e as postagens no feed tenha conteúdos que envolvam as pessoas.

Porém, não adianta que você crie os melhores conteúdos do seu nicho, com fotos que sejam incríveis e vídeos criativos caso você apenas entre no Instagram uma vez na semana.

A falta de constância não ajuda a aumentar as suas taxas de engajamento e interação, o que vai tornar mais difícil ganhar seguidores na rede social.

A dica é que você seja um usuário forte e com presença constante na rede social, o que vai permitir que mais pessoas descubram a sua conta.

Algumas dicas que irão auxiliar muito você são curtir bastante as fotos dos outros usuários, fazer comentários quando isso se mostrar relevante e ter um ritmo de postagem que seja frequente.

Você pode também fazer o repost de publicações de contas que tenham influência dentro do seu nicho de atuação.

Isso pode te ajudar a ser mencionado por essa conta e mais pessoas acabem direcionadas até o seu perfil, passando a segui-lo simplesmente por essa “indicação”.

4 – Use estrategicamente as hashtags para ganhar seguidores reais e brasileiros

Ícones de hashtag e Instagram

A hashtag trata-se de uma junção entre o símbolo conhecido como cerquilha, o famoso #, e uma palavra, que irá servir como uma descrição do que está naquela publicação.

A maioria dos usuários no Instagram até faz uso das hashtags nas publicações, mas a verdade é que não utilizam elas corretamente, não trazendo assim os resultados desejados.

Existem algumas hashtags que são bem populares e muitas pessoas usam, mas que acabam não trazendo o retorno esperado, pois a sua publicação acaba se perdendo em meio a milhares ou milhões de outras.

Hashtags como #fitness, #instagrampic, #instagrampost, #moda são muito genéricas.

Você deve apostar em elementos mais específicos pois isso te facilitará atingir outras pessoas mais nichadas, com interesses únicos.

Quando você faz a utilização desse recurso da maneira certa, isso permite que os usuários venham a encontrar a sua conta com uma facilidade muito maior.

E mais, as pessoas que encontram sua conta são aquelas que realmente possuem interesse no nicho de atuação do seu negócio, o que aumenta o engajamento delas com sua conta e geram maior interação além de te tornar mais famoso e conhecido.

A dica, portanto, é sempre fazer uso de hashtags que possuam uma relação direta com a foto/vídeo do post mais o assunto que está sendo comentado na sua publicação.

DICA: O uso das hashtags pode ser feito diretamente na área voltada para comentários, ao invés de colocar no próprio feed, o que ajuda a evitar a poluição da timeline do seu usuário.

Apesar de parecer algo bobo, isso faz uma diferença enorme para os resultados que você vai ter em sua conta.

5 – Alimente o engajamento da sua conta

Curta, comente e compartilhe para ganhar mais seguidores no Instagram

Não ache que basta começar a publicar no Instagram e que suas postagens vão receber, de forma automática, interações de outros usuários, sem que você tome qualquer tipo de iniciativa.

Assim, você precisa sempre dar o primeiro passo para estimular que seus novos contatos ou seguidores possam interagir com suas publicações.

Mas como exatamente fazer isso?

É simples, você precisa curtir e comentar as fotos relacionadas com a sua área de atuação. Fotos e posts que sejam interessantes e diferenciados.

A dica principal é optar por aquelas publicações que sejam feitas por perfis mais influentes dentro do seu nicho de atuação.

Uma outra forma de conseguir gerar mais engajamento é respondendo sempre todas aquelas pessoas que dedicam um tempo do seu dia para fazer comentários nas suas publicações.

Essa é uma maneira não só de mostrar que seu perfil está ativo, mas também que você realmente se importa com todos aqueles usuários que interagem com seus conteúdos.

6 – Faça um calendário editorial com o objetivo de ganhar seguidores

Celular e caneta sobre caderno

Você deve ter em mente que a chave para que se alcance o sucesso é sempre a organização, e isso vale para qualquer tipo de negócio e para estratégias de marketing digital distintas.

O calendário editorial ajuda muito na economia de tempo e permite que você possa ter uma ótima distribuição do seu conteúdo ao longo de um determinado período, que pode ser um mês ou um ano.

No caso de datas sazonais, como é o caso do Natal, por exemplo, ter conteúdos já planejados vai ajudar muito você a publicar com maior qualidade e eficácia.

Logicamente que você deve manter uma certa flexibilidade, para que possa fazer publicações específicas em momentos determinados que se façam necessárias.

Entretanto, em geral, é essencial ter bem definido tudo aquilo que vai ser postado de maneira prévia.

Lembre-se que tudo que é bem planejado exige um bom tempo para ser pensado e os conteúdos serem bem produzidos, sendo possível realizar alterações no roteiro no caso de situações incomuns.

7 – Realize sorteios exclusivos

Pessoa segurando presente rosa indicando que fazer sorteio pode te fazer ganhar mais seguidores no Instagram

Os sorteios tratam-se de estratégias de marketing que fazem uma enorme diferença para qualquer perfil no Instagram.

Isso pode ser percebido em como cada vez mais é comum encontrar contas realizando sorteios nessa rede social.

Afinal, fazer isso é simples e eficaz quando se trata em ganhar novos seguidores dentro do Instagram, mas para isso é essencial que se peça que os participantes compartilhem seus conteúdos.

Porém, dois pré-requisitos são necessários para que os participantes do sorteio fiquem legíveis a participar, que é:

  • seguirem a sua conta, e;
  • compartilharem a foto oficial em seus próprios perfis, através de aplicativos específicos de repostagem.

Muitos perfis que criam sorteios pedem que os usuários compartilhem a foto oficial em seus stories, sendo também uma forma de aumentar o alcance da sua conta.

A melhor forma de você criar um sorteio que faça sucesso é entender como a sua persona se comporta, de modo a obter resultados bem melhores.

Se você criou um determinado formato de sorteio e ele não teve sucesso ou o engajamento que estava esperando, a melhor forma é fazer mudanças como no prazo do seu sorteio ou na premiação, por exemplo.

8 – Use os Stories para ganhar seguidores no Instagram

Stories do Instagram

Uma das estratégias de maior sucesso que o Instagram criou nos últimos tempos foram os Stories e para que essa estratégia trabalhe ao seu favor, você precisará estar todos os dias presente na rede social.

Infelizmente eles ficam disponíveis apenas 24horas nos perfis dos usuários, e por conta disso você pode acabar precisando baixar os stories diretamente no seu telefone ou no computador de modo que você possa ter diferentes fontes para se inspirar e ter ideias de conteúdo para postar no seu perfil.

Mesmo que os vídeos do feed que ficam postados lá eternamente, até que a pessoa os exclua, nós recomendamos baixar vídeo do Instagram pelo link dos conteúdos mais interessantes que você encontrar no seu nicho para ter mais inspirações de posts que você pode usar para atrair mais seguidores para seu perfil.

Já a estratégia de postagem de conteúdo mais informal no stories, que mostra os bastidores do seu negócio, é uma das principais maneiras de conseguir seguidores segmentados e mais engajados.

Finalmente, a última dica que te damos aqui sobre stories, é usar o Instagram Ads para turbinar as vendas dos seus produtos ou serviços. O Instagram Ads é uma excelente ferramenta para você conseguir um alcance ainda maior do seu conteúdo.

9 (Bônus) – Comprar seguidores como estratégia para ganhar autoridade

A última dica deste artigo para ganhar seguidores Instagram é fazer o investimento na compra de seguidores. Muitas pessoas e empresas ainda têm dúvidas a respeito da segurança e dos resultados de quem faz uso dessa prática de ganhar seguidores na internet.

Caso você também nunca tenha experimentado ganhar seguidores dessa forma, saiba que a venda de followers é algo cada vez mais comum entre cantores, artistas, celebridades, empresas e marcas grandiosas que querem ter mais autoridade e fama na rede do Instagram.

O retorno sobre o investimento tende a ser maior do que você imagina pois, quanto mais seguidores uma página possui, mais o efeito manada ela gera (mais pessoas tendem a segui-la).

Então, uma página que deseja comprar seguidores reais e brasileiros só tem a ganhar com essa prática e, um dos sites mais confiáveis nesse ramo é o ImpulsioneGram ao qual oferece aos seus clientes poderem comprar seguidores e comprar curtidas para seus perfis.

Conclusão

Como você viu, existem muitas dicas infalíveis para quem quer ganhar mais seguidores no Instagram de maneira simples e eficaz.

Neste texto, você pôde ver quais são as melhores e, a partir de agora, vai fazer a escolha daquelas que mais se encaixam ao seu perfil e poderá obter resultados incríveis.

Gostou do artigo de hoje sobre as 9 dicas infalíveis para ganhar mais seguidores no Instagram?

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.