Marketing digital Instagram é a aplicação do conjunto de estratégias voltada às vendas nas plataformas digitais em uma das redes sociais mais populares de todo o mundo.

De acordo com um levantamento da Neotrust, empresa que monitora mais de 85% do e-commerce brasileiro, o mercado registrou um crescimento de 26,7% em 2021, totalizando R$ 161 bilhões de faturamento, isto é, o novo recorde do país.

Além disso, em uma pesquisa feita pelo Facebook, 81% dos participantes disseram que usam o Instagram quando estão pesquisando produtos ou serviços para comprar.

O ponto é: está cada vez mais difícil ignorar o poder do marketing digital. Por mais que uma pessoa ou outra ainda não acredite no mercado ou demonstre certa relutância para adentrá-lo, é algo que veio para ficar.

Os números provam isso. Assim como, os diversos cases de sucesso encontrados por toda parte de pessoas faturando 4, 5, 6 e até mesmo 7 dígitos com estratégias de marketing digital. Sejam aplicadas em mecanismos de busca ou nas redes sociais, a exemplo do Instagram.

Pensando nisso, vamos te explicar tudo sobre marketing digital Instagram. Desde a transformação da rede social em canal de vendas, até ações de marketing digital que vão alavancar seus resultados.

Boa leitura!

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

Entenda o marketing digital no Instagram

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O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos. Trata-se de mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo. Sendo o Brasil o 2° país mais conectado na plataforma, atrás dos Estados Unidos apenas, segundo uma pesquisa da Opinion Box.

No entanto, essa curva de crescimento nos números da rede social não aconteceu porque o Instagram é uma plataforma que os usuários gostam, apresenta bons conteúdos de entretenimento ou tem ótimas funcionalidades, como:

O principal motivo foi o marketing digital Instagram. Sem dúvidas, a internet é a rua mais movimentada do mundo, porque a todo momento incontáveis pessoas estão conectadas a pelo menos uma plataforma digital. 

Seja para conhecer novas pessoas, estudar, trabalhar ou comprar alguma coisa, o fato é que o digital faz cada vez mais parte da rotina de milhares e milhares de pessoas.

Nesse sentido, o marketing digital Instagram é quase que um movimento natural do mercado. Embora a rede social tivesse uma essência diferente, a maioria do público das marcas está nesta plataforma.

Além disso, o Instagram possui características propensas à venda que, anteriormente, não eram aproveitadas. Sobretudo, para criar uma relação de confiança entre marca e consumidor.

Logo que, não demorou muito até que profissionais e empresas começasem a usar o Instagram para promover sua marca, divulgando produtos ou serviços, a fim de colocá-la nos trilhos do sucesso.

Porém, mais do que opção vantajosa, posicionar-se no Instagram se tornou uma necessidade das marcas que desejam expandir seus resultados tanto de vendas quanto de relevância no mercado.

Isso porque, percebendo que havia uma grande movimentação na plataforma para o marketing, os desenvolvedores do Instagram compraram essa ideia, disponibilizando funcionalidades essencialmente para marketing digital Instagram, como o “Instagram Business”.

Instagram for Business: de rede social de fotos a canal de vendas

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Instagram for Business ou Instagram para negócios em uma tradução simples, nada mais é do que o conjunto de ferramentas que consolidou a rede social como um canal de vendas.

Para melhorar a experiência de marcas na plataforma, os desenvolvedores lançaram essa funcionalidade em meados de 2016, disponibilizando recursos fundamentais as ações de marketing digital Instagram, incluindo:

Antes disso, toda e qualquer ação comercial de profissionais ou empresas se resumiam a criar conteúdos por meio dos recursos já presentes na rede social e colocar um link na bio para estreitar o relacionamento com o público por fora da plataforma.

Assim, o Instagram decidiu ouvir centenas de marcas para promover soluções especificamente para o marketing digital Instagram. Afinal, tal avanço era vantajoso para todos os lados: plataforma, marcas e consumidores.

O resultado? Um conjunto de ferramentas que transformaram aquela rede social de fotos casuais de 2010 em um verdadeiro canal de vendas, com funções excelentes para essa finalidade.

E não parou por aí. Além de conta comercial, impressões e Instagram ads, outros recursos foram sendo disponibilizados na rede social, a exemplo do Instagram Shopping.

Portanto, não dá para ignorar o potencial do marketing digital. Ainda mais numa rede social tão propícia à promoção de marcas, produtos e serviços quanto o Instagram.

10 ações de marketing digital para alavancar seus resultados no Instagram

mulher saindo do celular gritando metricas de marketing

Dito isso, é hora de colocar as mãos na massa. Agora que você já sabe da importância de estar no Instagram, veja abaixo sobre 10 ações de marketing digital Instagram para você alavancar seus resultados na rede social.

Apesar de ser uma plataforma com características e funcionalidades essenciais para venda, você precisa ser estratégico para se destacar. Por isso, listamos essas ações para te ajudar a bombar seu perfil de verdade. Confira!

1. Marketing de conteúdo

O primeiro item da lista de marketing digital Instagram não poderia ser outro a não ser o marketing de conteúdo. Uma vez que, essa é a estratégia que norteia todo o posicionamento da sua marca na rede social.

Trata-se do grande responsável por criar uma relação de confiança com o público, pois há uma premissa no mundo digital: para vender você precisa, antes de mais nada, agregar valor.

Dessa forma, para atrair o público do Instagram, é necessário usar como base o princípio de pareto, isto é, a regra 80/20 ― 80% dos efeitos vem de 20% dos esforços. 

Em outras palavras, você precisa usar 80% do tempo para criar conteúdos que agregam valor ao público e apenas 20% para comercializar algum produto ou serviço.

A ideia é que, quanto menos foco houver na venda em si em suas publicações, mais chances você terá de persuadir o público a comprar um produto ou serviço promovido pela sua marca.

Isso humaniza sua abordagem, porque você não é só mais alguém tentando vender algo na percepção do público, mas sim uma marca responsável por ajudar o público a lidar com suas necessidades, resolver problemas e realizar sonhos.

2. Desenvolva uma linha editorial

Ainda no ponto central do marketing digital Instagram, isto é, o conteúdo, é importante que você desenvolva uma linha editorial. Isso porque, a produção de materiais de valor não pode ser confusa, desorganizada ou incoerente.

Pelo contrário, é necessário ter muita cautela para esse aspecto do posicionamento da sua marca na rede social, prezando pela clareza, objetividade e assertividade na comunicação.

Para isso, você deve mapear a persona da marca, pesquisar o que seu público precisa ouvir por meio de técnicas, como benchmarking, e definir os temas a serem abordados.

Assim como, estabelecer quais recursos do Instagram vão ser utilizados na produção de conteúdo, considerando o funcionamento, características e propostas de cada um.

3. Poste em dias e horários estratégicos

No desenvolvimento da linha editorial, você também deve considerar os dias e horários que os conteúdos serão postados de forma estratégica, verificando em quais momentos o seu público está mais ativo na rede social.

Isso pode parecer um detalhe que não influencia tanto no engajamento gerado pelos posts, mas acredite: o algoritmo do Instagram leva ― e muito ― em consideração o período em que você compartilha conteúdos com o público.

Nos primeiros minutos da postagem, por exemplo, é a hora que o algoritmo mostra mais a publicação para seus seguidores. Caso o retorno não seja bom nesse período inicial, o conteúdo será mostrado cada vez menos, porque é classificado como irrelevante pelo algoritmo. 

4. Tenha um perfil organizado

A primeira impressão é a que fica, não é? Assim, uma das ações de marketing digital Instagram que destacamos é a necessidade de organizar o perfil da sua marca. 

Cá entre nós, não dá para atrair o público com um Feed sem pé nem cabeça, bio com frases genéricas demais ou destaques que não estão devidamente qualificados para estarem ali.

Na verdade, o mal planejamento desses aspectos que ficam mais à mostra no perfil, podem ser determinantes de forma negativa aos seus resultados. Feed, bio e destaques, por exemplo, são verdadeiros cartões de visitas da identidade e propósito do perfil.

Desse modo, é indispensável que você capriche em cada detalhe desses recursos do Instagram. Se por um lado, a falta de organização pode repelir o público, por outro, um perfil planejado adequadamente fará toda a diferença em termos de atração.

5. Atente-se a qualidade visual

mulher fazendo selfie na rua

Embora a rede social tenha mudado bastante nos últimos anos, o aspecto visual continua sendo extremamente valorizado, o que não deixa de ser uma forma de causar boas impressões para o público.

Nesse sentido, atentar-se à qualidade das imagens compartilhadas também é uma ação de marketing digital Instagram. Sempre procure postar fotos com resolução alta e tamanhos corretos, considerando os padrões da plataforma.

Além disso, busque referências em seu campo de atuação, modelando os tipos de imagens publicados pelos grandes perfis para o Instagram da marca. Assim como, usar editores de imagem para melhorar o nível de qualidade das imagens.

Dica: caso você encontre belas imagens em outros perfis do Instagram e queira armazená-las em seu dispositivo ― seja para colocar como papel de parede ou até mesmo para repostá-la ―, você pode baixá-la com a nossa ferramenta de forma rápida e gratuita.

6. Seja presente

Um dos pontos mais importantes do marketing digital Instagram é a presença. Todos os dias a marca deve apresentar-se à disposição do público, nem que para isso seja necessário investir em ferramentas de automação.

De nada adianta, aparecer diversas vezes em uma só semana, por exemplo, postando uma série de conteúdos de valor, mas passar a próxima quinzena sem dar as caras nenhuma vez sequer.

Além de ser prejudicial em termos de engajamento, o público fica mais resistente a criar uma relação de confiança com a marca. Em um efeito cascata, isso culmina em poucos resultados com seu posicionamento na rede social.

Desse modo, faça de tudo para mostrar constância no Instagram. Sobretudo, investindo em ferramentas de automação, pois elas otimizam a comunicação com o público, não deixando ninguém sem resposta por parte da marca.

Inclusive, o algoritmo valoriza bastante perfis que usam frequentemente todos os recursos que a plataforma disponibiliza. Então, ser consistente em seu posicionamento pode ser a chave do sucesso do marketing digital Instagram.

7. Use hashtags corretamente

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As hashtags podem ampliar consideravelmente o alcance das suas postagens, porque atrai seguidores interessados em assuntos em comum com o que foi compartilhado em seu perfil.

O problema é que, muitos usuários usam somente hashtags famosas, isto é, com milhões de publicações. Assim como, colocam hashtags de forma excessiva nos conteúdos ou aba de comentários.

Além de não funcionar em termos de estratégia, o perfil em questão fica suscetível a sofrer punições de shadowban por repetir determinada ação demasiadamente.

Resumindo: quando usadas corretamente, as hashtags são uma ótima ação de marketing digital Instagram, entregando os conteúdos de valor da marca para mais pessoas do seu público.

8. Faça anúncios

Por mais que o tráfego orgânico já entregue bons resultados para marcas posicionadas na rede social, soluções de tráfego pago mostram-se muito mais vantajosas. 

Nesse sentido, em ações de marketing digital Instagram, você deve considerar também promover conteúdos, produtos, serviços ou até mesmo a própria marca por meio de anúncios.

No Instagram ads, recurso de anúncios da plataforma, você tem duas opções: botão impulsionar e gerenciador de anúncios do Facebook. Ambos aumentam o alcance, engajamento e conversão do seu perfil, contanto que você os utilize inteligentemente.

9. Contrate profissionais

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Não é porque você sabe usar os mais variados recursos do Instagram que você precisa ficar responsável por tudo o que é necessário para manter o perfil ativo, funcionando como o esperado. Para isso, há profissionais da internet que podem fazer esse trabalho por você, como:

Delegar tarefas é mais do que necessário para profissionais e empresas escalarem seus respectivos negócios. Então, não tenha receio de contratar profissionais para cumprir essas funções, ainda que pareçam básicas. É um investimento que dará bons frutos em um futuro próximo.

10. Análise de desempenho e pontos de melhora

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Marketing sem análise de dados é como dirigir de olhos fechados. Por isso, aplicando cada uma dessas ações de marketing digital Instagram citadas até então, não deixe de avaliá-las periodicamente.

É mensurando os resultados conquistados que você vai entender o que está funcionando bem. Assim como, aquilo que precisa ser melhorado ou até mesmo removido das ações de marketing digital Instagram da marca.

Tudo isso fará com que você encontre o melhor caminho para continuar crescendo na rede social, deixando seu perfil em destaque no mercado em que atua.

Dúvidas relacionadas a marketing digital Instagram

Como trabalhar com marketing digital no Instagram?

Trabalhar com marketing digital Instagram requer uma série de ações por parte do profissional ou empresa. Marketing de conteúdo, cronograma de postagens, organização do perfil e qualidade visual, por exemplo, são alguns dos aspectos que você precisa dar a devida atenção.

Quanto custa um marketing digital para Instagram?

O custo do marketing digital Instagram é proporcional a quanto você deseja investir na plataforma, tamanho do projeto e variáveis, como contratação de profissionais, investimento em anúncios e ferramentas de automação, por exemplo.

É possível ganhar dinheiro com marketing digital sem aparecer?

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso aparecer para lucrar com marketing digital Instagram. Existem vários e vários perfis que o fazem sem nunca ter postado uma foto pessoal se quer. Então, é absolutamente possível ganhar dinheiro na rede social sem aparecer.

ImpulsioneGram: o que você precisa para bombar seu perfil na rede social

Por fim, o marketing digital Instagram é uma possibilidade que você não pode ignorar em hipótese alguma. Certamente, o que não falta é benefícios em posicionar-se na rede social. Sendo possível alavancar seus resultados como nunca antes.

Os próprios desenvolvedores da plataforma disponibilizaram recursos de marketing digital Instagram, facilitando a realização de ações comerciais na rede social e transformando-a em um verdadeiro canal de vendas.

Além disso, os consumidores presentes no Instagram abraçaram essa nova proposta, seguindo perfis de marcas e comprando itens por meio dos conteúdos que acompanham na plataforma.

Então, não há porquê não começar a promover sua marca, produtos ou serviços no Instagram. Ainda não está convencido? Há uma outra ação de marketing digital Instagram para você mudar de ideia, isto é, a compra de seguidores e curtidas.

No ImpulsioneGram, você pode comprar seguidores e curtidas de perfis reais e brasileiros em cinco minutos ou menos para bombar seu perfil de vez na rede social.

Se a demora para crescer no Instagram é o que te preocupa, você pode chutar esse obstáculo para longe comprando números impressionantes rapidamente com a gente. Os resultados que você tanto espera nas plataformas digitais, estão a um clique de você. Adquira já!

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.