Certamente, o Instagram é uma das redes sociais mais populares de todo o mundo. Trata-se de bilhões de usuários conectados no aplicativo. Por meio da plataforma, é possível entreter-se, interagir com outras pessoas próximas e seguir personalidades relevantes, por exemplo. Assim como, utilizar ferramentas a exemplo do Close Friends, para ganhar dinheiro ou potencializar resultados.

De uns tempos para cá, as redes sociais deixaram de ser somente plataformas para descontrair-se, conversar com amigos ou conhecer novas pessoas. Agora, elas  tornaram-se peças fundamentais nas estratégias de marketing e vendas.  

Nesse sentido, percebendo a relevância da plataforma para diversos intentos, os desenvolvedores do Instagram procuram disponibilizar funcionalidades que beneficiem tanto pessoas quanto empresas que o utilizam. E uma das inovações trazidas à plataforma, é justamente o Close Friends.

Com essa ferramenta, os usuários podem criar listas com grupos seletos de pessoas para comunicar-se única e exclusivamente com elas. Para perfis pessoais, o Close Friends permite que conteúdos sejam publicados somente para que amigos mais próximos os vejam. 

No entanto, quando os fins do uso do Close Friends são comerciais, essa é uma ótima oportunidade para segmentar o público. Ou seja, os usuários podem estreitar a relação com potenciais clientes, ganhando sua confiança para realizar vendas ou fortalecer a marca.

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O que é Close Friends?

Pessoas tirando selfie para friends

Close Friends ou Amigos Próximos numa tradução simples, é uma ferramenta gratuita em que pode-se criar listas de amigos próximos e publicar conteúdos exclusivos para essas pessoas no Instagram. 

Todo mundo tem pelo menos um grupo de amigos mais íntimos do que os outros. Também existem situações que só são expostas para os melhores amigos, porque há uma relação de confiança para conversas nesses moldes.

Da mesma forma, o Close Friends busca criar um ambiente que seja favorável para assuntos importantes, seja do cotidiano ou para fins comerciais. Isso porque, a plataforma também pode ser utilizada com a finalidade de vender e construir marcas. Sendo uma ótima estratégia para desenvolver um relacionamento genuíno com clientes em potencial. 

A necessidade de sentir-se importante, de fazer parte de algo maior ou exclusivo para um grupo seleto de pessoas, é algo intrínseco dos seres humanos. Em outras palavras, as pessoas nascem e morrem com esse desejo. 

Nesse sentido, o Close Friends não deixa de ser uma forma para que as pessoas supram esse anseio, pois elas recebem conteúdos que apenas pessoas escolhidas cautelosamente por determinado usuário podem ver.

Como funciona e características da ferramenta

Homem no celular olhando o close friends

Para acessar a funcionalidade do Close Friends é bem simples. O usuário só precisa ir até o canto superior na tela inicial do Instagram, precisamente, clicando na opção caracterizada com três pequenos traços. E em seguida, clicar na opção Amigos Próximos.

Desse modo, a lista será aberta permitindo ao usuário adicionar os perfis de sua preferência. Inclusive, o Instagram recomenda alguns perfis que podem ser interessantes para introduzir neste grupo VIP. Detalhe: não é necessário que o perfil selecionado faça parte das pessoas seguidas pelo usuário ou de seus próprios seguidores.

Com a lista de Close friends criada, cada vez que o usuário criar Stories no Instagram para comunicar-se com as pessoas ele terá três opções de compartilhamento disponíveis: 

  • publicar para todos verem;
  • enviar para um perfil específico;
  • apenas para a lista de Amigos Próximos.

Então, basta clicar sobre esta última alternativa para que o conteúdo seja divulgado apenas para o público previamente definido. Ou seja, sua abordagem será segmentada para aquelas pessoas.

Assim como nos Stories comuns, isto é, disponibilizados para o público em geral, o conteúdo produzido para a lista de Close Friends poderá ser visualizado pelo público por até 24 horas. Passado o período, ele será automaticamente deletado pela plataforma.

Uma diferença que fica em destaque nessa funcionalidade, é a cor de contorno da esteira de Stories. Enquanto nos Stories comuns ele fica numa tonalidade de rosé, acompanhando a identidade visual do Instagram, em Stories feitos para a lista de Amigos Próximos, esse contorno aparece em verde claro. O objetivo da mudança de cores é justamente distinguir os dois tipos de publicação.

Close Friends na estratégia de marketing

Grupo de pessoas trabalhando em notebooks

Na estratégia de marketing das empresas, o Close Friends pode ser considerado a cereja do bolo. Isso porque, torna parte do processo de vendas ainda melhor por sua característica de exclusividade. Alguns exemplos da utilização do Close Friends nesse sentido, são:

Fidelização de clientes

À medida que os clientes realizam sua primeira compra no negócio, é interessante colocá-los na lista de Close Friends com o intuito de fidelizá-los. A fidelização de clientes é um dos fundamentos do marketing, pois cria uma base sólida de clientes para empresa, além de fazê-los passarem por toda sua esteira de produtos.

Assim, adicionar os clientes no Close Friends pode ser um caminho para estreitar a relação do consumidor com o negócio. Diversos conteúdos podem ser trazidos nesse canal de comunicação VIP para torná-los ainda mais satisfeitos, como, por exemplo:

  • mensagens especiais;
  • dicas sobre o uso de produtos;
  • antecipação de lançamentos.

Ofertas de conteúdo

Outra forma de aproveitar as vantagens do Close Friends na estratégia de marketing das empresas, é disponibilizando ofertas de conteúdos que estimulem os perfis inseridos na lista de Amigos Próximos à compra de produtos ou serviços.

É possível fazê-lo para a celebração de uma data importante ou na promoção de uma ação de marketing especial, por exemplo. Seja como for, algumas ofertas de conteúdo que podem ser feitas na lista de Close friends, são:

  • cupons de desconto em produtos ou serviços;
  • acesso VIP em eventos;
  • testes ou lançamento integral primeiramente para lista .

Além disso, as ofertas de conteúdo podem despertar o desejo de quem ainda está de fora da lista de Close Friends da empresa, fazendo-os quererem participar para receber tais recompensas. 

Dessa maneira, o Close Friends vai se transformando em uma ferramenta cada vez mais importante aos resultados do empreendimento. O número de clientes satisfeitos e fidelizados só cresce, o que aumenta a rentabilidade e reconhecimento da marca no mercado.

Canal direto de suporte e atendimento

O Close Friends também pode ser utilizado como um canal direto de suporte e atendimento da empresa. Assim, os clientes inseridos nessa lista exclusiva podem saná-la qualquer dúvida rapidamente.

Esse recurso pode ser fundamental no lançamento de algum produto ou serviço da empresa. Uma das possibilidades para adquiri-lo pode incluir a oportunidade de participar da lista de Close Friends do negócio. E acessando a ferramenta, o cliente terá um atendimento humanizado e personalizado à disposição.

Divulgações objetivas

De forma semelhante com os Stories comuns, no Close Friends pode-se compartilhar links externos nas postagens realizadas com a ferramenta. E como os integrantes da lista normalmente já são clientes das empresas ou pessoas próximas de concluir a jornada de compra, essa é uma boa oportunidade de realizar divulgações mais objetivas sobre os produtos ou serviços que elas oferecem.

Assim também, esse pode ser o momento ideal para apresentar cursos ou webinars, por exemplo, que sejam do interesse do público-alvo da empresa. Às vezes, essas divulgações podem até fugir um pouco do escopo dos produtos ou serviços principais do negócio, mas precisam agregar valor da mesma maneira que o restante da estratégia de marketing.

Feedback

Divulgando um produto da empresa primeiramente na lista de Close Friends, os clientes podem dar feedbacks sobre o que acharam ou realizarem boas perguntas sobre a novidade.

Essa primeira interação pode ser esclarecedora para a empresa, permitindo os produtores perceberem quais ajustes são necessários antes de disponibilizar o novo recurso de forma geral. 

Uma pequena mudança pode ser tão significativa a ponto de fazer o produto vender bem mais. Desse modo, utilizar o Close Friends para receber críticas construtivas também é benéfico à estratégia de marketing das empresas.

Parcerias no Instagram

No Instagram, existem influenciadores com listas de Close Friends altamente engajadas. Assim, empresas podem fechar parcerias com essas personalidades para oferecer seus produtos ou serviços. 

Contanto que os públicos sejam semelhantes e a parceria mostre indícios de ser vantajosa para ambos os lados, nada impede que negócios utilizem a lista de Close Friends dos influenciadores para expandir seus resultados.

3 dicas para transformar listas de Close Friends em dinheiro

Mulher no notebook sentada no chão

Dito isso, será que pessoas comuns também podem ganhar dinheiro com o Close Friends? Ou seja, sem necessariamente ser um grande influenciador ou uma empresa consolidada no mercado? A resposta é: sim, é absolutamente possível transformar essa ferramenta em ganhos financeiros.

No entanto, é preciso ser estratégico para que o intento realmente traga resultados consistentes para o usuário. Isso porque, o conteúdo criado para a lista de Close Friends deve contar com diferenciais que convençam determinado público a pagar para vê-lo. Nesse sentido, 3 dicas podem ajudar pessoas a monetizar no Instagram com essa funcionalidade:

Conteúdos que agregam valor

O marketing de conteúdo é a melhor maneira de atrair, engajar e converter pessoas a uma determinada ação. Porém, para que cumpra seu objetivo numa estratégia de marketing, os conteúdos precisam mostrar um nível de qualidade e profundidade suficientemente bom para chamar a atenção do público.

E não é diferente no Close Friends. Quanto mais atrativo, inovador e impactante for o conteúdo publicado nessa lista segmentada, mais chances o usuário terá de ganhar dinheiro com a funcionalidade. 

Ou seja, de nada vai adiantar publicar materiais genéricos ou saturados. Pelo contrário, será preciso demonstrar algo único nos conteúdos publicados no Close Friends, um diferencial para que agregue valor, que faça as pessoas quererem pagar para acessá-lo.

Uma dica é criar previamente uma linha editorial de conteúdos, lembrando das sazonalidades do nicho específico para construir uma narrativa coerente e envolvente para a lista de Amigos Próximos.

Engajamento do público

Para transformar uma lista de Close Friends em dinheiro, também é necessário encontrar formas de manter o engajamento do público nas publicações. Isto é, interagindo com as postagens, seja por curtidas, comentários ou reações.

Dessa forma, os conteúdos precisam ser estruturados de maneira persuasiva. Para que incentivem os integrantes da lista exclusiva a não só interagirem com o que está sendo dito, mas também comentarem com outras pessoas sobre o material disponibilizado ali.

Além disso, responder frequentemente os comentários das pessoas também é uma forma de mantê-los engajados, pois cria uma proximidade ainda melhor com a lista e promove valor.

Análise de resultados e promoção de melhorias na estratégia

Criando uma lista de Close Friends e produzindo conteúdos de qualidade para nutri-la, de tempos em tempos, o usuário deverá avaliar os resultados obtidos até então. Sobretudo, por meio das métricas do Instagram, de modo que encontre formas de melhorar a estratégia.  

Por exemplo, analisando a quantidade de visualizações e de pessoas que reagiram a determinadas postagens, pode-se observar quais conteúdos agradam mais o público da lista de Close Friends. Assim, poderá produzir novos materiais com características similares.

Dúvidas comuns sobre o Close Friends

Mulher pensativa olhando para elementos do close friends do Instagram

É possível criar várias listas de Close Friends?

Pelo menos por enquanto, ainda não é possível criar mais de uma lista de Amigos Próximos no Instagram. Contudo, quem criou a lista sempre pode editá-la, deixando somente aqueles que precisam ver suas publicações mais importantes.

Há um limite de perfis para o uso da funcionalidade?

Assim como no número de seguidores do Instagram, não há um limite de perfis que podem ser adicionados na lista de Close Friends. Ou seja, o usuário pode incluir quantas pessoas quiser na ferramenta para publicar conteúdos exclusivos.

Integrantes do Close Friends podem compartilhar conteúdos exclusivos da lista?

De nenhum modo é possível compartilhar conteúdos publicados para a lista de Close Friends, justamente pelo princípio de exclusividade que a ferramenta possui. Então, os integrantes não podem enviar nada postado lá para o direct de outra pessoa, nem tampouco nos Stories comuns.

Conclusão

Por fim, o Close Friends mostra-se uma ferramenta excelente para estratégias de marketing tanto de pessoas como de empresas. A funcionalidade possui um nível de segmentação raro no mercado. Assim como, várias oportunidades para transformá-la em resultados financeiros expressivos.

Além disso, uma outra possibilidade para quem planeja utilizar o Close Friends para fins comerciais, é comprar seguidores ou curtidas. Assim, não será tão difícil e nem demorado conquistar resultados relevantes com a ferramenta.

No ImpulsioneGram, é possível adquirir seguidores e curtidas em menos de 5 minutos. Porém, não se trata de seguidores fakes ou países distantes. Pelo contrário, são seguidores reais e brasileiros que impulsionam o Instagram de vários usuários a atingirem resultados expressivos.

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.