Atualmente, é imprescindível que marcas façam divulgação Instagram. Isso porque, não há como ignorar os números impressionantes apresentados pela rede social nos últimos tempos. Sobretudo, em ações de marketing e vendas.

O Instagram superou a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Sendo o Brasil o segundo país que mais tem pessoas presentes na plataforma.

Em um levantamento do Opinion Box, 82% dos usuários do Instagram disseram que seguem marcas. Como se não bastasse, 78% deles acham que os negócios devem posicionar-se nas redes sociais para interagir com os consumidores.

Ou seja, o Instagram tem um potencial gigantesco para ações comerciais. Você pode, por exemplo, divulgar sua prestação de serviço, criar um infoproduto para vendê-lo ou simplesmente reforçar sua autoridade no mercado.

A maioria do público das marcas está na rede social e há aspectos do Instagram que dialogam com esse tipo de relação. Assim como, funcionalidades da plataforma essencialmente voltadas à promoção de negócios.

Pensando nisso, preparamos 7 estratégias fundamentais de divulgação Instagram para que, posicionando-se na plataforma, você alcance os resultados que tanto espera.

Tenha uma ótima leitura!

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

Entenda a importância da divulgação Instagram

Ações de divulgação Instagram podem ser extremamente vantajosas para sua marca. Principalmente, por conta dos diferenciais que esse canal de vendas apresenta.

O conceito atual é que, empresas ou profissionais não precisam ficar mais distantes dos seus clientes para manter uma abordagem formal. Pelo contrário, quanto mais próximos estiverem, melhor.

Todo o trabalho dedicado ao marketing e vendas resume-se a uma palavra: confiança. Sendo assim, o nível de proximidade que uma marca tem com seu público é o que será determinante para o sucesso do negócio.

Foi com o advento das redes sociais que essa ideia ganhou força. Ainda mais quando o Instagram passou a ser considerado como um canal de vendas, oferecendo diferenciais, como:

Visibilidade

No Instagram, marcas podem alcançar centenas de milhares de pessoas quando seguem estratégias eficientes. Tanto construindo tráfego orgânico quanto investindo em tráfego pago.

Relação próxima com potenciais clientes

Você também tem uma relação mais próxima com potenciais clientes na divulgação Instagram. É possível compartilhar bastidores da rotina ou produzir conteúdos que falam da realidade das pessoas, por exemplo.

Desse modo, você humaniza a abordagem. No marketing tradicional, era comum que marcas escolhessem falar de forma genérica ou superficial, mas graças a opções como o Instagram você pode mudar essa postura.

Alta capacidade de conversão

A grande visibilidade e engajamento do Instagram, dá para a plataforma uma alta capacidade de conversão. Você constrói uma relação genuína com milhares de seguidores e a venda de produtos ou serviços passa a ser natural.

O ponto é: se você ainda não colocou sua marca no Instagram, está perdendo dinheiro e relevância. Por isso, destacamos 7 estratégias fundamentais para divulgação Instagram para você entrar com tudo na rede social. Confira!

7 estratégias fundamentais para divulgação Instagram

icone produtividade

1. Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital focada no desenvolvimento de materiais persuasivos. Na divulgação Instagram, isto é compartilhar postagens que, de alguma forma, agregam valor para o público.

Por exemplo, caso o campo de atuação da sua marca seja sobre saúde e emagrecimento, por exemplo, seria interessante você frequentemente compartilhar conteúdos com dicas, ensinamentos e lições sobre temas, como:

  • alimentação saudável;
  • atividades físicas;
  • saúde mental.

Inclusive, você poderia criar um cronograma de postagens para cada funcionalidade da rede social, deixando tudo devidamente organizado, com dias e horários fixos para os posts.

2. Aproveite ao máximo os recursos da plataforma

A rede social contém uma série de funcionalidades que você pode aproveitar na divulgação Instagram. Especialmente, para a produção de conteúdo que destacamos há pouco, incluindo:

Além do mais, existem recursos da plataforma que passam despercebidos pela maioria dos usuários, mas que também são importantes para os resultados obtidos.

Colocar geolocalização em suas postagens, por exemplo, facilita o acesso dos seguidores ao seu estabelecimento. Assim como, o uso de hashtags amplia o alcance do perfil quando feito da forma correta.

Nesse sentido, uma estratégia é aproveitar ao máximo tudo o que o Instagram deixa à disposição para divulgação da sua marca. Assim, você potencializa ainda mais os seus resultados na rede social.

Dica: precisa baixar vídeos do Instagram para guardar no seu dispositivo ou compartilhar com os amigos? Conheça nossa ferramenta feita justamente para isso!

3. Identidade visual

No mundo digital, a aparência fala tanto quanto as palavras. Sendo assim, uma boa estratégia é você construir uma identidade visual com formas, símbolos e cores específicas para divulgação Instagram.

Você pode, por exemplo, definir uma paleta de cores para todos os conteúdos postados no feed, além de organizá-lo em um dos modelos mais populares do momento, como:

  • xadrez;
  • alinhado;
  • colunas.

Assim também, é importante você prezar pela qualidade das fotos que compartilha. Elas precisam estar na resolução, tamanho e dimensão certa para estar dentro do ideal.

4. Contratação de profissionais

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa fazer divulgação Instagram sozinho. Existem diversos profissionais que cumprem eficientemente os principais trabalhos de marketing e vendas na rede social, como:

Ainda que você esteja começando e não tenha tantos recursos para investir, contratar profissionais pode ser uma estratégia essencial para os resultados da sua marca.

Como o mercado digital ainda está no começo, há muitos profissionais que estão no início de sua carreira. Então, eles normalmente cobram um preço abaixo do mercado para serviços do tipo. Ainda assim, com uma ótima qualidade.

5. Parcerias com influenciadores

Fazer parcerias com influenciadores digitais é uma das melhores estratégias de divulgação Instagram. Essas personalidades possuem milhares de seguidores engajados que podem se tornarem clientes da sua marca num piscar de olhos.

Para isso, basta que você feche negócio com um influenciador que tenha público e valores em comum. Então, ele vai divulgar a marca para pessoas do seu público, de modo que passem a acompanhar o perfil e comprem de você.

Os digitais influencers ainda podem trazer vantagens para outros aspectos da sua marca. Ele melhora a segmentação do seu Instagram e fortalece o branding, por exemplo.

6. Anúncios

Assim como os mecanismos de busca e outras redes sociais, é possível fazer anúncios de divulgação Instagram. Sobretudo, para impulsionar o alcance do perfil.

Também é interessante usar esse recurso quando você quer levar pessoas para fora da plataforma. Por exemplo, se você trabalha com listas de email, pode estreitar o relacionamento com seus seguidores do Instagram levando-os para lá.

Os anúncios da plataforma chamam-se Instagram ads e podem ser feitos de duas formas: botão impulsionar e gerenciador de anúncios do Facebook. Sendo ferramentas com diferentes propostas.

7. Analise o desempenho

Foto de um homem olhando para seu smartphone e levantando o punho com entusiasmo, representando uma estratégia de divulgação no Instagram.

Por último, a estratégia de divulgação Instagram que destacamos é analisar o desempenho. Na rede social, não basta simplesmente implementar diversas ações de marketing e vendas, é preciso verificar periodicamente como elas estão indo.

Por isso, o próprio Instagram disponibiliza a função insights para usuários que têm conta comercial na plataforma, com dados sobre a quantidade de seguidores e impressões do perfil em questão.

Dessa forma, separe frequentemente um tempo para analisar como cada estratégia está funcionando, o que está bom, o que precisa ser melhorado e o que deve ser descartado. 

Dúvidas relacionadas a divulgação Instagram

Como fazer divulgação no Instagram?

Há diversas formas de fazer divulgação Instagram, tanto gratuitamente quanto de forma paga. Você pode, por exemplo, usar o Feed para apresentar sua proposta, Stories e Close Friends para aprofundar o relacionamento com o público, e o Reels para promover sua marca de uma maneira mais informal.

Como fazer divulgação no Instagram grátis?

Estratégias como, o marketing de conteúdo,  são formas de divulgação Instagram gratuitas. Para isso, você vai precisar definir seu público-alvo, tom de voz e temas que realmente vão agregar valor. Assim como, ser coerente em sua comunicação e constante.

Como promover um anúncio no Instagram?

Para promover anúncios no Instagram, você pode impulsionar publicações já realizadas na plataforma. Como também, criar propagandas do zero focadas essencialmente em atrair, engajar e converter potenciais clientes.

Conclusão

Por fim, divulgação Instagram é indispensável para qualquer empresa, só que precisa ser feita de forma planejada, considerando todas essas estratégias mencionadas acima.

A rede social tornou-se própria para relações comerciais, tendo características, funcionalidades e público para que você possa potencializar os resultados da sua marca.

Em outras palavras, você pode contar com essa rede social não só para monetizar, mas também ser cada vez mais relevante no mercado, conquistando números  expressivos.

Além disso, uma estratégia fundamental para você crescer no Instagram é adquirir seguidores e curtidas. No ImpulsioneGram, você pode comprar seguidores e curtidas de perfis reais e brasileiros em menos de cinco minutos.

Isso mesmo, não se trata de perfis falsos ou de países distantes, mas sim pessoas que vão fazer seu perfil bombar de verdade, dando a credibilidade que seu Instagram precisa para que você alcance seus objetivos na plataforma. Adquira já!

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.