“Como fazer parceria no Instagram” é uma pergunta bem comum entre profissionais e empresas que buscam encontrar formas de alavancar seus resultados. Inclusive, na própria rede social.

Isso porque, o marketing de influência cresceu demasiadamente nos últimos anos. O público que acompanha os influenciadores digitais é enorme e apresenta um forte engajamento, o que molda até mesmo seu comportamento de compra.

Para os negócios, essa é uma grande oportunidade de ampliar o alcance da sua proposta. Trata-se de pessoas que já confiam no trabalho do influenciador. Assim, fazendo uma parceira, você pode ganhar inúmeros potenciais clientes.

Uma pesquisa do Business Insider diz que, até o final de 2023, este mercado valerá cerca de R$ 79 bilhões. Além disso, segundo o relatório State of Influencer Marketing, 94% das parcerias com digital influencers incluem o Instagram.

Em outras palavras, estamos na era dos influenciadores. Principalmente, no Instagram. Dessa forma, saber como fazer parceria no Instagram é necessário para bombar não só na rede social, mas também todo o seu negócio.

Pensando nisso, vamos te explicar tudo e um pouco mais sobre o marketing de influência. Começando pelos princípios da estratégia, passando pelos seus principais benefícios e, por fim, falando de como fazer parceria no Instagram.

Tenha uma excelente leitura!

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Entenda o marketing de influência

marketing de influencia

Fundamentalmente, marketing de influência é a estratégia em que marcas e influenciadores fazem parcerias benéficas para ambos os lados. Sendo uma ótima alternativa para promover seu trabalho com mais eficiência.

Para os influenciadores, o marketing de influência oferece benefícios essencialmente financeiros, porque costumam receber muito bem por apresentar marcas para seu grande público.

É claro que, os influenciadores também ganham mais relevância estando em acordo com profissionais ou empresas. Ainda assim, a questão financeira acaba pesando mais para levá-los a aceitar propostas do tipo.

Para marcas, essa é uma oportunidade de ouro para fortalecer seu posicionamento nos canais de vendas digitais. Tanto que, vem revolucionando suas estratégias para monetizar.

Cá entre nós, construir uma relação de confiança com o público é desafiador, não é? Pois bem, os influenciadores digitais, possuem milhares de seguidores que estão bastante engajados com sua área de atuação, oferecendo vantagens, como:

  • tráfego qualificado;
  • segmentação;
  • fortalecimento do branding.

Desse modo, apostar no marketing influência pode dar o empurrão que seu negócio precisa para destacar-se no mercado, fazendo-o alcançar aqueles que, muito provavelmente, vão comprar de você.

Em termos práticos, a parceria funciona assim: cada parte fica responsável por uma parte da estratégia e os lucros relacionados às vendas obtidas com são divididos conforme o combinado no fechamento do acordo.

Além disso, o potencial do marketing de influência é ainda maior no Instagram, pois a maioria esmagadora dos influenciadores estão lá. Sem contar que, o público dos mais variados nichos frequentam diariamente a plataforma também.

Nesse sentido, entender como fazer parceria no Instagram é o caminho para surfar nessa grande onda chamada marketing de influência, potencializando os resultados até mesmo na própria rede social.

Principais benefícios de investir em digital influencers

gráfico subindo fundo neutro

Antes de te explicarmos como fazer parceria no Instagram, daremos ênfase aos benefícios de investir em digital influencers, seja você profissional ou empreendedor.

É fundamental que você tenha clareza sobre os motivos para fechar uma parceria assim. Por isso, reunimos o que há de melhor nessa estratégia para bombar o seu negócio, trazendo resultados expressivos. Acompanhe!

Tráfego qualificado

Os influenciadores digitais conseguem criar conexões profundas com seus seguidores. Isso porque, carregam algo essencial: autenticidade. Essencialmente, eles não querem vender nada, mas sim ajudar pessoas.

Para você ter uma ideia, é como se os influencers fossem amigos reais de cada seguidor. Eles conversam sobre assuntos em comum com o público. E ainda geram valor por meio de: informações, entretenimento e ensinamentos.

Tudo isso permite que os influenciadores construam um tráfego altamente qualificado, de modo que, sabendo como fazer parceria no Instagram você pode contar com um público praticamente pronto para ser monetizado.

Segmentação

Uma coisa é certa: falar para todos, de maneira genérica, é algo que não funciona na internet. Assim, quanto mais específica for sua comunicação, mais chances você tem de vender um produto ou serviço para determinado público.

Tendo à disposição o tráfego emitido pelos influenciadores, o que acontece é justamente isso: uma melhor segmentação, porque o público já possui um forte interesse na sua área de atuação. 

Dessa maneira, a jornada de compra do público é encurtada. Sendo uma estratégia vantajosa até mesmo na relação custo-benefício, porque o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) fica abaixo do valor do marketing tradicional.

Fortalece o branding

Já que o público dos influenciadores são altamente engajados, sabendo como fazer parceria no Instagram, você fortalece o branding do seu negócio, isto é, torna sua marca mais forte.

O público passa a associar o influenciador que você fechou parceria com seus  valores, personificando a essência da sua proposta. Isso gera um efeito cascata, trazendo várias outras vantagens para seu negócio, incluindo:

  • retenção de clientes;
  • convites para iniciativas relevantes;
  • mais impacto em suas campanhas de marketing.

Influenciadores disponíveis

Ao contrário do que muitos pensam, não é difícil encontrar ótimas parcerias no Instagram. Isso porque, você não precisa procurar somente os principais influenciadores, aqueles que têm centenas de milhares de seguidores.

Existem médios e pequenos digitais influencers com um forte engajamento disponíveis no mercado. E, por vezes, pode fazer mais sentido para sua marca fechar parcerias com eles do que com os mais famosos.

Aliás, é importante destacar que você deve buscar influenciadores que estejam alinhados com seus valores. Ou seja, vocês devem defender as mesmas causas, senão uma eventual parceria não fará o menor sentido.

Por exemplo, se você trabalha na área de nutrição, profissão que defende a alimentação saudável, e o influenciador não tem o menor cuidado com aquilo que come, você só vai prejudicar sua imagem com essa parceria.

Como fazer parceria no instagram?

arte instagram parceria fechada

Entendendo os fundamentos e benefícios do marketing de influência, podemos ir ao principal: como fazer parceria no Instagram. Separamos 7 ações que vão ajudá-lo a fechar um ótimo negócio e potencializar os seus resultados. Confira!

1. Estabeleça metas

Pensando em como fazer parceria no Instagram, antes de mais nada, você precisa estabelecer metas, considerando o que pretende alcançar com o marketing de influência. Há vários objetivos possíveis, dentre os quais se destacam:

  • aumentar o alcance;
  • lançar um produto ou serviço;
  • transformar leads em clientes;
  • aproveitar datas especiais;
  • custo-benefício.

Como o romancista Lewis Carroll diz, para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Nesse sentido, definir os motivos para realizar uma parceria com digital influencers é essencial para traçar o caminho a ser trilhado.

2. Faça uma lista reunindo os melhores influenciadores

Feito isso, sua próxima ação em como fazer parceria no Instagram será reunir os melhores influenciadores disponíveis numa lista. Mas calma, não estamos falando dos melhores em si, mas daqueles que têm o perfil que seu negócio precisa.

Em seguida, procure saber tudo relacionado com a vida dos influenciadores listados. Principalmente, sobre seus valores, público, comunicação e personalidade.

Com um olhar analítico, você precisa descartar um por um da lista, levando em conta os pontos positivos e negativos de tais influenciadores. Só assim será possível encontrar aqueles que melhor se encaixam na sua proposta.

3. Tenha um briefing claro

À medida que os alvos em como fazer parceria no Instagram forem definidos, você deve apresentar um briefing claro sobre o trabalho que precisa ser feito, reunindo as informações mais importantes.

Além disso, mencione como você vê uma eventual parceria com o influenciador, como isso seria benéfico para ambos os lados, mas deixando tudo em aberto uma conversa de negociação.

4. Dê liberdade para o influenciador

Embora você possa trazer algumas definições no briefing, vale dizer que é necessário dar liberdade para o influenciador em como fazer parceria no Instagram.

Ele tem características únicas e conhece como ninguém os caminhos para se comunicar com seu público-alvo. Então, o briefing passado para o influenciador deve ser flexível, considerando seu alto nível de criatividade e experiência.

5. Divulgue a campanha

Ao fechar um negócio em como fazer parceria no Instagram, é hora de divulgar a campanha. Então, faça postagens no Instagram e em outras plataformas digitais anunciando o novo momento da sua marca.

Às vezes, muitas pessoas que já te seguem no Instagram, por exemplo, acompanham também o trabalho do influenciador que você fechou uma parceria. Dessa forma, ele ficará feliz com a notícia, celebrando essa união.

6. Analise os resultados da parceria

Conforme a parceria já estiver acontecendo, você tem que analisar quais os resultados a estratégia está trazendo para o seu negócio. Caso contrário, não será possível identificar seus erros e acertos.

Nesse sentido, analise o número de seguidores, impressões, conversões, dentre outras métricas relevantes aos seus resultados. Além disso, uma opção é investir em softwares que façam essa análise por você.

Quando é o momento certo para apostar no marketing de influência?

Se você está pensando em como fazer parceria no Instagram, precisa identificar antes se esse é o momento ideal para apostar nessa estratégia. Por exemplo, o seu perfil na rede social precisa estar pronto para receber os novos seguidores.

Você deve ter uma linha editorial bem desenvolvida, fotos de qualidade, bio persuasiva, destaques pontuais àquilo que é fundamental no posicionamento da sua marca no Instagram e muito mais.

A ideia é que, de nada adianta aprender como fazer parceria no Instagram e fechar um ótimo negócio com um influenciador digital, se você não entrega motivos o bastante para que o público permaneça no seu perfil.

Em outras palavras, todo o esforço para alcançar um público maior e mais segmentado para potencializar seus resultados nos canais digitais, pode ir por água abaixo caso você não esteja suficientemente pronto para recebê-lo.

Portanto, analise bem qual é o atual momento da sua marca. Às vezes, o que você precisa atualmente não é de parcerias no Instagram, mas sim aumentar a credibilidade do seu perfil.

Nesse sentido, seria mais interessante entender como criar um cronograma de postagens, elaborar boas perguntas nos Stories, deixar o Feed organizado ou investir em ferramentas de automação.

Dúvidas relacionadas a como fazer parceria no Instagram

Como fazer pedido de parceria no Instagram?

Se você está pensando em como fazer parceria no Instagram, saiba que o processo para solicitá-la é bem simples. Os influenciadores na rede social anseiam por esse modelo de negócio também. Então, basta mandar uma mensagem para eles, até mesmo pela própria rede social, e apresentar sua proposta.

O que propor para uma parceria?

Em parcerias no Instagram, você deve propor ações benéficas não só para sua marca, mas também para o influenciador. Elas devem se relacionar com o campo de atuação de ambos e prezar pela criatividade e autenticidade dos profissionais da internet.

Quais são os tipos de parceria no Instagram?

Parcerias no Instagram podem ser realizadas com pagamento por permuta, comissões de vendas ou por um valor fixo. Tudo vai depender do consenso em que ambos os lados chegarem, considerando suas preferências para concretizar o acordo.

Conclusão

mãos encaixando peça quebra cabeça

Por fim, agora que você já sabe qual como fazer parceria no Instagram, conhecendo 6 ações para fechar um ótimo negócio, pode obter todos os benefícios dessa importante estratégia nos resultados da sua marca.

No entanto, caso o momento da sua marca não seja esse, porque você acha que seu perfil no Instagram ainda não está pronto, por exemplo. Temos uma ótima dica: compre seguidores e curtidas.

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Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.