Atualmente, o processo de como recuperar mensagens apagadas do instagram pode ser feito somente pelo site do Instagram, isto é, na sua versão PC/desktop, por meio da solicitação do download dos dados.

Antes o usuário podia recuperar as mensagens pelo aplicativo móvel, mas após uma atualização do Instagram essa opção foi removida. 

Além das mensagens apagadas, também é possível recuperar fotos, vídeos e comentários realizados no perfil.

Sem mais delongas, veja logo abaixo, o passo a passo que explica como recuperar as mensagens apagadas do Instagram pelo PC.

banner tenha mais fama no seu perfil com mais seguidores

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram: entenda no passo a passo!

De fato, o Direct é uma das principais ferramentas do Instagram no sentido de gerar mais impressões e engajamento para os perfis da plataforma. Por causa disso, separamos logo abaixo o passo a passo, veja:

1. Acesse “Configurações” na tela inicial do SITE do Instagram

print do perfil do Instagram realçando a opção de configurações

Primeiramente, o você deverá acessar seu navegador e ir até o site oficial da plataforma para iniciar o processo de como recuperar mensagens apagadas do Instagram. 

Na tela inicial, você irá precisar clicar no ícone com sua foto de perfil, o qual fica no canto superior direito da tela. Feito isso, algumas opções vão aparecer.

Então, selecione “Configurações” para continuar.

2. Clique em “Privacidade e segurança”

print do perfil do Instagram realçando a opção de privacidade e segurança

Em seguida, aparecerá um menu com uma série de configurações do perfil do Instagram em questão.

No lado esquerdo, uma das opções disponíveis chama-se “Privacidade e segurança”. Clique nela para prosseguir.

3. Vá até “Download de dados” e clique em “Solicitar download”

print do perfil do Instagram realçando a opção de download de dados

Para continuar o procedimento de como recuperar mensagens apagadas no Instagram, será necessário que você faça uma rolagem até encontrar a página Download de dados e clicar na opção “Solicitar download”.

4. Confirme os dados

print do perfil do Instagram realçando a opção de confirmação de dados

Na etapa seguinte, você deverá confirmar o e-mail que receberá os dados recuperados.

Por vezes, essa informação será preenchida de maneira automática pela própria plataforma. 

Além disso, haverá duas opções de formato de arquivo para você escolher: HTML e JSON.

No entanto, não é necessário alterar nada nessa parte.

Então, basta clicar em “Avançar” para direcionar-se ao último passo do processo de como recuperar mensagens apagadas do Instagram.

5. Insira a senha da conta do Instagram e solicite o download

print do perfil do Instagram realçando a opção de download de dados

Por fim, preencha o campo que irá aparecer com sua senha da conta do Instagram.

Em seguida, só será preciso clicar em “Solicitar download” para que o processo de recuperar mensagens apagadas do Instagram seja concluído.

6. Pronto!

print do perfil do Instagram realçando a informação da confirmação do download

Depois de realizar esse passo a passo, dentro de 48 horas o Instagram enviará por e-mail um arquivo para o usuário, chamado “messages”.

Dessa forma, você só precisará encontrar um botão intitulado de “Baixar dados” para que o download seja feito no seu computador ou dispositivo móvel.

Lá vai estar todos os dados do perfil em questão, incluindo aqueles de mensagens que foram apagadas.

Detalhe: o arquivo será baixado em zip e para abri-lo o usuário deverá fazê-lo por meio de um editor de texto.

Dúvidas relacionadas com a recuperação de mensagens no Instagram

Como recuperar conversas apagadas do Instagram atualmente?

Infelizmente, ainda não é possível recuperar a conversa em si no Direct do Instagram. Ou seja, você só pode visualizar os dados de mensagens apagadas, porém elas não vão voltar exatamente para essa funcionalidade da rede social.

Como ler mensagens que foram apagadas?

O usuário do Instagram só pode ler mensagens que foram apagadas quando solicita o download de dados para o Instagram. Dessa forma, ele receberá um arquivo contendo todos os dados de seu perfil. Inclusive, das mensagens apagadas.

Onde fica a lixeira de mensagens do Instagram?

Apesar de vários sites falarem sobre a possibilidade de acessar a opção “excluídos recentemente”, isto é, a lixeira do Instagram, essa funcionalidade foi removida nas últimas atualizações da rede social. Só é possível arquivar postagens do feed do Instagram ou acessar stories publicados por meio do recurso “Itens arquivados”.

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

Gostou desse conteúdo? Confira também os seguintes artigos:

Conclusão

Em suma, o passo a passo sobre como recuperar mensagens apagadas do Instagram é relativamente simples. Sendo um verdadeiro alívio para muitos que, sem intenção, apagaram mensagens importantes relacionadas com sua família, negócios ou até mesmo com seu crescimento na própria rede social.

Aliás, há uma opção muito interessante para quem pretende tornar-se relevante no Instagram, tendo um número grande de seguidores e um forte engajamento nos conteúdos que publica. 
No ImpulsioneGram, é possível comprar seguidores e curtidas em menos de 5 minutos. Trata-se de perfis reais, brasileiros e dedicados a impulsionar o Instagram de pessoas comuns, profissionais e empresas de forma genuína. Ou seja, nada de perfis fakes ou de países distantes. Sendo uma ótima alternativa para crescer rapidamente na plataforma.

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.