Sem dúvidas, o Insta é uma das principais plataformas para ações de marketing do momento. Diversos profissionais e empresas promovem suas soluções na rede social. Assim, vale a pena investir em um bom curso de Instagram.

De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 86% dos usuários do Insta seguem marcas e 78% acreditam que os negócios devem interagir com os consumidores pela rede social.

Além disso, os profissionais e empresas posicionados dentro do Instagram pertencem a segmentos completamente diferentes. O que aumenta sua possibilidade de sucesso em usá-lo na estratégia de marketing.

Para isso, porém, você precisa aprender a usar o Instagram para fins de marketing, divulgação e vendas. Só assim, você pode bombar seu perfil e alcançar resultados expressivos para seu negócio.

Tenha uma excelente leitura!

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

Aprendendo a usar o Instagram na estratégia de marketing

Mais do que um ambiente favorável para trabalhar o marketing da marca, o Instagram tem características, funcionalidades e ferramentas que facilitam o posicionamento de empresas e profissionais na rede social.

A plataforma tem o aspecto visual como principal essência, por exemplo. Com isso, fica mais fácil atrair potenciais clientes a sua proposta. Assim também, formatos de conteúdo, como Feed, Stories e Reels, fazem a diferença para marcas.

O Feed serve como um grande cartão de visitas para o negócio. Os Stories, por sua vez, permitem a construção de uma relacionamento próximo entre marca e público. Enquanto o Reels pode aumentar exponencialmente seu alcance.

Quanto às ferramentas da rede social, há o Instagram Ads para veiculação de anúncios pagos. Como também, o Instagram Shopping para divulgação de produtos. Outros recursos importantes às ações de marketing, são:

  • aba explorar;
  • insights;
  • direct.

Para aprender a usar o Instagram como um canal de comunicação, há vários caminhos. Você pode consumir uma série de conteúdos gratuitos no Youtube, por exemplo. Assim como, acompanhar referências do mercado no próprio Insta.

Contudo, a melhor forma disparada de ter um conhecimento estruturado e coerente é investindo em um bom curso de Instagram. É o jeito mais garantido de ter o direcionamento certo e conquistar excelentes resultados na plataforma.

6 melhores curso de Instagram para bombar na rede social

Logo abaixo, listamos os 6 melhores curso de Instagram para bombar na rede social. São 3 opções gratuitas e 3 opções pagas capazes de levar você ou sua empresa a grandes resultados e relevância no Insta. Confira!

Importante: os cursos da lista não estão classificados em um ranking de melhor para pior. Todas as opções possuem níveis parecidos de entrega e podem atendê-lo melhor de acordo com suas necessidades. 

1. Como engajar e moderar uma comunidade (Gratuito)

O primeiro curso da nossa lista de curso de Instagram é o “Como engajar e moderar uma comunidade”. Trata-se de um material disponibilizado pela própria Meta, empresa detentora de marcas como Facebook, Whatsapp e Instagram.

Criar um ambiente de comunidade com o público da marca é um dos melhores caminhos para expandir seus resultados no Insta. E o curso gratuito da Meta ensina de forma básica como você pode fazer isso, precisamente em cinco passos:

  1. integrar novos membros;
  2. conexão entre membros;
  3. padrões da comunidade e termos de serviço;
  4. crises e conflitos;
  5. operações da comunidade.

O curso “Como engajar e moderar uma comunidade” tem duração média de apenas 25 minutos. Ou seja, cada aula pode ser concluída em cinco minutos. A didática é muito boa e o conteúdo de grande valor.

2. Planejamento de conteúdo (Gratuito)

Falando em conteúdo, o segundo curso de Instagram da lista envolve justamente esse assunto. É o “Planejamento de Conteúdo” ministrado pelo fundador e CMO da mLabs, uma grande referência em planejamento e marketing digital no Brasil.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais efetivas para atrair, engajar e converter o público no Insta. Só que, antes de mais nada, precisa de uma linha editorial bem elaborada.

Desse modo, o curso de Instagram gratuito “Planejamento de conteúdo” mostra para os alunos como desenvolver uma linha editorial eficiente e alcançar os objetivos da marca na plataforma. Entre os principais ensinamentos, estão:

  • entendendo a jornada Unbound;
  • tipos de conteúdo;
  • editoriais;
  • calendário;
  • frequência de publicações;
  • horários para posts.

Os conhecimentos sobre mídias sociais adquiridos no curso de Instagram da mLabs são suficientes para que você tenha uma comunicação assertiva com o público. O que deixa a marca nos trilhos do sucesso da rede social.

3. Design Thinking (Gratuito)

Na última opção gratuita de curso de Instagram, temos o “Design Thinking”. É um curso disponibilizado pelo Sebrae e promete impulsionar os resultados da marca na rede social.

Como mencionamos anteriormente, o Insta é uma plataforma essencialmente visual. E o aprendizado de conceitos de Design Thinking e inovação podem ser um grande diferencial para sua marca.

Em 9 horas de estudo, o curso gratuito do Sebrae ensina os principais conceitos, ferramentas, atributos e princípios de Design Thinking. Assim como, mostra cases de sucesso da aplicação da estratégia.

4. Instagram para negócios (Pago)

Entrando na categoria de curso de Instagram pago, o primeiro da lista é o “Instagram para negócios”. Uma opção barata ― apenas R$97 ― e completa para quem quer usá-lo em ações de marketing.

O curso é ministrado pela Renata Massa. Ela tem mais de 25 mil alunos em 12 países diferentes, oferecendo excelentes treinamentos voltados às redes sociais como esse.

Nas mais de 70 aulas do Instagram para negócios, você encontra tudo o que precisa saber para se posicionar como autoridade na plataforma. Entre os principais ensinamentos, estão:

  • como criar conta business;
  • identidade visual para Instagram;
  • Stories criativos;
  • engajamento dos seguidores;
  • gestão.

E mais: o curso de Instagram da Renata Massa possui 2 bônus exclusivos: Planner 28 dias para Instagram e lista com melhores hashtags de diversos nichos. E ainda conta com 3 convidados especiais: Rafael Bem, Laira Lopez e Rafael Aguiar.

5. Afiliagram (Pago)

Entre os curso de Instagram pago, temos também o “Afiliagram”. Trate de um curso com um preço um pouco mais elevado do que o “Instagram para negócios”. mas em compensação oferece um conteúdo ainda mais completo.

O treinamento é ministrado pelo Murilo Lima. Apenas no Afiliagram, há 12 mil estudantes e mais de 700 avaliações positivas sobre o material do curso. O que comprova a autoridade do Murilo no assunto.

Além de aulas sobre Instagram, o Afiliagram conta com uma série de conteúdos sobre marketing digital. Especialmente, focado na venda de infoprodutos. Os principais módulos do curso de Instagram do Murilo Lima, são:

  • Instagram persuasivo;
  • estratégias de vendas;
  • parcerias no Instagram;
  • copy e gatilhos mentais;
  • facebook ads;
  • tudo sobre Reels;
  • como utilizar o Canva.

6. Canva para negócios (Pago)

Por último, mas não menos importante, temos o Canva para negócios como curso de Instagram pago. Assim como o “Instagram para negócios”, o treinamento é ministrado por Renata Massa.

Dessa vez, a referência quando o assunto é marketing no Instagram ensina tudo sobre como usar a plataforma de design gráfico para alcançar resultados expressivos com a rede social.

São mais de 200 aulas completas no curso de Instagram “Canva para negócios” para você assistir. E o treinamento conta com diversos  bônus importantes, incluindo:

Para tirar dúvidas e melhorar o aprendizado, você tem o suporte ativo especializado da equipe da Renata Massa. Assim como, uma área de membros para trocar figurinhas com os outros alunos.

Por incrível que pareça, o curso “Canva para negócios” custa apenas R$147. Um preço simbólico em relação a grande entrega de conteúdo por parte da Renata Massa e todos os bônus.

Dúvidas relacionadas a curso de Instagram

Qual o melhor curso de Instagram?

Existem vários cursos de Instagram que podem ser considerados como o melhor do mercado. “Instagram para negócios”, “Afiliagram” e “Canva para negócios” são exemplos disso. A opção ideal depende de quais são os objetivos e público da marca.

Quanto custa um curso de mídias sociais?

O preço dos cursos de mídias sociais são bastante variáveis. Isso porque, depende de qual é o nível de complexidade do tema, suporte dado para os alunos e bônus oferecidos pelo produtor. Um curso de Instagram, por exemplo, tem opções de R$97 a R$1497.

Qual a profissão de quem cuida do Instagram?

A profissão de quem gerencia o perfil do Instagram de outras pessoas é conhecida como Social Media. Nesta carreira, a pessoa trabalha cuidando de toda a parte comunicativa da marca na rede social. Planeja e produz conteúdo, interage com seguidores e analisa resultados, por exemplo.

Conclusão

Por fim, investir tempo e dinheiro em um bom curso de Instagram vale a pena. A rede social pode levar marcas de qualquer segmento a excelentes resultados. Por isso, aprender como usar seus recursos é essencial.

Os 6 cursos mencionados ao longo do conteúdo são ótimas opções para transformar o Insta em parte importante da estratégia da sua marca. Escolha uma ― ou mais ― e bombe na rede social como nunca antes.
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Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.