Sem dúvidas, o Reels já é uma das funcionalidades prediletas dos usuários do Instagram. Para viralizar seus vídeos, porém, é preciso ser estratégico. Sobretudo, deve entender qual o melhor horário para postar Reels.

Criado para rivalizar com o TikTok, o Reels é uma funcionalidade que caiu nas graças dos Instagrammers. É uma opção para você não só criar conteúdos curtos essencialmente engraçados, mas também potencializar os resultados do perfil.

Isso porque, o Reels por si só tem um grande alcance. Ou seja, o algoritmo da rede social leva esse tipo de postagem para mais pessoas do que faria em conteúdos de Feed ou Stories, por exemplo.

Assim, caso você consiga viralizar um Reels, é muito provável que os números de todo o perfil cresçam exponencialmente. Não à toa, pessoas comuns, profissionais e empresas estão voltados a aproveitar ao máximo o potencial da funcionalidade.

Para isso, não há outro caminho a não ser elaborar uma estratégia que torne o desempenho dos posts mais efetivo. Sendo o melhor horário para postar Reels um dos fatores mais importantes a serem considerados por você.

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

Qual o melhor horário para postar Reels?

Desenho de calendario de postagem com um relogio ao lado

De acordo com um levantamento feito pelo MarketingHub, existem horários favoráveis para publicações de Instagram Reels, os quais vão dar muito mais visualizações e engajamento.

Eles analisaram mais de 100 mil postagens para definir o melhor horário para postar Reels. Assim como, os dias da semana que mais podem ajudar o criador de conteúdo a viralizar seus posts. Com isso, chegaram à seguinte conclusão:

  • 9h às terças-feiras;
  • 12h às quintas feiras;
  • 5h às sextas feiras.

Nos demais dias da semana ― que não são tão bons para postagem de Reels  ―, a pesquisa do MarketingHub também apontou o melhor horário para postar Reels no Instagram:

  • 6h, 10h e 22H às segundas-feiras;
  • 7h, 8h, 23h às quartas-feiras;
  • 11h, 19h, 20h aos sábados;
  • 7h, 8h, 16h aos domingos.

Contudo, a relação do MarketingHub é um parâmetro geral a ser seguido pelos perfis. Uma vez que, você precisa encontrar o melhor horário para postar Reels em específico para seu perfil.

Como encontrar o horário ideal para seu perfil?

O ideal é você combinar essas informações trazidas pelo MarketingHub com os insights disponibilizados nas contas profissionais do Instagram para encontrar o melhor horário para postar Reels.

Lá estão reunidas as principais métricas do perfil. Você sabe a quantidade de contas alcançadas e novos seguidores, por exemplo. Assim como, a região, faixa etária e gênero do público do seu Instagram.

E não para por aí. Também é possível ver quais são os períodos em que os seus seguidores ficam mais ativos. Os dias da semana e horários que o pessoal está mais conectado na plataforma.

Para encontrar o melhor horário para postar Reels de forma específica para seu perfil, essa métrica faz toda a diferença, ajudando-o a ser muito mais preciso na estratégia de conteúdo de Reels.

Além disso, o melhor horário para postar Reels pode variar de acordo com o segmento. Ou seja, quem usa a rede social para comercializar roupas pode ter um horário ideal, enquanto a empresa que vende cosméticos, por exemplo, pode ser outro horário a variar do engajamento dos seguidores.

Então, não deixe de considerar para quem você está falando na hora de definir qual é o timing correto para publicar conteúdos de Reels nos diferentes dias da semana.

5 dicas para viralizar seus Reels no Instagram

Desenho de mulher usando dicas para viralizar conteudos

Por mais que o melhor horário para postar Reels seja importante para aumentar o número de views, não é apenas esse fator que vai levá-lo a viralizar seus conteúdos. 

Nesse sentido, vamos te mostrar cinco dicas para bombar seus Reels. E, consequentemente, aumentar sua quantidade de seguidores, curtidas e comentários no Instagram. Confira!

1. Busque referências

Criatividade não é necessariamente criar algo do zero, mas sim unir ideias já existentes para formar uma nova solução. Assim, buscar referências na criação de conteúdo para o Reels pode ajudá-lo a viralizar com a funcionalidade.

Você pode, por exemplo, reunir todos os Reels virais de determinados perfis que pertencem ao mesmo segmento que o seu para se inspirar, extraindo deles boas ideias.

Essa tática funciona ainda mais para quem está começando a utilizar Reels para crescer o perfil. Isso porque, é uma base que permite você criar conteúdos com um padrão de qualidade mínimo para viralizar no Instagram.

2. Fique atento às tendências

A cada semana o Reels apresenta novas tendências. Seja de música, seja de formato. Assim, você precisa ficar atento às novidades para produzir conteúdos com grande potencial de viralizar.

Às vezes, um conteúdo que você fez até podia ter grandes números de visualizações e engajamento. Só que, por não seguir as tendências do momento, acabou não sendo chamando tanta atenção quanto poderia.

Em outras palavras, é o que está em alta que dita quais conteúdos vão viralizar ou não. Portanto, é indispensável que você se mantenha atualizado para bombar seus Reels.

3. Mantenha os Reels o mais curtos possíveis

Embora o Instagram tenha aumentado o tempo de duração de um Reels, não significa que a melhor estratégia seja produzir vídeos maiores para a funcionalidade. 

A essência do Reels continua sendo conteúdos rápidos, impactantes e envolventes. Por isso, mantenha seus Reels o mais curtos possíveis. Sem perder a qualidade, é claro.

Com isso, acredite: suas chances de viralizar algum dos conteúdos será maior. Até mesmo o público já está acostumado com os vídeos menores que encontram no Reels. Então, mudar não é a melhor opção neste caso.

4. Planeje um cronograma de postagens

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa planejar o Reels perfeito, aquele que com toda certeza vai viralizar. Até porque, isso não funciona. Há muitos detalhes que definem se um conteúdo vai ter muitos views ou não.

Dessa forma, o que você deve ter em mente é a constância. É a repetição que aumenta suas chances de viralizar. Então, o melhor a se fazer é planejar um cronograma de postagens essencialmente para o Reels. 

Para isso, prepare uma quantidade específica de conteúdos para a funcionalidade com antecedência, organizando-os por temas que dialoguem com o público e definindo o melhor horário para postar Reels.

Feito isso, analise periodicamente o cronograma de postagens desenvolvido, identificando o que deve ser mantido e o que pode ser melhorado. Para assim, viralizar o máximo de conteúdos possível.

5. Use hashtags

Usar hashtags leva o Reels para mais pessoas do público, aumentando tanto suas visualizações quanto o engajamento. Porém, muitos colocam 20, 25 ou até 30 hashtags aleatórias para melhorar os resultados das postagens.

Definitivamente, usar hashtags sem estratégia não é boa ideia. Além de não funcionar, colocar várias hashtags aleatórias colocam a publicação e o perfil em risco. Isso porque, essa prática é considerada como suspeita pelo Instagram.

O ideal é colocar de 10 a 15 hashtags no Reels que, de alguma forma, se relacionem com o conteúdo compartilhado e o público do perfil. Assim, o recurso vai beneficiá-lo em vez de virar uma dor de cabeça.

Dúvidas relacionadas a melhor horário para postar Reels

O que fazer para o Reels viralizar?

Para viralizar Reels você precisa ser estratégico, adotando práticas que te ajudam a aproveitar ao máximo o potencial da funcionalidade, como: buscar referências, ficar atento às tendências, fazer um cronograma de postagens, usar hashtags inteligentemente e definir o melhor horário para postar Reels.

Quantos reels fazer por dia?

Colocar um Reels por dia em seu cronograma de postagens já é o bastante para obter bons resultados. É um ritmo rápido, mas que não te deixa perder a qualidade. Pelo contrário, faz com que os conteúdos fiquem cada vez melhores e com mais chances de viralizar.

Porque o Instagram não está entregando meus Reels?

Se mesmo adotando práticas eficientes, como escolher o melhor horário para postar Reels, o Instagram não entrega seus conteúdos para a quantidade de pessoas que você espera, comprar visualizações Reels pode ser sua melhor opção para alavancar seus resultados na funcionalidade.

Conclusão

Homem criando reels para postar no melhor horario

Por fim, definir o melhor horário para postar Reels é parte essencial da estratégia para melhorar o número de visualizações e engajamento na funcionalidade.

Assim também, o timing correto para compartilhar Reels faz toda a diferença aos resultados obtidos com todo o perfil. Especialmente, porque estamos falando de uma ferramenta com grande potencial viral.

Além disso, vale a pena investir em outras práticas que aumentam suas chances de viralizar conteúdos em Reels, a exemplo do uso de hashtags, planejamento de calendário de postagens e compra de visualizações.

No ImpulsioneGram, você pode comprar visualizações Reels em menos de cinco minutos de forma prática e 100% segura. Somos uma das melhores plataformas de serviços de engajamento, tendo mais de 50 mil clientes satisfeitos.

Desde 2014, impulsionamos perfis com pacotes de alto nível de qualidade, ótimo custo-benefício e suporte humanizado 24h. E você pode ser o próximo a crescer exponencialmente na rede social com a gente. Conheça nossas ofertas!

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.