Está com dificuldades para converter publicações em seguidores, comentários ou até mesmo vendas? Se sim, entender o que é CTA no Instagram é essencial para expandir seus resultados.

Para crescer na rede social, não basta compartilhar conteúdos e esperar as coisas acontecerem. É preciso adicionar técnicas eficientes na estratégia para deixar sua mensagem mais convincente.

Em outras palavras, você tem que encontrar formas de incentivar a participação ativa do público em geral em seus posts. Caso contrário, os números alcançados tendem a ser abaixo do esperado.

E é aí que entra o que é CTA no Instagram. Em resumo, a importante técnica de copywriting estimula pessoas a tomarem uma determinada ação de forma imediata.

Logo abaixo, vamos te mostrar tudo sobre o CTA. Desde sua definição, até a exemplos práticos. Com isso, você pode não só melhorar o desempenho de suas publicações, mas expandir seus resultados e relevância no Instagram.

Tenha uma excelente leitura!

O que é CTA no Instagram?

Mulher com celular aberto na tela de login do Instagram e notebook no fundo

Mas afinal, o que é CTA no Instagram? CTA é a sigla para Call To Action, isto é, Chamada Para Ação em uma tradução simples. Trata-se de uma técnica popular, importante e eficiente em marketing e vendas.

Ela está na maioria das campanhas publicitárias, pois cumpre a função de direcionar pessoas a uma determinada ação, estimulando-as a fazê-la imediatamente.

Ainda que sem conhecimento, você já deve ter ouvido ou lido frases com CTA várias vezes. “fale conosco”, “faça uma consulta” e “só hoje”, são alguns exemplos da aplicação da técnica.

Apesar de serem frases relativamente simples, escondem um grande potencial de conversão. Por isso, várias marcas as usam em banners e panfletos para aumentar seus resultados.

Obviamente, o marketing offline não é o único em que o CTA está presente. Ele também é amplamente usado nas plataformas digitais para promover marcas, produtos e serviços.

No Instagram, o CTA faz toda a diferença para o crescimento do perfil. Isso porque, incentiva o público em geral a seguir o perfil, engajar em publicações ou até mesmo comprar as soluções da marca.

A ideia é que as pessoas não vão realizar nenhuma ação do tipo na rede social a não ser que você a recomende. Ou seja, você precisa literalmente chamá-las para ação em seus conteúdos.

Principais vantagens de usar CTAs no Instagram?

Quando você entende o que é CTA no Instagram e passa a usá-lo no perfil da marca, começa a desfrutar de várias vantagens da técnica. Entre as principais, destacamos:

  1. aumento de seguidores: CTAs podem ajudar a aumentar consideravelmente o número de seguidores do perfil da marca, expandindo seu alcance na rede social;
  2. fortalecimento do engajamento: a técnica também pode ser usada para incentivar o público a curtir, comentar ou compartilhar posts. Assim, é capaz de fortalecer o engajamento do perfil;
  3. experiências Interativas: ainda sobre engajamento, CTAs podem ser usados ​​para criar experiências interativas, como enquetes e testes. Então, você consegue envolver o público de forma mais profunda com a técnica;
  4. aumento de retenção de informação: criar CTAs para salvar postagens podem incentivar os seguidores a manter o conteúdo relevante mesmo um bom tempo depois do compartilhamento;
  5. direcionamento de tráfego: o Call To Action funciona bem para redirecionar os seguidores para sites e landing pages, por exemplo. Com isso, você pode aprofundar o nível de relacionamento com o público;
  6. conversões: bons CTAs no Instagram podem levar a conversões reais, como geração de leads, vendas de produtos ou serviços ou downloads de aplicativos, por exemplo;
  7. fidelização de clientes: a técnica de CTA ainda serve para promover programas de fidelidade, promoções exclusivas ou benefícios para clientes. Ou seja, estimula a lealdade à marca por parte dos consumidores;
  8. facilidade de análise: após começar a usar CTAs, é possível rastrear facilmente o desempenho das ações comerciais e promover as melhorias necessárias na estratégia.

Como criar CTAs persuasivos no Instagram?

Mulher usando celular para criar CTAs no Instagram

Agora que você já sabe o que é CTA no Instagram e suas principais vantagens, como criar chamadas para ação persuasivas para conquistar resultados cada vez melhores na rede social? Descubra abaixo!

1. Estabeleça objetivos específicos

Antes de mais nada, você tem que estabelecer objetivos específicos para criar CTAs persuasivos no Instagram. Ou seja, entender exatamente o que você espera do público em cada publicação do perfil.

Quer mais seguidores? Curtidas, comentários ou compartilhamentos? Tráfego em outras páginas da marca? Não importa. O CTA deve ser desenvolvido com base em metas detalhadas para funcionar bem.

Especialmente, porque o impacto do CTA depende da especificidade do direcionamento dado. Se a chamada para ação for abrangente demais, a tentativa de incentivar o público a ações imediatas não será eficiente.

2. Seja simples e claro

O CTA no Instagram não tem que ser desenvolvido com termos complexos. Pelo contrário, a frase deve ser o mais simples e claro possível para não gerar nenhuma confusão na mente do público.

A técnica explora muito mais o lado emocional das pessoas do que a parte racional. Nesse sentido, termos complicados demais reduzem sua capacidade de convencimento.

Então, formule frases curtas e objetivas no CTA para facilitar a compreensão dos seguidores. Com isso, há mais chances deles responderem positivamente à decisão esperada.

3. Use verbos no imperativo

Além de ser simples e claro, o que é CTA no Instagram precisa acompanhar verbos no imperativo, isto é, palavras que transmitem a ideia de movimento para o público em geral.

Se você usa verbos no gerúndio na técnica, por exemplo, a sensação transmitida não será de ação, mas sim de continuidade e envolvimento. Com isso, o CTA perde em capacidade de persuasão.

Desse modo, use o máximo de verbos no imperativo possível no Call To Action, a exemplo de “compre”, “siga” e “participe”, para direcionar o público da marca na rede social a agir imediatamente.

4. Explore gatilhos mentais

Para criar bons CTAs no Instagram, você também precisa explorar os gatilhos mentais. Trata-se de decisões que o cérebro humano toma inconscientemente, sem necessariamente ter uma explicação racional.

Por exemplo, o gatilho mental da escassez (última chance) cria um senso de urgência no público. Enquanto a prova social (mostrar depoimentos ou números de seguidores) aumenta a credibilidade.

Da mesma forma, o gatilho mental da autoridade (destacar sua experiência ou autoridade no campo) inspira mais confiança na percepção de seguidores sobre a marca e suas soluções.

5. Destaque as vantagens da ação na construção do CTA

Contextualizar os CTAs no Instagram é uma das melhores formas de aumentar a efetividade da técnica na estratégia da marca na rede social. Por isso, destaque as vantagens da ação a ser tomada quando for desenvolvê-los.

Em vez de simplesmente recomendar uma determinada ação, explique rapidamente para seus seguidores por quais motivos aquilo é importante para suas necessidades.

Se você for do nicho de finanças, um bom CTA seria “clique no link da bio para economizar dinheiro”. Caso seja da área fitness, um ótimo exemplo de CTA seria “siga-nos para receber dicas exclusivas de emagrecimento”.

6. Faça testes

Mesmo seguindo as boas práticas para criar CTAs persuasivos no Instagram, dificilmente as primeiras chamadas para ação serão eficientes o bastante para expandir seus resultados.

Principalmente, porque há nuances da técnica que só podem ser aprendidas na prática. Ou seja, você criar e testar vários CTAs para encontrar aqueles que funcionam melhor.

Para isso, monitore os insights do perfil da marca na rede social para identificar quais CTAS geram mais resultados. Do mesmo modo, faça testes A/B e compare o desempenho de diferentes CTAs para convencer visitantes e seguidores.

25 exemplos de o que é CTA no Instagram

Para você se inspirar, listamos a seguir alguns bons exemplos de o que é CTA no Instagram. Dessa forma, você consegue ter uma noção melhor da aplicação correta da técnica. Confira!

  1. “compartilhe com seus amigos!”
  2. “deslize para ver mais!”
  3. “marque um amigo que precisa ver isso!”
  4. “visite nossa loja e encontre ofertas incríveis!”
  5. “baixe nosso guia gratuito. Link na bio!”
  6. “inscreva-se em nossa newsletter para receber novos conteúdos!”
  7. “marque dois @ e participe do sorteio!”;
  8. “compre agora e economize 20%!”
  9. “compartilhe sua história usando nossa hashtag!”
  10. “participe de nosso evento ao vivo amanhã às 20h!”
  11. “oferta exclusiva: use o código INSTA10 para 10% de desconto!”
  12. “isso te motivou? Deixe um like!”
  13. “compartilhe no Stories!”
  14. “comente “Sim” para receber o link na DM!”
  15. “mande um DM e agende sua consulta!”
  16. “concorda? Toque duas vezes na imagem!”
  17. “qual conteúdo você quer ver no perfil? Comente abaixo!”
  18. “acesse o link na bio e aproveite a oferta exclusiva!”
  19. “salve o post para não esquecer!”
  20. “ative o lembrete e garanta sua presença no live!”
  21. “toque aqui e assista ao vídeo completo!”
  22. “desafio de 7 dias: junte-se a nós e transforme sua vida!”
  23. “participe da pesquisa para melhorarmos nosso atendimento!”
  24. “inscreva-se no webinar no link da bio e destrave sua (habilidade)!”
  25.  “baixe o aplicativo e tenha acesso a recursos exclusivos!”

Onde colocar o que é CTA no Instagram?

O que é CTA no Instagram se encaixa bem em todos os formatos de conteúdo da rede social. No Feed, você pode usá-los na legenda, fotos estáticas ou carrosséis ou vídeos, por exemplo.

Em publicações Stories, você consegue explorar a técnica não só em fotos, textos e vídeos comuns, mas também em opções diferentes de conteúdo. Ou seja, Stories com boomerang, filtros ou links.

Enquanto no Reels, o CTA no Instagram pode ser adicionado tanto no próprio vídeo curto quanto na legenda do post para aumentar o engajamento e alcance da marca.

Além disso, a técnica de copywriting pode ser aplicada em conversas no Direct Messenger. Assim, você tem mais chances de convencer potenciais clientes a darem um próximo passo rumo a compra de suas soluções.

Sem contar que, você ainda pode usar bastante o Call To Action em funcionalidades do Instagram totalmente voltadas à venda, isto é, o Instagram Ads e o Instagram Shopping.

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

Dúvidas relacionadas a CTA no Instagram

O que quer dizer Copy no Instagram?

Copy no Instagram nada mais é do que usar uma comunicação persuasiva nas publicações compartilhadas na rede social. Especialmente, nos conteúdos em formato de texto. A escrita deve apresentar a proposta da marca na plataforma de modo simples, objetivo e impactante.

O que fazer para vender no Instagram?

Existem diversas estratégias capazes de ajudar profissionais e empresas a venderem suas soluções através do Instagram, incluindo: criar um perfil comercial, desenvolver uma linha editorial, planejar calendários de postagens, interagir com seguidores, veicular anúncios, usar CTAs e fechar parcerias.

Como aumentar o engajamento?

Se você tem vários conteúdos flopando no Instagram, tem que ajustar a estratégia com técnicas e boas práticas de engajamento. Entre as quais, estão: hashtags relevantes, criar CTAs, publicar nos melhores dias e horários, explorar recursos interativos e melhorar a qualidade das fotos.

Conclusão

Mulher surpresa com resultados alcançados no Instagram após começar a usar CTAs

Por fim, o que é CTA no Instagram representa uma excelente solução para dar adeus a publicações com baixo alcance, engajamento e até mesmo vendas na plataforma.

A técnica de copywriting incentiva os visitantes e seguidores do perfil  da marca a agirem sem pensar duas vezes. Com isso, gera mais follows, curtidas, comentários, compartilhamentos e conversões.

Então, crie os melhores CTAs possíveis para usar em seus conteúdos do Instagram e comece a conquistar resultados e relevância cada vez mais expressivos na rede social.

Sabia que crescer no Instagram não precisa ser difícil e demorado? No ImpulsioneGram, você pode comprar followers e likes em menos de cinco minutos e acelerar o desenvolvimento do perfil. Conheça nossas ofertas!

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.