O Instagram Reels se tornou uma verdadeira febre da rede social. Especialmente, porque é um formato de conteúdo fácil de consumir. Porém, todos os Instagrammers estão com uma dúvida em comum: como viralizar Reels?

Essa funcionalidade é muito valorizada pelo algoritmo do Instagram. Assim, tem muito mais visualizações e engajamento do que outros tipos de publicação, a exemplo de Feed, Stories, Vídeos e Lives.

Com isso, você tem a oportunidade de viralizar conteúdos de Reels. E, consequentemente, aumentar todos os números do seu perfil no Instagram de forma exponencial.

Percebendo todo esse potencial da funcionalidade, empresas, profissionais e qualquer outro usuário do Instagram querem entender como viralizar Reels. Ou seja, quais truques fazem um conteúdo se destacar tanto assim.

Logo abaixo, listamos os sete truques mais eficientes de como viralizar Reels. Para que, você otimize seus vídeos e impulsione seus resultados e relevância na rede social. Acompanhe!

Guia Instagram Bombado

Mais seguidores, mais engajamento, mais visibilidade: Descubra os segredos para viralizar no Instagram, sem ter que depender da sorte ou da boa vontade do algoritmo.

7 truques eficientes de como viralizar Reels

pessoa segurando conjunto de estrategias para instagram

1. Foque nas dores e desejos do público

De fato, o Reels tem uma pegada mais descontraída do que os outros tipos de publicação do Instagram, tendo conteúdos essencialmente engraçados. Nem por isso, você deve ser genérico nas postagens.

Criar Reels para todo e qualquer usuário não é uma estratégia nada efetiva. Você precisa ser o mais específico possível na abordagem, produzindo conteúdos que se comuniquem com um único público. Ou seja, com suas dores e desejos.

Então, o primeiro truque de como viralizar Reels da nossa listagem é manter o mesmo raciocínio dos posts para Feed, Stories, Close Friends, dentre outras funcionalidades do Instagram: falar com um público em especifico.

2. Poste Reels nos melhores horários

Como viralizar Reels passa também pelo momento em que você opta por compartilhar os posts. Existem horários de pico de engajamento no Instagram que favorecem a publicação, levando-a para mais pessoas.

Além disso, os seguidores do perfil ficam mais ativos em dias e horários específicos ao longo da semana. O que é uma métrica que o próprio Instagram disponibiliza na função insights de contas profissionais.

Sem contar que, dependendo do segmento, alguns horários serão melhores do que outros, cabendo a você analisar e selecionar o timing correto para publicar seus conteúdos de Reels.

3. Faça Reels com alta qualidade gráfica

O Instagram é uma rede social em que o visual conta muito. Trata-se da essência da plataforma. Nesse sentido, pensando em como viralizar Reels, não deixe de se preocupar com a qualidade gráfica dos conteúdos.

Vídeos borrados, em que o usuário não consegue nem mesmo identificar direito a mensagem do conteúdo, afastam mais o público do que aproxima. O que, certamente, não é o que você quer.

Inclusive, conteúdos de baixa qualidade visual podem ter o alcance reduzido pelo Instagram. Isso porque, a plataforma entende que o Reels não está oferecendo uma boa experiência para os usuários.

Então, sempre que possível, poste Reels com alta resolução. Para isso, sempre limpe a câmera na hora de gravar, use uma boa iluminação e coloque o smartphone em um tripé, por exemplo.

4. Tenha adaptabilidade

O Reels é uma funcionalidade em que se adaptar é imprescindível por parte do criador de conteúdo. Toda semana surgem novas trends, isto é, músicas ou formatos que são considerados tendências da funcionalidade.

Assim, você deve criar conteúdos embasados no que está bombando no momento para ter mais chances de viralizar o Reels. Caso contrário, o vídeo pode não ter o alcance esperado, ainda que seja muito bom.

5. Saia do senso comum

Embora você tenha que se adaptar às tendências do Reels, é importante destacar que, ainda assim, o objetivo sempre deve ser sair do senso comum, entregar algo novo para o público, mesmo que com uma ideia parecida.

A melhor forma de fazer isso é colocar a essência de seu perfil e proposta nos conteúdos. E, assim, apresentar um diferencial claro em relação aos outros criadores de conteúdo.

6. Use palavras-chaves

Ao contrário do que muitos pensam, não é só o Reels em si que importa nas publicações dessa funcionalidade. A legenda faz toda a diferença para os resultados obtidos.

Obviamente, o conteúdo da legenda deve se relacionar com o vídeo a ser compartilhado. Porém, o truque é usar palavras-chaves pontuais que indiquem claramente para o algoritmo qual público você quer alcançar.

Trata-se de uma prática que aumenta a segmentação das postagens, fazendo o algoritmo levá-las para mais pessoas que não só vão visualizar o Reels, mas também curtir, comentar e compartilhar.

Além disso, a primeira frase da legenda dos posts na funcionalidade, isto é, o título da publicação, precisa ser construída com o devido cuidado por quem quer entender como viralizar Reels. 

De acordo com David Ogilvy, um dos maiores publicitários de todos os tempos, o título tem 80% da importância de um texto. Isso porque, se ele não for bom o suficiente, as pessoas não vão ver o restante.

No Instagram Reels, além de não ler o resto da legenda, o público pode não querer ver nem o próprio vídeo se o título não for atrativo. Então, faça títulos que sejam o mais persuasivo possível.

7. Insira hashtags inteligentemente

Hashtags são um dos truques mais eficientes de como viralizar Reels. Quando usadas inteligentemente, elas aumentam a segmentação das postagens. O que é essencial para deixá-las com alto potencial viral.

Para isso, porém, você não pode colocar um monte de hashtags genéricas na legenda ou comentários da publicação. Pelo contrário, cada hashtag deve estar relacionada com o conteúdo ou à proposta do perfil.

Sendo assim, o algoritmo vai entender melhor qual é o objetivo do Reels, isto é, para qual público o vídeo deve ser levado. Em função disso, o número de visualizações e engajamento crescem, podendo até mesmo viralizar o conteúdo.

Dúvidas relacionadas a como viralizar Reels

Porque o Reels flopou?

Todo Reels corre riscos de flopar quando você não é estratégico o bastante na criação desse tipo de conteúdo. Por isso, o ideal é colocar em prática os sete truques que mostramos aqui sobre como viralizar Reels.

Como saber se o Reels viralizou?

Quando viralizam, Reels aparecem na aba explorar e, na maioria das vezes, passam a ter uma hashtag própria. Sobretudo, para outros criadores de conteúdos o repostarem, aumentando ainda mais o efeito viral.

O que fazer para ter mais visualizações no Reels?

Para viralizar Reels, você pode adotar os sete truques mais eficientes de como fazer isso. Assim como, comprar visualizações Reels ou outros serviços de engajamento que te ajudem a impulsionar os resultados de seus conteúdos.

Conclusão

Grupo de homens com celular na mao

Agora que você sabe como viralizar Reels, conhecendo os truques mais eficientes para impulsionar seus resultados, temos uma dica bônus para você: compre visualizações Reels.

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Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.