Sem dúvidas, o vocabulário do mundo digital contém inúmeras expressões e gírias novas. É algo difícil de acompanhar. Só que, usuários do Insta com objetivos profissionais ou empresariais, precisam entender o que é flopado no Instagram.

Embora seja muito usado em conversas informais na internet, há vários Instagrammers que desconhecem o termo “flopado”. Porém, o conceito pode ajudar bastante no engajamento do perfil.

O objetivo de qualquer publicação feita no Instagram é atrair o máximo de pessoas possíveis e fazê-las interagir com a marca, não é? Então, o termo “flopado” está relacionado a quando isso não acontece.

Em outras palavras, o que é flopado no Instagram tem a ver com o fracasso em alcançar os objetivos esperados com uma ou mais conteúdos compartilhados na plataforma.

Logo abaixo, vamos te explicar melhor o que é flopado no Instagram e como você pode evitar que seus posts “flopem” na rede social para conquistar resultados expressivos. Confira!

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O que é flopado no Instagram?

Muitas das expressões e gírias da internet são adaptações de termos em inglês para a nossa linguagem. Esse é o caso do “flopado”. A origem vem da palavra inglesa “flop”, o qual significa falha ou fracasso em uma tradução simples.

Então, com o toque brasileiro, “flop” se tornou “flopar” ou “flopado”. O termo caiu rapidamente nas graças de quem usa qualquer uma das plataformas digitais para produzir conteúdo. Inclusive, o Instagram.

Curiosamente, usar o termo “flopado” em vez de dizer “minha publicação fracassou” ou “esse post falhou” tira o peso da tentativa frustrada do criador de conteúdo. 

O profissional ou empresa não se sente mal pelo “flop” do post. Em vez disso, se mantém motivado para evitar o baixo engajamento das suas próximas publicações.

O que é flopado no Instagram, porém, depende de alguns fatores, a exemplo dos objetivos da marca, tipo de publicação e tamanho do perfil. Ainda que tenha o mesmo significado.

Por exemplo, uma postagem casual no meio de outras tantas comerciais do negócio não terá bons números. No entanto, não pode ser considerado “flop” porque o objetivo não era esse, mas sim humanizar a marca.

Da mesma forma, se você está começando um perfil no Insta, naturalmente os posts não vão ter tanto engajamento. Então, dizer que o post “flopou” não faz tanto sentido para contas com apenas 2 ou 3 semanas de existência.

Como evitar que suas publicações do Insta “flopem”?

Mas e quando suas publicações realmente “flopam” no Instagram, não alcançando os objetivos esperados, o que você deve fazer? Listamos abaixo 5 dicas para te ajudar nisso. Dá uma olhada!

Conheça melhor o público

Entendendo o que é flopado no Instagram e percebendo esse efeito nas publicações, a primeira coisa que você analisar é a conexão dos conteúdos com os seguidores.

Às vezes, aquilo que você posta não é algo interessante para o público em questão. Assim, para impedir que suas postagens “flopem”, você precisa conhecê-lo melhor.

Busque compreender o que o público realmente precisa, quais são suas dores e desejos. Para isso, use a técnica de benchmarking, olhando o que outros perfis fazem, abra caixinhas de perguntas ou faça enquetes, por exemplo.

Faça um calendário de postagens

O que é flopado no Instagram pode ser causado pela falta de constância nas publicações. Perfis que compartilham conteúdos de vez em quando ou desorganizadamente, não são tão valorizados pelo algoritmo da rede social.

Desse modo, você deve planejar um calendário de postagens para evitar que seus posts “flopem”. Ou seja, definir e preparar antecipadamente os conteúdos para um determinado período.

No calendário, legendas, fotos ou vídeos, e hashtags de cada conteúdo, por exemplo, devem estar presentes. Assim como, os dias e horários em que a postagem será feita.

Desenvolva legendas persuasivas

Um dos motivos pelos quais o que é flopado no Instagram acontece é a legenda dos conteúdos. Elas precisam ser persuasivas o bastante para engajar os seguidores do perfil.

Isso pode ser feito através da estrutura de Copywriting chamada AIDA, um acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Desenvolvendo a legenda com esses quatro pilares de sustentação, seus posts de Feed ou Reels não vão “flopar”.

Basicamente, na primeira linha da legenda você busca chamar a atenção dos followers. Em seguida, gera interesse e alimenta seu desejo. Por fim, convida todos a uma determinada ação imediata, como, por exemplo:

  • curtir;
  • comentar;
  • compartilhar;
  • acessar o link na bio.

Fique atento a qualidade das fotos e vídeos

Para evitar que suas publicações “flopem”, fique atento também à qualidade das fotos e vídeos compartilhados na rede social. Esse aspecto faz toda a diferença no engajamento dos posts.

Isso porque, o Instagram é uma plataforma atrativa visualmente. Assim, uma das primeiras coisas que os visitantes e seguidores reparam é o nível de qualidade de imagens e vídeos.

Nesse sentido, tenha o cuidado de postar fotos ou vídeos nos tamanhos e proporções ideais. Ou seja, com a melhor resolução possível. Para que, todos os seus posts apresentem o máximo de qualidade e não “flopem”.

Use Hashtags inteligentemente

Poucos sabem disso, mas o que é flopado no Instagram pode acontecer por conta do uso inadequado das hashtags. Uma vez que, usá-las sem nenhuma estratégia por trás pode prejudicar o desempenho dos posts em vez de impulsioná-los.

Hashtags genéricas, que não fazem sentido com o conteúdo compartilhado, leva o algoritmo do Insta a enviar suas publicações para o público errado. O que diminui o engajamento e resulta no “flop”.

Além disso, usar excessivamente o recurso pode gerar um shadowban no perfil, isto é, uma punição do Insta que reduz consideravelmente o alcance  e engajamento. Então, adicione Hashtags inteligentemente nos seus conteúdos.

Dúvidas relacionadas com o que é flopado no Instagram

O que fazer quando um post flopa?

Quando seus posts no Instagram estão “flopando”, é necessário analisar a estratégia da marca na rede social e promover soluções que melhorem o engajamento das publicações, como criar conteúdos mais interessantes para o público, desenvolver legendas persuasivas e usar Hashtags inteligentemente.

Como saber se estou flopado no Instagram?

Para saber se você está “flopado” no Instagram, é muito simples. Entre no seu perfil na rede social e analise o desempenho de cada publicação, considerando o objetivo dos conteúdos. Caso você tenha pouco ou nenhum engajamento em algum post importante para seus resultados, a postagem “flopou”.

O que faz Reels viralizar?

Reels que viralizam possuem várias coisas em comum, incluindo: qualidade do conteúdo, direcionamento para o público-alvo, tendência do momento na funcionalidade, adicionais hashtags corretamente, dentre outros. O efeito viral está na aplicação consistente de práticas como essas.

Conclusão

E aí, entendeu o que é flopado no Instagram? Esperamos que sim. O engajamento é a ponte para o sucesso na rede social. Por isso, não deixe suas publicações “floparem”.

Faça de tudo para que cada post do seu perfil alcance o objetivo esperado. Seja mais curtidas, comentários, visualizações ou até mesmo mais vendas para sua marca. Assim, o céu será o limite aos seus resultados e relevância na plataforma.

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Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.